quinta-feira, 30 de junho de 2011

Como é bom viver os planos que um dia o Senhor sonhou pra mim!

Hoje quando levantei, pensei em esquentar um leite com chocolate. A manhã estava fria, e eu amo chocolate quente! Preparei tudo, mas quando coloquei o copo no microondas, que decepção! Tive a triste notícia que meu "aparelho mágico" de esquentar o leite com facilidade não estava mais funcionando! Bem.. bebi o leite frio mesmo. 
Então resolvi procurar os papéis de compra do eletrodoméstico, "quem sabe ainda está na garantia?" Pensei. Mas acabei encontrando o envelope com os documentos que o Seminário de BH me enviou no início deste ano, com o resultado da minha prova junto com todas as orientações necessárias para fazer minha matrícula na instituição. 
Por alguns momentos lembrei de como estava o meu coração naquela época. Tudo o que eu mais queria era ir pro seminário estudar! Aquela expectativa que chegava até a gelar a barriga, todos os dias tomava conta de mim. Li aqueles papéis todos. Ri de mim mesmo também. É engraçado como Deus faz as coisas! 
Hoje eu sei que havia algo bem melhor me esperando para realizar em 2011. Estar aqui em Naque, e trabalhando também na Congregação em Felicina, estão sendo oportunidades únicas, e muito bem aproveitas. Mas o que mais me deixa contente, é entender que neste momento, eu estou vivendo o aquilo que um dia Deus planejou pra mim. E como é bom viver os planos do Senhor! 
Por mais que eu tenha os meu muitos sonhos (e tenho mesmo), fique até bastante ansioso em realiza-los, nada se compara ao que o Senhor tem sonhado pra mim. E isso inclui o meu futuro.

Tiago Rocha

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Agradeço a Deus por poder trabalhar com as crianças de Felicina.

Pra quem não sabe, desde Abril, todas as terças-feiras, estamos trabalhando com crianças e adolescentes da Comunidade Felicina. Lá é um distrito de Acuncena - MG. Um lugar muito simples, longe da cidade, mas que guarda tesouros incríveis (almas)! 
Não há como participar do trabalho em Felicina sem comparar com os que realizamos em São José do Bugre em 2009/2010 (vide MENU). É muito parecido! Em sua grande maioria, ministramos a Palavra de Deus para crianças carentes, alguns pré adolescentes, e não muitos adolescentes. Mas a motivação, o amor e carinho que Deus nos dá em função da Obra, são sempre únicos, para cada trabalho!
A cada dia que passa, temos visto claramente que estes meninos estão prestando mais atenção nas nossas mensagens, cantando com mais entusiasmo os louvores que ensinamos, e o que mais tem me alegrado, estão aprendendo a orar e gostando disso cada vez mais! Ontem mesmo, ao final do culto, perguntei qual deles gostaria de fazer uma oração agradecendo a Deus pelo momento que tivemos e intercedendo pelos pedidos dos coleguinhas... Nove crianças levantaram as mãos e foram à frente orar!
Alguns deles também decoraram os nomes dos livros do Antigo Testamento, e estão prestes a decorar todos os outros!
Nossa oração é para que cada uma daquelas crianças sejam uma luz em seus lares (não cristãos). E que elas cresçam no Caminho do Senhor Jesus.
Como havia prometido pra vocês, aí vão algumas fotos. Abraços.

Veja todas as fotos no Orkut (clique aqui)

3° Módulo - do Congresso Igreja em Células

Olá amigos. Fiquei um tempo sumido do Blog, mas estou cheio de novidades para compartilhar com vocês.
No fim da semana passada, participei do 3° Módulo do Congresso Igreja em Células que vem acontecendo desde o ano passado lá na Igreja do Bom Retiro. Temos aprendido mais sobre este Ministério e como trabalhar com o Sistema de Células, que já é adotado por muitas igrejas em várias partes do mundo. Confesso a vocês que desta vez, eu não queria participar do Módulo! Eu havia até me esquecido da data, mas faltando 3 dias para o evento, recebi uma ligação para confirmação. relutei um pouco, mas acabei indo. E fui em paz.

