quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Deus me chamou! E agora???

Olá amigos; Retornei a Manhuaçú!
Acredito que aqui eu poderei me preparar melhor para as provas do próximo dia 13/11/10.

Neste último sábado, fui na casa de um amigo aqui em Manhuaçú por ocasião do aniversário de sua mãe.
Me surpreendi ao vê-lo me fazendo perguntas sobre "chamado"! Na verdade fiquei feliz, pois gosto de conversar sobre as coisas de Deus, mas sem demora, ele começou a se posicionar de uma maneira pertinente a respeito do assunto. Disse que o mais viável, o mais conveniente, a atitude mais sábia e sensata de alguém que se sente chamado e vocacionado por Deus, é buscar uma profissão segura, formar-se em algum curso, se especializar em alguma área primeiro, pois se porventura o "chamado não der certo", essa pessoa terá meios que lhe proporcionarão sustento e viverá sem dúvida alguma, de maneira mais segura.

Queridos amigos, vou confessar uma coisa: Quando ouço afirmações deste tipo (e não é a primeira nem segunda vez), ainda fico impressionado em saber que realmente existem duas visões, as espirituais e carnais; Me impressiona também saber que a maioria das pessoas cristãs não possuem a visão espiritual.
Mas neste sábado, minha surpresa foi maior...
Eu não sabia, mas este amigo estava repetindo pra mim exatamente a mesma fala da mãe e do pai dele. Disse que estava passando por uma dificuldade em casa por falta de compreensão da parte dos pais em relação ao chamado de Deus em sua vida. Todas as vezes que ele falava sobre isso, seus pais o censuravam dizendo que ele deve preocupar-se em ter uma segurança profissional primeiro.

Infelizmente, situações assim acontecem com muita frequência na vida de pessoas chamadas para servir no Reino de Deus. E eu quero dedicar o espaço desta e de outras postagens para falar sobre este assunto tão complexo, pois também tenho vivido exatamente esta mesma situação.

Primeiro de tudo, vamos falar sobre VISÃO ESPIRITUAL (é a primeira coisa que acontece com o chamado)

No cabeçário deste blog, tentei expor um breve conceito sobre esta visão. Ela é a primeira grande mudança que ocorre na vida de todo aquele que creu em Jesus (e esta mudança é proporcionada através de uma ação sobrenatural do ES), é a transformação ou renovação da mente [Rm12:2]. A partir deste ponto, nós enxergamos o mundo de maneira diferente; compreendemos a existência do pecado em nossas vidas e na vida de toda a humanidade; entendemos a necessidade de arrependimento e de buscarmos um relacionamento íntimo e sincero com o Criador.
Sabemos que num "piscar de olhos" Deus pode transformar vidas de uma vez por todas, mas na maioria das vezes, ninguém é totalmente transformado de uma hora pra outra.
Porém, quando nos damos conta, já não gostamos mais disso, nem aprovamos mais aquilo, nem fazemos mais aquilo outro e as as coisas erradas que continuamos a praticar, sem dúvida alguma, queremos deixa-las de lado. Isso acontece porque o ES age através de nossas mentes/visões transformadas (esta sim, de uma hora pra outra).
Adquirimos então uma nova maneira de enxergar o mundo. "A Visão Espiritual".


Através desta visão, passamos a acreditar e CONFIAR TOTALMENTE EM DEUS.

De alguma forma, Deus irá se tornar conhecido dessa pessoa. Se é analfabeta, irá escutar de Deus... Se alfabetizada, buscará ler... este vínculo fluirá de diversas formas, não há um padrão, mas o certo é que Deus se fará conhecido dessa pessoa através da Bíblia (que é a sua Palavra revelada).
Conhecemos a palavra de Deus, e passamos a confiar nele, pois foi Ele quem nos resgatou, quem nos deu a visão e quem nos trouxe sentido de vida.

E buscando sempre ao Senhor, começamos a ter intimidade com Ele, e então podemos OUVIR A SUA VOZ.
 
Deus fala a todo instante. Fala através de toda a Sua criação, fala principalmente através da Bíblia., até com seu silêncio Deus quer nos dizer alguma coisa! Ele fala aos corações daqueles que o buscam e também os chama, independentemente da idade, raça, cor, dinheiro... Ele Chama quem lhe apraz.

Quando criança, Samuel foi chamado pelo Senhor para ser um grande líder de seu povo e assim aconteceu [1Sm 3:10]!
Também aprouve Deus chamar um assassino. Mesmo depois de ter cometido muitas barbaridades, ter blasfemado o nome de Jesus por muitos lugares e de ter perseguido e maltratado a igreja, Saulo foi chamado para ser um dos maiores apóstolos da história [At 9:4-6] e assim o foi!
Não há regras que definam quem Deus chama ou quem não chama. Não há padrões humanos para Deus. Ele é quem sabe como irá cumprir os Seus propósitos.

Mas uma coisa é certa, Quando Deus escolhe e chama alguém, é impossível resistir à sua voz. O chamado de Deus pra vida de alguém, por mais difícil que seja, por mais precoce que possa parecer, é algo irresistível e inegável. A verdade é que não há possibilidades deste chamado ser recusado [At 11:17], [2Cro 20: 6], [At 6:10]. Mais cedo ou mais tarde, o propósito de Deus irá se concretizar na vida dos seus escolhidos.

