segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Elas não são minhas Pai, são tuas.

Bom dia amigos, aqui é o Tiago.
Bem... já se foi a primeira semana aqui no Naque. Graças a Deus tenho tido muitos motivos para me alegrar em estar aqui. Por mais que seja uma situação diferente e difícil também, o prazer de poder estar envolvido e trabalhando integralmente na obra do Senhor é muito compensador.

O mais difícil de tudo, não é estar em uma cidade bem pequena, onde não conheço ninguém e que é até difícil fazer novas amizades, visto que as pessoas já me olham como o "Evangelista novo que chegou aqui"; Isso tem sua parcela de dificuldade sim,  mas é pequena! O mais difícil de tudo, é a ter a consciência do tamanho da responsabilidade que é conduzir uma igreja na caminhada cristã. Quando penso nisso, minha barriga gela! Ontem mesmo, horas antes do culto a noite estive clamando a Deus por misericordia. Por que as pessoas na igreja iriam ouvir o que eu dissesse. Qualquer coisa que eu dissesse eles ouviriam! Imagina se digo algo que vem de mim mesmo e não de Deus? Se digo algo que os leve a ter pensamentos contrários a vontade de Deus!? Porque sou humano como todos nós somos, e nessa condição, todos estamos sujeitos a falhar. Mas o fato é que independente disso, o que eu disser, é isso que eles vão ouvir. 
É por esta razão que preciso estar dia após dia em oração, pedindo a misericórdia de Deus sobre a minha vida, porque as ovelhas não são minhas, mas são do Pai. E aí daqueles que desviarem as ovelhas do caminho do Senhor. 
Este sentimento eu não tinha antes, essa preocupação constante com o rebanho de Deus.
Mas quero dizer que isso não é de forma alguma um peso. Mas sim um sentimento novo, que ainda estou aprendendo a lidar com ele. 
Por isso que sempre que for pra frente da igreja, para anunciar alguma palavra, preciso me esvaziar por completo de tudo que é meu, para que somente o Senhor possa falar através da minha vida!
E isso é outra coisa incrível!!!! Deus falar ao seu povo, através da vida de um pecador.
São coisas inexplicáveis que Deus faz.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Primeiros passos no Naque

Paz de Jesus à todos os leitores.
Estou tão feliz por estar vivendo este novo momento em minha vida, que é até difícil encontrar palavras para descrever esta sensação.
Nesta última sexta 14/01/11, aconteceu o culto que oficializou a minha jornada aqui no Naque. Estava ansioso com este momento, alguns amigos e líderes da Igreja do Bom Retiro vieram participar deste momento junto comigo.
O que era pra ser apenas um culto de posse, acabou transformando-se em uma "assembleia extraordinária" para esclarecimentos sobre a minha ida, sobre o novo direcionamento que o Bom Retiro daria ao Naque, e outros assuntos que estavam pendentes! Na hora fiquei surpreso, mas acabei agradecendo a ao Senhor por tudo ser esclarecido na presença do Pastor e dos líderes presentes. 
Mas este contratempo não durou 2 horas... 
Emocionei-me com a presença e o abraço do Isaack, que é minha referencia de liderança espiritual, com os amigos todos ali presentes, e o abraço deles. Também pude perceber o carinho com que os membros daqui do Naque me acolheram e faziam questão de demonstrar! 
Eles se preocupam comigo em tudo... sempre estou ouvindo as mesmas coisas: "_Tiago, você almoçou?... Tiago, você dormiu bem?... Venha comer em minha casa amanha... você passou frio esta noite"?... E por aí seguem as perguntas de preocupação.. 
Há uma irmã, cujo filho está no seminário... Ela me diz todo o tempo que se preocupa comigo como uma mãe, e diz que sabe o que eu tenho passado devido a experiência com o filho dela! rs.

Tenho muito que agradecer o Senhor! Poder continuar um trabalho tão bonito que durou 10 anos, e que deixou a igreja com uma estrutura tão bacana, é um verdadeiro privilégio! 
Tenho muito o que aprender, e estou certo de que o Senhor estará proporcionando isso neste campo.

Hoje passamos a tarde inteira separando materiais para enviarmos nesta quarta pra Nova Friburgo no RJ. Achei imprecionante a disposição das irmãs que trabalharam com vontade mesmo! Caixas e mais caixas de roupas e calçados.
Temos alguns sonhos em ralação a igreja, alguns projetos... Mas são coisas que estaremos colocando diante do Senhor, para que se for da Sua vontade, poder realizar. 