Meus queridos, é incrível ver o agir do Senhor em nossas vidas! Aprendi tantas coisas boas neste Congresso.. Coisas realmente interessantes, vindas de Deus mesmo! Algo que me marcou e que quero compartilhar com vocês, é sobre a "raiz do desânimo".
O Pastor Edilson (Macaé - RJ), disse que quando não há trabalho no Reino de Deus, o desanimo começa a surgir. Ele deu o seguinte exemplo:
Quando aquele amigo que sempre insistimos com ele para ir à nossa igreja (mas ele nunca vai), de repente aparece por lá de surpresa, ao o vermos imediatamente começamos a orar, pedindo a Deus para abençoar o pregador, para que sua palavra toque no coração do nosso amigo.. oramos também pelo Ministério de Louvor, pelos nossos irmão e por todo o andamento do Culto! Afinal, o que mais queremos é ver o nosso amigo convertido!
Mas quando nós nunca temos alguém pela qual insistimos para ir à nossa igreja, nenhum amigo não crente que tentamos evangelizar... quando chegamos na Igreja para o Culto, começamos a dar "notas as coisas"! Ex: (Pregação = 7; Louvor = 5; Texto do Boletim = 3,5; e por aí vai...!)
Isso acontece por que não estamos envolvidos com o Reino de Deus. Com o passar do tempo, começamos a ver defeito em tantas coisas.. que nos desanimamos com o que achamos ser "igreja"! Mas igreja não é isso! O Reino de Deus também não é! É preciso se envolver, trabalhar na Obra, pois se queremos ver o agir do Senhor, isso é necessário. 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pelas PORTAS

“...mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor.” (Isaías 60:18b)

O Profeta Isaías traz uma descrição muito interessante da Nova Jerusalém, a cidade santa, no entanto, algo chama a atenção de forma especial. As portas se chamarão Louvor. Aqueles que entrarem serão protegidos pelos muros da Salvação eterna, mas o acesso se dá pelas portas do Louvor.

Sabemos que o homem foi criado para o louvor da glória do nosso Deus. O salmo 148:12,13 diz: “rapazes e donzelas, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso;” Como podemos ver todos são convocados para uma vida de louvor e adoração ao Senhor, um estilo de vida que começa agora mas se estende por toda a eternidade. Pessoas cuja vida não exalta o nome de Jesus não terão como entrar no céu. No salmo 100:4 a Palavra nos diz: “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios com hinos de louvor.”

Quando estivermos diante do trono do Senhor na glória, não precisaremos de profecias, dons de curas ou revelações, petições ou súplicas, porém, “as suas portas nunca jamais se fecharão”...(Ap 21:25), ou seja, o louvor jamais vai cessar. Na Nova Jerusalém viveremos um eterno “culto de louvor”, mas não apenas lá, devemos começar aqui mesmo (e agora) a experimentarmos desta intimidade em adoração.

É importante reafirmar que a nossa vida de adoração não se limita aos cânticos que entoamos ou aos cultos de louvor que freqüentamos. Viver um estilo de vida de adoração significa que nossas atitudes e pensamentos estão de acordo com a vontade de Deus. É viver reverenciando, temendo a Deus. É sempre se lembrar que fomos comprados e a partir do ato de Jesus em nos comprar com o seu precioso sangue, não pertencemos a nós mesmos. Vivemos para a sua glória!

(Créditos - Pr. Clay Peterson)

Mude sua vida


Um dia, eu perdoei meu inimigo...
e fui forte.

No outro eu pedi perdão...
e fui grande.

Um dia, mostrei minhas razões...
e fui eloqüente.

No outro, ouvi meu próximo...
e fui humano.

Um dia, lutei pela minha causa...
e fui bravo.

No outro, lutei pela causa alheia...
e fui gente.

Um dia, batalhei pelo que queria...
e fui perseverante.

No outro, dividi o pão...
e fui rico!

Um dia, recebi aplausos...
e fui admirado

No outro, fiz o bem em silêncio...
e os anjos me aplaudiram.

Um dia, usei a inteligência...
e fui respeitado.

No outro, usei o coração
e fui amado!

"Quando me dei conta, minha vida havia mudado quando mudei minhas atitudes diante da vida e dos fatos."

sábado, 11 de junho de 2011

Vivendo o cumprimento das promessas, sem reconhecer o Amor de Deus.


