terça-feira, 27 de julho de 2010

A verdadeira adoração a Deus

Olá amigos, que a Paz de Deus esteja sobre a vida de cada um.

Quero compartilhar com vocês como foi o Voz e Violão que aconteceu nesse último sábado.

Como disse anteriormente, fui chamado para falar algo sobre adoração e durante a semana, deixei que Deus trabalhasse isso em meu coração, teve um dia que fiquei ledo a respeito até 2:00 horas da manhã, até que a mensagem que Ele queria transmitir foi concluída em meu pensamento.

O Evento, foi uma reunião de vários jovens que servem a Deus e que se identificam com música. Achei incrível, pois são tantos estilos diferentes e todos louvam a Deus. A maioria das canções que foram derramadas ali eu não conhecia, Mas eu fiquei pensando.. Deus conhecia cada uma delas muito bem.. desde o momento da sua composição! Não é incrível pensar que foi o próprio Deus o motivo e inspiração para todas as canções que são cantadas em louvor ao Seu próprio Nome?
A Palavra diz que Deus habita em meio aos louvores, e nós sentimos a sua presença ali.
Não sei dizer ao certo, mas foram várias vozes e vários violões, em um momento muito especial.

Em nenhum momento me senti apreensivo por saber que iria falar de Adoração para aqueles jovens e músicos ali presentes. Pelo contrário; a cada instante Deus me encorajava cada vez mais.

Falei algo que ouvi a uns anos atrás sobre o que é Adorar.
Nossa mensagem se baseou na experiência que Isaías registra no 6° capítulo de seu livro e nos mostra claramente quais são as 6 etapas que concluem uma verdadeira adoração.

Nessa experiência, Isaías nos diz que viu o Senhor! Ele viu o senhor assentado num alto e sublime trono, e Serafins o cercavam e diziam: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos!"
Essa é a primeira etapa. A contemplação do nosso Deus. Quando nos voltamos para ele, nós O contemplamos na beleza da sua Santidade.
E por contemplar ao Senhor, Isaías se deu conta de que era um pecador. Pois diante da Grande Glória de Deus, nossos pecados e manchas são fortemente evidenciados! Somos confrontados então pela santidade de Deus, devido o pecado que existe em nós. Essa é a segunda etapa. Não a como dizermos que adoramos a Deus se não somos confrontados pelo nosso pecado. E percebendo isso Isaías diz: "Ai de mim, pois sou homem de lábios impuros e vi vi o Senhor! Estou perdido!"
E Isaías prossegue: "Ai de mim, porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios!" Essa é terceira etapa. Quando nos deparamos com a Grandeza e santidade de Deus, não apenas reconhecemos o pecado que há em nós, mas nos sentimos mal com o pecado que há em nosso redor! Não nos conformamos mais com as coisas que este mundo pode nos oferecer.. não nos sentimos mais confortáveis em uma sociedade que segue por um caminho contrário à vontade de Deus.
E a história continua dizendo que neste hora, Isaías permaneceu atônito, parado e assustado com sua condição. Mas então, um Anjo recolheu uma "brasa viva" direto do altar e com ela tocou nos lábios de Isaías, purificando-o assim de sua impuresa. Essa é a quarta etapa. Quando buscamos a Deus, somos purificados, para que possamos então nos relacionar com Ele. Deus nos permite tal coisa, quando reconhecemos quem realmente somos, diante de Sua Santidade.
Depois de ter sido purificado, Isaías ouve uma alta voz que dizia: "Quem irá por nós? A quem enviarei?" Essa é a quinta etapa. Toda vez que nos relacionamos com Deus, ouviremos a Sua Voz, a nos chamar. Deus está chamando seus filhos a todo o tempo, precisamos ouvir Sua Voz.
E a sexta e última etapa, é responder como Isaías: "Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim. Eu irei!"

Adorar a Deus é muito mais que momentos lindos onde nos reunimos e cantamos belas canções. Adorar a Deus é ir muito mais além da música e dos louvores, das tradições e de religiosidades.