No mais queridos, 
Continuem orando por nós.
Em breve postaremos mais estudos e mais músicas também.
Que Deus abençoe.
Tiago.     

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"Naque" - Em direção aos planos do Senhor

Amigos, o tempo passou, e todos os anseios do ano passado em relação ao ministério em 2011, tem data marcada pra acontecer! Amanhã, dia 14 de Janeiro!
Se Deus permitir, estarei mudando para a cidade "Naque", onde ficarei junto a congregação da Igreja daqui do Bom Retiro. Não vou dizer que não estou ansioso com isso tudo, porque seria mentira! O fato é que as expectativas são muito boas. 
Vai ser a primeira vez na minha vida, que mudo para um lugar, onde eu serei mais do que o simples Tiago. 
As pessoas naquele lugar, já estão preparadas para receber o "novo evangelista" e não o Tiago Rocha. Sei que é uma responsabilidade grande, e pretendo passar por tudo com a ajuda do nosso Pai Celeste e a intercessão dos amigos.

Ainda não sei como será o dia-a-dia lá no Naque, mas não quero abandonar o Blog não! Sempre que puder estarei postando as novidades por aqui.
Tenho certeza que Deus continuará operando grande coisas em nossas vidas e teremos muito o que compartilhar.
Grande abraço a todos.
Tiago.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Apenas "alimentos espirituais" não bastam!


Boa noite amigos.
Este foi um domingo muito especial pra mim, pois tudo indica que foi o último que passei na Igreja aqui do Bom Retiro, pelo menos por algum tempo, pois nesta próxima sexta-feira, se Deus permitir estarei mudando para o Naque, onde continuaremos um trabalho com a congregação.
Nestes meses que estive fora, Deus falou muito ao meu coração através de várias passagens das Sagradas Escrituras. Quando retornei ao Bom Retiro à duas semanas, meu pastor disse que eu iria pregar neste domingo 09/01 pela manhã. Fiquei muito feliz com esta notícia, e logo pensei em falar coisas que aprendi em minha temporada na Zona da Mata de Minas sobre a vida de José do Egito, mas de acordo com as situações que estamos vivendo em nossa igreja, e com o que eu tenho vivido em minha vida espiritual, entendi que ainda não é o momento para falar de José.
Me surpreendi quando percebi que em meu coração havia o desejo de pregar sobre a passagem de 1Coríntios 10:1-15, texto que já foi exposto aqui no Blog no ano passado, mas a sua mensagem não poderia ser mais apropriada.
Vou colocar aqui a baixo, o link do post do ano passado, e no decorrer deste artigo, vou expor os pontos falados na pregação de hoje que não fizeram parte da primeira postagem. Espero que sua vida seja impactada pela Palavra de Deus, e que você possa sentir-se incomodado, assim como eu me sinto todas as vezes que leio a respeito.

Assim como o nosso corpo precisa de alimentos para a sua manutenção, crescimento e desenvolvimento, nossas almas também precisam dos "alimentos espirituais" para o seu devido sustento.
Ultimamente, nossa igreja tem se preocupado bastante com esses alimentos.
Há uma maior participação nas reuniões de estudos bíblicos, orações, temos feito um linda trabalho com os grupos de célula, caminhada bíblica, nova elaboração da Escola Bíblica, e isso é muito bom! Buscar os Alimentos Espirituais, traz saúde a nossa alma. Mas o que veremos no texto de 1 Coríntios 10:1-15, mostra-nos que se apenas alimentarmo-nos espiritualmente, não é o bastante para agradar a Deus, e isto é algo muito sério!

No texto citado, Paulo usa a história de Israel como exemplo de imaturidade espiritual, evidenciando sua autoconfiança e falta de autodiciplina.
Vamos então observar o que ocorreu com eles e tomar isso como exemplos para nós.

1º- Idolatria e Farra (10:7)
Muitas vezes, pensamos que a Idolatria não faz parte das nossas vidas. Talvez, por não termos ídolos ou imagens expostas em nossos templos, nem fazermos Bezerros de ouro e cultua-los, assim como ocorreu em Israel. Mas a Idolatria naquela época, era símbolo de 3 coisas que são bem atuais em nossos dias; "Poder", "Confiança" e "Prazer".
Quando nossa fonte de confiança está em nós mesmos, naquilo que fazemos, ou em nosso trabalho, ou em dinheiro, ou em qualquer outra coisa que não seja Deus, idolatramos essa fonte de confiança.
De igual modo, quando temos maior prazer em praticar outras coisas, que não seja a vontade de Deus, ou prazer nas coisas deste mundo mais que nas coisas do Senhor, Idolatramos essa outra fonte de prazer. Quando aprendemos a entender "idolatria" deste modo, percebemos então que ela está bem presente em nossos dias e em nossas vidas.