O fato é que...
Pessoas chamadas por Deus, pouco se importam com as coisas daqui da Terra, como o carro do ano, a casa dos sonhos, o emprego com o maior salário, uma vida de sucessos e etc... Porém, do mesmo modo como não se importam com isso, são cobrados dia após dia pela sociedade e família acerca destas coisas.
Não cobiçar um "futuro brilhante", nem almejar uma "carreira de sucesso" é algo incompreensível para quem não possui a Visão Espiritual
... além disso, Os chamados são a todo o tempo postos a provas por pessoas cristãs, que fazem parte da mesma igreja, do mesmo vínculo religioso. Dificilmente[Jo 7:5], [Mc 6:4]

Recentemente, estava presente em uma reunião de célula, participando de uma dinâmica na qual havia a seguinte questão: _ Se Deus te chamasse pra uma missão, num lugar muito distante, onde você precisasse largar tudo o que possui para ir, o que você faria? 
Amigos,  um dos presentes (que estava ao meu lado), disse que antigamente, quando ele entrou na igreja, recebeu o chamado de Deus para o Ministério Sagrado, mas que com o passar do tempo, viu que não era bem isso que ele queria e logo desistiu. Disse que agradecia a Deus por isso, porque acredita que é mania e empolgação de todo novo convertido, desejar ir para o seminário.

Neste último domingo 24/11 aconteceu algo semelhante. Após o culto da noite, eu e mais umas 7 pessoas se reuniram na porta da igreja em Manhuaçú e conversávamos assuntos diversos com o Pastor, quando surgiu uma conversa engraçada, com um tom de sátira sobre as dificuldades cômicas enfrentadas no ministério, o Pastor aproveitando o gancho, fez uma brincadeira pra puxar assunto comigo e ser simpático, disse: _ Viu só Tiago, como é a vida no ministério?! E você querendo ir pro Seminário pra ser Pastor! 
Todos riram, era pra ser uma descontração, porém uma das pessoas da roda afirmou logo em seguida: _ Por isso que eu desisti do meu chamado, fui pro seminário, mas vi que não era bem isso e logo voltei!

Queridos, eu poderia citar muitas outras ocasiões onde presenciei falas de profunda imaturidade cristã. Onde já se viu nas escrituras alguém desistir de um chamado legítimo de Deus?
Em nossas vidas, podemos desistir de muitas coisas, todavia coisas que nós mesmos começamos, que nós mesmos optamos. Mas sobre qualquer ministério, não somos nós quem chamamos a nós mesmos para que possamos desistir no final das contas, mas foi o próprio Deus, Grande e Majestoso Senhor! E esse chamado é irresistível a qualquer ser na face da terra e céu, e se há alguém que possa desistir do  legítimo chamado de Deus, de maneira alguma sou eu ou você ou qualquer outra pessoa, mas somente Deus quem nos chamou, é o único capaz de fazer isso. 

De fato, há muita gente enganada por aí. Estes casos acima mostram claramente isso. Mas se você, assim como eu, acredita fielmente que recebeu um chamado legítimo do Senhor Jesus, para trabalhar em Seus Reino e ser usado por Ele, e tem a plena convicção e certeza de que não importa quando e nem como, mas o chamado Dele irá se concretizar em sua vida, aí vão algumas dicas...

Esqueça os homens! Apegue-se à Palavra de Deus.
A família não te compreende? Seus amigos não acreditam em você? A escola insiste em dizer que é loucura e que seu futuro deve está centrado em uma universidade de nome e renome, numa profissão adequada aos padrões do século 21? Apegue-se a Palavra de quem te chamou, leia a bíblia cada dia mais, ore a cada dia mais. Pois o próprio Senhor Jesus nos diz que não veio trazer paz a terra, mas sim divisões! Por causa do Seu Reino, muitas famílias se separariam, filhos estariam contra pais, pais contra filhos, Ele nos mostra uma falta de compreensão [Lc 12:51-53]. Mas é este mesmo Jesus, quem diz aos seus chamados, "não se preocupem com o amanhã, não se preocupem como vai ser, o que comerão ou vestirão, pois estarei todos os dias cuidando de cada um de vocês, por isso busquem o reino de Deus em primeiro lugar" [Mt 6: 25-34]. Há promessas do senhor para nossas vidas!

Cuidado com quem você conversa sobre chamado!
Por mais que seja incrível a vida com Deus, por mais que haja um enorme desejo de compartilhar todas as coisas sabrenaturais que acontecem em nossos momentos de intimidade com o Pai, não devemos conversar sobre isso com qualquer pessoa. A Visão Espiritual não não é pra todos, há tempo pra tudo. Talvez ainda não seja o momento de compartilhar isso com sua família, com seus melhores amigos, no seu ambiente de trabalho, na sua escola. Não há como obrigar as pessoas a enxergarem o mundo da mesma maneira como nós enxergamos! E a Bíblia diz, que não devemos "lançar nossas pérolas aos porcos"[Mt 7:6]. Parece uma expressão forte, mas é deste modo que acontece. Quando não somos compreendidos, muitas vezes somos ridicularizados, taxados de fanáticos e de diversos outros apelidos, criamos uma banalização das coisas sobrenaturais e na maioria dos casos, caímos em descrédito! Há tempo para todas as coisas de baixo do céu [Ec 3:1]. Espere o cumprimento do chamado!

Descanse nas Promessas de do Pai.
Quero finalizar esta postagem com o texto que tem sido meu guia nestes últimos meses. Nosso Pai diz o seguinte:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor. [Jr 29:11-14].

Que Deus abençoe a todos.
Abraços,
Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Obrigado por deixar o seu comentário!