Quando contemplamos a Deus, somos confrontados pela Sua Santidade devido ao pecado que há em nós e ao nosso redor, somos purificados por Ele, ouvimos a Sua Voz e respondemos ao Seu chamado, concluímos um processo de Adoração.

No Voz e Violão, disse que Adoração é um estilo de vida que cumpre a vontade de Deus.

Que você possa refletir sobre isso, lembrando sempre que o Pai está a procura de verdadeiros adoradores, que o adoram em Espírito e em Verdade.

Deus abençoe a todos.
Abraços.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um novo desafio!


Fui convidado ontem para falar sobre Adoração neste encontro. Mais uma vez, penso que não poderia levar algo de Deus para qualquer pessoa que seja, mas fui encorajado pelas palavras do meu líder que disse que é o Senhor quem fala através de nós. E isso é verdade. Não intendemos o porque, mas apesar de nossas limitações, Deus nos permite experimentar a sua Graça.

Quero pedir orações a todos os amigos e leitores a favor deste encontro. Não sei ao certo, mas acredito que será um encontro pequeno com alguns músicos, realizado por esta igreja. Espero que o Senhor possa falar a todos os corações dos que estiverem presentes ali. E que o Seu nome seja verdadeiramente engrandecido através dos nossos louvores.

Tiago.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Uma Saúde Espirítual.

Olá amigos.

Estive sem postar por algum tempo. peço desculpas pra você que aguarda por uma postagem, mas posso dizer aos leitores que nesses dias pude experimentar uma profunda meditação.

Nes período, muitas coisas aconteceram.
No início deste mês, Deus me deu a oportunidade de me ocupar novamente com um trabalho e isso é muito bom! Retornei para um hotel onde trabalhei a quase 2 anos, e estou feliz em poder estar lá.
Também no início deste mês, tivemos uma perda em nossa família, o meu avô paterno faleceu.
lembro-me que foi um dia tão cansativo para nós, era domingo.. acordei com meu Pastor e sua esposa me chamando lá em casa para darem-me a notícia, e em seguida viajei para o encontro de minha família.
Na semana seguinte, sem que eu percebesse, experimentei algo muito ruim; Passei 8 dias sem ler a Bíblia.

Por algum motivo me sentia mal, mas nem sei dizer qual foi. O que sei dizer, ou melhor, o que vou postar agora para vocês, é o que se tornou bem claro pra mim nesses dias. Cada um de nós, tem uma Saúde Espiritual que precisa de cuidados Espirituais.

Imagine uma criança brincando e correndo por um vasto quintal. Ela corre em direção a muitas coisas incríveis, mas derrepente é surpreendida por um pequeno galho caído no chão. Por não percebe-lo, tropeçou e caiu. Ao cair, sofreu um peno corte no braço, nada de grave, algo completamente fácil de ser tratado. Porém, a criança retornou para casa e não lavou nem limpou o ferimento. Quando chegou a hora da primeira refeição, não quis se alimentar. Não tomou banho, e passou alguns dias assim.. sem comer e sem se alimentar. Quando se deu conta, estava fraca, e seu pequeno corte havia inflamado. Então pensou em limpa-lo mas preferiu correr no quintal outra vez. E assim aconteceu até o momento em que ela não conseguia brincar mais devido a fraqueza que sentia por não ter se alimentado, e pelo mesmo motivo, não conseguia limpar os ferimentos, que a cada dia ia se tornando um pouco maior. Por fim, teve de ficar deitada em seu quarto, sem poder mover-se ou ir para onde desejava estar.

Amigos, essa ilustração revela o que acontece quando deixamos pra depois, o que precisa ser resolvido de imediato!