2°- Prostituição e Imoralidade (10:8)
Engana-se quem pensa que prostituição é apenas cobrar por sexo e imoralidade restringe-se a orgias e relacionamentos homoafetivos. Jesus é bastante claro ao dizer que: "Mas eu lhes digo: qulquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração". (Mateus 5:28)
Precisamos estar mais atentos a isso. Hoje em dias, a imoralidade sexual é pregada pelo mundo como algo bonito, e isso tem envolvido muitos cristãos em enganos que os levam a afastar-se cada vez mais do Senhor.


3º- Tentar a Deus (10:9)
Na passagem em Coríntios, Paulo refere-se ao episódio onde o povo reclamou da comida que recebiam e preferiram a vida que levavam no passado (Nm 21:5-6)
Precisamos ter muito cuidado para não cometermos a mesma afronta ao Senhor. Quantas vezes questionamos a Deus, dizendo que as coisas que vivemos no passado, são melhores que as do presente!?! Reclamamos daquilo que temos recebido de Deus por sua infinita bondade e misericórdia, pois na realidade o que é que merecíamos ganhar? Nada! Se não estamos mortos, é porque a misericórdia do Senhor se renova em nossas vidas a cada manhã! Quando temos tal atitude, colocamos em cheque as provisões e cuidados de Deus sobre nossas vidas!


4º- Murmuração e Reclamação (10:10)
Parece a mesma coisa do ponto acima, mas não é!
No texto, Paulo refere-se ao momento onde os israelitas murmuraram e reclamaram dos líderes espirituais que Deus havia concedido à eles, que eram Moisés e Arão!
Será que temos murmurado contra nossa liderança, pastores, obreiros, igreja...???? Isso é muito sério! Quando temos esta atitude, não apenas pecamos contra Deus e contra o próximo, mas também manchamos a imagem da igreja de Cristo! Não devemos falar mal da nossa igreja, mas se entendermos que há algo de errado acontecendo em nosso meio, devemos primeiro orar em favor dela, pois ela é a "menina dos olhos do Senhor".
O Fato é que...
As pressões de hoje tornam fácil ignorar ou esquecer as lições do passado. Mas este texto nos faz lembrar as lições que os Israelitas aprenderam a respeito de Deus. Assim, podemos evitar repetir seus erros.
Mas então, o que fazer numa cultura repleta de depravação moral e pressões que induzem ao pecado?
1- Entender que as tentações sobrevém a todos, então não pense que você é diferente!
2- Outros tem resistido às tentações, então você também pode fazê-lo!
3- Qualquer tentação pode ser resistida, porque Deus sempre mostrará uma saída!
No versículo 13, podemos entender que mesmo diante da nossa infidelidade, Deus permanece fiel e nos ajudará a resistir não permitindo que nos sobrevenha algo sobre humano e providenciando um escape sempre que estivermos em uma situação delicada.


Conclusão:
Alimentos Espirituais, são essenciais para a saúde da nossa alma, mas apenas eles, não são o suficiente para termos uma vida que agrada o Senhor. 
É preciso ter um coração que confia em Deus independentemente das circunstâncias; que obedeça à sua voz e procure amar ao próximo como a si mesmo; e que busque a cada dia, mais e mais, ser transformado pela comunhão com Jesus e tornar-se parecido com Ele.
Foi esta a mensagem deste último domingo pela manhã. Espero que façam bom proveito. 
Não deixem de a postagem original desta mensagem o link é o seguinte: "Comer e beber de Cristo, não é o bastante para agradar a Deus"
Que Deus esteja com vocês
Abraços, Tiago.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Se eu me aproximar de Ti

Amigos, quero compartilhar com vocês a letra da primeira música que ganhei do Pai neste ano. Ela expressa bastante o meu desejo em ralação a vida espiritual pra este novo ano, que é de me aproximar mais e mais de Jesus e poder ter um relacionamento maior e de verdadeira intimidade com Ele.
Quando o Senhor permite essa nossa aproximação, somos impactados com seu grande amor e nossas vidas e aquilo de mau que existe em nosso coração, são transformados por este poder. Muito nós perdemos por não estarmos tão próximos a Ele quanto poderíamos estar.
A cada dia que passa, e eu digo isso falando sobre a minha vida, as provações, lutas, e principalmente decepções na caminhada, tendem a nos empurrar para longe dos Seus caminhos, fazendo-nos assim perder as delicias da intimidade com Jesus.
Espero que a letra desta canção possa fazer você refletir em como vai a sua intimidade com Deus, e também a querer buscá-lo cada vez mais e mais.
Ela chama-se "Se eu me aproximar de Ti", em breve teremos vídeos para essas postagens com músicas... estou fazendo alguns testes ainda!
Que Deus abençoe vocês queridos. Grande abraço;
Tiago

("Se eu me aproximar de Ti" - Letra e musica: Tiago Rocha)
Se eu me aproximar de Ti Jesus
E em Tuas vestes eu tocar
Tua doce voz eu escutar...

