segunda-feira, 31 de maio de 2010

O que nos liga com o inimigo?

Olá para todos aqui é o Tiago.

Semana passada durante a aula sobre o livro de Esdras, no curso de Antigo Testamento que estou terminando, nosso professor contou uma experiência espiritual que ele vivenciou e que mexeu muito comigo. Nessa experiência ele descobriu que existem coisas que fazem "elos indiretos com o inimigo de nossas almas".

Ele contou que a alguns anos atrás, um grupo de jovens cristãos do qual fazia parte, encontrou-se com certo rapaz que precisava de cura espiritual.. e Jesus o curou! Este mesmo rapaz passou então a andar junto com aquele grupo de jovens que o havia encontrado. Determinado dia, alguém do grupo perguntou ao rapaz se porventura ainda existia algo que o fizesse lembrar ou se vincular com seu passado e a resposta foi sim! Este rapaz possuía uma roupa branca a qual tinha muito apresso e a considerava especial! Porém esta era uma roupa que ele costumava usar em suas práticas de pecado.. ela tinha sido escolhida por ele justamente para aquele fim. Em vista dessa resposta, o grupo o convenceu a se desfazer da roupa e assim o fizeram.

depois de ter compartilhado esta experiência conosco, nosso professor levou-nos a uma reflexão. disse o seguinte: "Certamente não havia nenhum demônio dentro da roupa; também não seria pecado algum vestir e usar aquela roupa; na verdade o que havia ali era um elo com as praticas passadas do rapaz, que de igual modo fazia um elo com o inimigo de nossas almas".

Foi esta reflexão sobre a experiência do meu professor que me incomodou. E é sobre isso que quero falar.
A Bíblia nos diz que "se alguma pessoa está em Cristo Jesus, essa pessoa é uma nova criação! As coisas antigas já não importam mais, pois tudo se fez novo para ela" (2Coríntios 5.17 - contextualizado)

Amigos leitores; se as coisas antigas já não importam mais ou se elas já passaram, qual o problema de o rapaz permanecer possuindo aquela roupa? Ou como algo que pertencia ao passado(que já não importa mais), pode fazer elo com o inimigo na nova vida em Jesus?
Essas perguntas passavam em minha mente durante a aula.. então, posteriormente decidi pesquisar sobre isso e entender o que o Apóstolo Paulo quis dizer com o versículo acima citado. resultado: tive uma surpresa!!!

Só "abrindo um parênteses", quero dizer que além de Jesus, Paulo foi uma inspiração para a criação deste Blog, pois esse homem Vivia o Sobrenatural 24 horas por dia! E era exatamente sobre isso que ele estava falando no tal versículo.
No Cap. 5, ele diz sobre o nosso lar celestial que é espiritual; a partir do verso 11 até o Cap. 6, Paulo diz que "não devemos considerar ninguém mais do ponto de vista humano, ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não a consideremos mais"(verso 16), e então ele diz que as coisas antigas já passaram, eis que todas as coisas se fizeram novas.. (através dessa compreensão Espiritual que recebemos quando estamos em Cristo é que começamos ver e viver todas as coisas de forma espiritual)!
No capítulo seguinte, Paulo esclarece que não devemos nos envolver com práticas e com pessoas descrentes! A partir do verso 14, ele descreve uma série de razões pelas quais não devemos nos envolver com tais coisas mesmo sendo nós Novas Criaturas em Cristo. E no primeiro verso do Cap. 7, Paulo diz: "Purifiquemo-nos de tudo que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus". Nos versos anteriores a este, Paulo registra o que contamina o nosso corpo e espírito; de fato, os "Elos com o inimigo de nossas almas" existem e devemos nos desfazer deles.

O que tem sido elo entre você e o inimigo?
Pensando em mim... descobri que existem alguns elos em minha casa. CD's por exemplo. Não é pecado algum escutar músicas seculares, mas são canções que fazem ligação direta com meu passado; canções que trazem a minha memória, momentos que vivia tão longe dos caminhos do Senhor... e se as lembranças desses momentos não trazem edificação ao meu espírito, para que então escuta-las? Preciso ocupar meu pensamento com as coisas de Deus. As vezes, algum programa de TV, alguns lugares na cidade, determinados amigos e programas, tantas coisas... Devemos pedir a ajuda de Deus a respeito dos elos que existem em nossas vidas, pois alguns deles não são fáceis de serem desfeitos.

Que Jesus abençoe sua vida sempre.
Tiago.

Ah.. já ia me esquecendo... Quebrei os CD's!

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado por deixar o seu comentário!