Tenho me apegado nas palavras de Jesus que dizem que teremos aflições em nossas vidas, pois isso é uma certeza. Mas o que importa de verdade não são as aflições ou bênçãos que experimentamos aqui, mas sim aquilo que temos e que irá além dessa vida.. A nossa Alma.
Eu disse a vocês que Deus me deu oportunidades de meditar durante esses dias. Isso aconteceu, porque por algum instante me senti como esta criança que ilustrei. Algumas coisas no caminho são tão imperceptíveis que acabamos tropeçando em algumas delas. Não haveria problema algum se fossemos nos lavar e limpar nossos ferimentos de imediato, e após isso, alimentarmos de forma apropriada antes de continuar os nossos afazeres. Mas quando percebemos que o corte foi tão pequeno, pensamos que podemos cura-los sozinhos com o tempo, e da mesma forma, deixamos de buscar o alimento que deve ser diário, acreditando que por termos feito uma boa refeição ontem, aguentaremos ficar uns dois dias sem comer! Quando nos damos conta, estamos fracos e sem as condições que tínhamos no início da situação.

Terça-feira, visitei novamente um outro grupo de célula, e o tema era "Saúde Espiritual".
Lembro-me bem de duas perguntas interessantes, a primeira: "Como está a sua saúde espiritual?"
...Quando ouvi a pergunta, senti por um instante o desejo de me abrir meu coração naquele momento, mas não consegui me mover. Mesmo assim, Deus me confortou com o testemunho de alguns irmãos que tiveram essa coragem e então eu soube que não era o único.

Em seguida, surgiu a segunda pergunta: "O que você pode fazer para melhorar a condição da sua Saúde espiritual?"
Curiosa essa pergunta não?

Em primeiro lugar, devemos saber que além da saúde do nosso corpo, precisamos cuidar da saúde do nosso espírito.
Assim como nossos corpos, nossas almas também sentem fome e sede, passam por abalos em sua saúde.

Jesus diz que nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a palavra que vem da boca de Deus. A Palavra de Deus(Bíblia), é alimento verdadeiro para as nossas almas! se elas não se alimentam, passam fome! E se passam fome, adoecem!
Da mesma maneira que precisa se alimentar, a alma precisa se relacionar com o Espírito de Deus.
A oração é a única maneira. Se alguém vive só, não conversa com ninguem, não se encontra com ninguém, nem se relaciona com ninguém, esse alguém é um ser triste e a tristeza, adoece.

Mencionei no inicio deste post, que as coisas que mais importam, não são as aflições ou bênçãos, ou quaisquer outras coisas que possamos vivenciar aqui, mas sim aquilo que nunca deixaremos de ter, nossa alma.

Na verdade, somos alma. E enquanto vivermos aqui, teremos um corpo. podemos cuidar bem dele, ou podemos deixa-lo adoecer. independente de como for, um dia esse corpo deixará de existir, mas a nossa alma não! Ela nunca deixará de existir. E se enquanto podemos, não cuidamos bem de sua saúde, deixando de alimentá-la com a Palavra e deixando de buscar a presença do Espírito de Deus, o que será dela depois?

"Senhor Jesus, ajude-me a me preucupar com minha saúde espiritual. Ajude-me a buscar o Senhor de imediato. Tenha misericórdia de minha vida Senhor. Ela precisa de Ti".


Leia também: O "Pão do Céu" é diário! e veja nesta postagem de março, o quanto dependemos todos os dias do Alimento que vem de Deus.(Click nesta frase)

Tiago.

sábado, 3 de julho de 2010

Como o Rei Saul

Como disse, nesta última quinta-feira, tive o privilégio de aplicar um estudo bíblico para a nossa igreja. Logo que recebi o telefonema, pensei: "Sobre o que vou falar"? No mesmo instante, veio em minha mente a história de Saul. Como não tenho nenhum livro próprio para estudos bíblicos, peguei a revistinha da EBD do Bugre comecei a passar as páginas das lições que já haviam sido aplicadas. como paramos de usar a revista, deixei de usa-la por um bom tempo. Foi quando abri numa lição que não havia sido dada ainda.. e o título era: "Saul, o primeiro Rei de Israel"!!!!!! Nem acreditei quando li esse título, entendi que Deus queria falar essa história através de mim naquela noite.

Comecei então um período de oração em favor do estudo, liguei pro meu líder espiritual e também pedi orações e conselhos, liguei também pro meu pai.
Durante toda a manhã, li 1Samuel cap. 9 a 15, e Deus então ministrou sua Palavra em meu coração.