...Se eu me aproximar de Ti Jesus
Teus caminhos eu conhecer
E água viva Tu me oferecer...

...Se eu for achado pelo Teu favor
E for alcançado por Teu grandioso amor,

Eu serei curado e em meu coração
Tudo que há de mau
Será transformado em bom
Serei restaurado e em meu coração
Tudo que há de mau
Será transformado em bom
Se eu me aproximar de Ti Jesus

E o vazio que há em mim
Nunca mais existirá
Teu amor me fará novo por completo
Se por Ti for alcançado
Tudo em mim será mudado
Quando eu me aproximar...
Quando eu me aproximar...
Quando eu me aproximar de Ti Jesus

Permita-me estar junto de Ti

sábado, 1 de janeiro de 2011

Novos rumos em 2011

Olá amigos, aqui é o Tiago.

Bem, durante a maior parte do ano de 2010, estive na expectativa de que 2011 chegasse logo, enfim chegou!
E para mim, este novo ano já começa com um desafio enorme, talvez o maior da minha vida; fui chamado para cuidar de uma congregação em uma outra cidade. Já estive lá uma vez em um bazar promovido pela nossa igreja. É uma cidade pequena, que carrega consigo os benefícios e dificuldades de se morar em um lugar menor, mas vejo um plano de Deus nessa história toda.

Em 2008, fui alcançado pela misericórdia e graça de Jesus, que me tirou lá de onde eu estava e me deu uma nova visão de vida, essa experiência, já foi relatada aqui no Blog e pode ser lida no post O encontro que Ele marcou. Depois disso, fui pra igreja onde estou até hoje, e quando completou 1 ano, batizei-me e tornei-me membro desta igreja. 
Em 2009, depois do meu batismo, surgiu um desejo em meu coração de ser usado por Deus em seu Reino. Comecei então a orar neste sentido junto com irmãos amigos e meu pastor. E quando foi em Agosto do mesmo ano, pude me envolver com o projeto Bugre e São José, que foi minha primeira experiência com campo, a princípio com crianças, depois adultos e adolescentes. Estes momentos também estão postados aqui e podem ser lidos em: Os primeiros frutos, A Assembléia é de Deus, Deus não precisa de mim, entre outros no marcador "Bugre". 
No início de 2010, nossa igreja iniciou o projeto "Igreja em Células", que para a minha surpresa, fui escolhido para ser líder de um dos grupos protótipos, e foi um dos maiores presentes que recebi de Deus em 2010. Foram apenas quatro meses, mas foi um tempo muito precioso, onde tive o privilégio de conhecer pessoas que hoje são grandes amigos em Jesus. Estes momentos também podem ser vistos no marcador: "Células".
Também em 2010, tornei-me aspirante ao Ministério Sagrado, e passei por todas as etapas necessárias, foi um ano inteiro de preparação e expectativa neste sentido. 
Mas a maior surpresa de todas essas, sem dúvida, é o convite para estar no Náque neste novo ano de 2011.

Tenho muitas coisas que aprender, não tenho experiência alguma nesta área, mas estou confiante que Deus tem o Seu propósito nisso tudo. Ele mesmo sabe mais do que ninguém, que eu não merecia trabalhar em Seu Reino, muito menos conduzir uma igreja dele. Mas é por Sua misericórdia, que se renova em minha vida manhã após manhã, que será possível prosseguir outra vez.

Há muitas outras coisas para compartilhar com vocês, mas está tudo tão corrido, que mal tenho tempo para o computador. Mas sempre que puder, vou continuar postando aqui no Blog. 

Quero fechar esta postagem, com um versículo que já deve ter se transformado no lema deste site, de tanto que o cito aqui, mas realmente ele fala muito ao meu coração.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11)

Que o Senhor Jesus a vida de cada um, e que 2011 seja um ano vivido em Seus caminhos.
Forte abraço a todos.
Tiago.