Assim como Saul, muitas vezes nós somos escolhidos por Deus para agirmos em favor de Seu povo amado. A Bíblia diz que quando o Profeta Samuel avisou Saul que ele seria Rei em todo Israel, ele reconheceu a sua insignificância em função de ser usado por Deus e receber tanta honra, pois pertencia a Tribo de Benjamim, a menor em Israel.
Do mesmo modo, quando Deus nos chama, também olhamos para nossa pequinês diante da Grandiosa gloria de Deus e nos sentimos incapazes. Mas quando Deus escolhe alguém, Ele mesmo o capacita e o faz Instrumento em suas mãos.

Por um período de tempo, Saul reinou sobre Israel de maneira prudente. A Palavra diz que O Senhor estava com Saul. Porém, no decorrer da caminhada, o primeiro Rei de Israel, caiu em algumas ciladas.
Saul sabia que Deus o havia feito Rei sobre todo o povo, e por um deslize começou a se exaltar.
Quantas vezes isso acontece com nós também? Nós sabemos que Deus nos tem usado de maneira impressionante e então começamos a nos considerar independentes de Seu favor.
Por se considerar independente, o escolhido de Deus começou a fazer as coisas a seu modo, da maneira que lhe parecia melhor.

1º erro de Saul: Usurpação.
Ele usurpou a função que não lhe era permitido executar, contrariando a palavra do Senhor que dizia: "Espere por Samuel". Apenas Samuel o Sumo Sacerdote, poderia consagrar o holocausto ao Senhor! Saul cometeu um erro ao pensar que por ser Rei, por ser alguém escolhido de Deus, poderia oferecer o sacrifício.
Quantas vezes nós também somos tentados dessa maneira e pensamos que por sermos membros da igreja, podemos tomar as decisões do Pastor(ou julga-las), ou por sermos Diáconos e pertencermos à Diretoria da igreja, podemos passar por cima de qualquer um e até mesmo desrespeitar a função de um líder de grupo? Essa atitude não agrada a Deus. Mas Saul cometeu outros delitos..

2° erro de Saul: Juramento impensado.
Mais uma vez, Saul acreditando na sua própria força, fez um juramento impensado, que não envolvia apenas ele, mas a todo o exercito de Israel. Disse que ninguém deveria comer nada enquanto não tivessem obtido a vitória!
Meus amigos, Deus não nos pede juramentos ou votos. Mas quando o fazemos devemos cumpri-lo, pois se não o fizermos, sofreremos as consequências de ter quebrado o juramento. Assim Deus faz conosco, para mostrar que não devemos brincar com Ele, pelo contrário. Deus é coisa séria! Saul não pode cumprir o juramento, pois este se estendia a todas as pessoas. E Deus, considerou a quebra deste voto como pecado.

3° erro de Saul: Desobediência a Voz de Deus.
Deus ordenou que Saul e seu exercito atacasse o inimigo e destruísse tudo o que eles possuíam.
Casas, bens, animais, mulheres e crianças! Não era permitido deixar nada.
Mas Saul entendeu que era melhor preservar as coisas úteis, os gados, os bois... desobedecendo a prévia voz de Deus.
E isso tem acontecido conosco? Será que temos agido como Saul, fazendo o que entendemos ser o melhor e indo em direção contrária ao que Deus nos mandou fazer? Mas Saul não parou por aí..

4° erro de Saul: Vanglória.
Ao final da batalha em que ele poupou o que não deveria ter sido poupado, Saul se retirou para um lugar onde edificou um monumento em sua própria honra.
Temos visto isso em nosso meio? Pessoas que foram escolhidas por Deus, que por muito tempo abençoaram vidas, cidades até mesmo o país, e hoje estão erguendo monumentos em sua própria honra? São estrelas, personalidades.. perderam-se do caminho. Deus não se agrada disso.

5° erro de Saul: Engano
Quando o Profeta Samuel foi ao encontro de Saul para pedir-lhe explicações de todas essas coisas, o rei responde: "estou fazendo tudo o que me ordenou o Senhor"!
Saul estava completamente enganado, Deus não havia pedido nada daquilo! Samuel o pressionou perguntando por que ele havia poupado os animais e bens e Saul disse que havia separado o melhor dos despojos para oferecer em sacrifício de gratidão ao Senhor.
Infelizmente, temos vivido tempos, em que vemos pessoas e igrejas, indo em direção contrária à Palavra de Deus, com ensinamentos errôneos, falsas doutrinas, falsos profetas.. mas que acreditam estar na direção do Espírito Santo. Estão todos absurdamente enganados, caminhado diretamente para a morte eterna.

Deus rejeitou Saul como rei de Seu povo amado. Saul continuou no poder, continuou com seu exercito, mas o Senhor não estava mais com ele.
Ao invés de Saul, Deus escolheu um jovem que não era muito conhecido, que vivia nos campos cuidando de ovelhas, um jovem pobre, mas que agiria conforme a vontade de Deus.

Todas as vezes que se levanta alguém no Reino de Deus com o "espírito de Saul", o Senhor escolhe entre os seus alguém com o "espírito de Davi".

Foi essa a mensagem do estudo de quinta. Claro que lá, nós utilizamos de todas as referencias bíblicas que se encontram do cap.9 ao 15 de 1Samuel.
Espero que você possa refletir sobre esta história real. E se você leitor, é alguém que tem sido chamado e usado por Deus em Seu Reino, cuide para não cair nas mesmas ciladas em que Saul caiu.

Que o senhor abençoe a todos vocês.
Um abraço,
Tiago.

Uma semana especial

Amigos, bom dia.

Essa semana, Deus se mostrou de forma muito especial a mim. começando pelo domingo. Estávamos reunidos na congregação do Bugre, quando surgiu uma motivação tão forte de iniciar o trabalho com células lá. mesmo eu acreditando que não permanecerei com eles por muito tempo, fiquei muito entusiasmado com a ideia e entendo que é um direcionamento de Deus para nós. É também uma maneira de criar uma integração e intimidade maior entre os irmãos que começaram a aparecer por lá.
No dia seguinte, mesmo sem eu saber, Deus já havia preparado uma conversa entre eu e o Pastor. Foi muito bom, pois pude ser aconselhado em diversas áreas, e também é sempre bom conversar com nosso Pastor.
Terça-feira, visitei um outro grupo de Célula. Eu sei que cada um tem seu grupo, mas estava com saudades de alguns irmãos. E esse encontro foi incrível. como Deus falou aos nossos corações naquela noite!
Na quarta-feira a noite, Recebi um presente! Há muitos dias que eu estava tentando um encontro com um músico de nossa igreja e não conseguia concretizar. Ele faz parte da nossa célula, mas mesmo assim o tempo não ajudava. Mas finalmente, pude ir na casa dele, conheci sua família, conversamos e pudemos trocar ideias em relação a música. Ele é musico mesmo.. e eu só estou começando... mas há tempo pra tudo. Pudemos trocar algumas ideias e compartilhar algumas composições.
Na quinta, acordei com a secretária da igreja me ligando! O Pastor queria saber se eu poderia apresentar um Estudo Bíblico na mesma noite. Foi uma surpresa pra mim, pois nunca havia feito isso antes, mas aceitei pois sabia que Deus é quem estava direcionando tudo. (falarei em outro post sobre o estudo que foi dado na quinta).
E ontem, nosso grupo de Células teve sua primeira reunião na sexta. Sinceramente, em eu coração havia uma grande expectativa pra reunião de ontem. Eu imaginava que iria muita gente, e então preparei algo para muitas pessoas. Contudo, foram 16 pessoas contando com as crianças!
É engraçado, porque na verdade é Deus quem prepara tudo isso. A reunião não é minha ou do meu grupo, mas de Deus. Eu entendo que foram na reunião de ontem, as pessoas que o Senhor desejou que ouvisse a mensagem (falarei em outro post sobre essa mensagem também)
Mas foi uma bênção a nossa reunião.

Acredito que Deus tem grandes coisas reservadas para nós.
Abraços a todos.