Olá amigos, quero compartilhar com vocês algo que está me marcando muito nesta semana. Por muitas vezes ansiamos pelas promessas do Senhor em nossas vidas. Quem é que não deseja ver as coisas incríveis que sonhamos se concretizando? Quem é que não espera em Deus, por uma família restaurada, um relacionamento com amor genuíno, enfim... Todos esperamos algo que um dia Deus nos prometeu.
Em nossos estudos bíblicos aqui na Congregação em Naque, estamos vendo desde o início do ano que Deus prometeu algo pra um homem chamado Abraão.
Nas condições em que Abraão vivia, só seria possível ele ser pai de uma grande nação que habitaria em uma boa terra, farta de alimentos e tê-la como propriedade, através de um milagre de Deus. Ou melhor, através do cumprimento daquilo que Deus lhe havia prometido. Os fatos na vida de Abraão na época, iam em sentido contrários às promessas de Deus. Ele era velho, sua esposa também (além de ser estéril), e eles nem tinham casa própria...
Bom, mas nós sabemos que essa promessa um dia se concretizou. De fato, Israel (uma enorme nação descendente de Abraão) entrou em Canaã, a Terra Prometida por Deus.
Essa história seria linda, se não fosse por um detalhe... "O período de vivenciar o cumprimento das promessas". Não entendeu? Vou explicar melhor.

Atualmente, assim como Israel no passado, tenho vivido o cumprimento de promessas do Senhor em minha vida. Quando olho para o passado, vejo que chegar aqui onde estou hoje, só foi possível mediante um milagre do Senhor, mediante o cumprimento sobrenatural das promessas Dele. Assim como na orígem da história de Israel, todos os fatores seguiam um rumo contrários às promessas, mas chegamos até aqui! Graças a Deus.
Mas também como Israel, justamente no período em que viviam o cumprimento das promessas do Senhor, começaram a buscar outros deuses, começaram a prostituir-se, afastando-se a cada dia do Deus que cumpriu as grandes promessas em suas vidas, sinto que não tenho correspondido ao grande amor do Pai, que entregou seu filho, seu único filho pra morrer em meu lugar, pra me presentear com uma vida eterna ao Seu lado. Justamente no momento em que vivo o cumprimento das promessas de Deus em minha vida. 

Meus amigos, isso é sério! Você já pensou sobre isso? Será que hoje você tem vivido o cumprimento das promessas que Deus lhe fez a dez, quinze anos atrás? E como você tem vivido o cumprimento dessas promessas? Como está o seu coração? Tem sido um coração grato a Deus, reconhecendo o que Ele lhe fez? Ou seu coração tem se iludido e buscado a outros deuses, corrido atrás de outras coisas, afastando-se a cada dia mais da presença do Senhor?
Que você possa refletir sobre isso, e que Deus possa abençoar a sua vida, e lhe dar um coração que seja grato a Ele.

Tiago Rocha  

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sem Palavras (vídeo)


Estou postando pra vocês um vídeo que falou muito ao meu coração. Assisti pela primeira vez, numa outra versão, com outros atores.. Mas escolhi postar esta versão por que ela é apresentada em um lugar mais simples que o outro, o que nos mostra que podemos fazer esta peça em nossas igrejas.
Pesquisando sobre o  Lifehouse's - "Everything", vi que várias igrejas já apresentaram esta peça pelo mundo, e que através desta menagem sem palavras, o Senhor tem falado ao coração de muitos.
Que Ele possa falar ao seu coração, assim como falou profundamente ao meu.
pra quem quiser ver a versão que eu assisti primeiro, é só clicar aqui.

Tiago Rocha

segunda-feira, 6 de junho de 2011

5º Café de Comunhão

Ontem foi o nosso quinto Café de Comunhão na Congregação em Naque. Estou muito feliz em ver que os irmãos estão realmente buscando a comunhão uns com os outros.
Este Café foi especial! Recebemos a visita de um casal de Missionários que fazem um trabalho nos EUA com imigrantes Latinos ilegais. O Igor, é boliviano e sua esposa Marlucia é brasileira, inclusive cresceu na Congregação de Naque, a mesma que estou trabalhando! A mãe dela faz parte da nossa igreja. Foi muito bom conhece-los. Pudemos conversar um pouco sobre chamado, ministério, compartilhar algumas (das muitas) coisas que Deus tem feito em nossas vidas.
Sem falar do café, que mais uma vez superou as expectativas!


Veja todas as fotos deste evento no Orkut (clique aqui)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Por que você duvidou?

Neta semana, a Palavra do Senhor falou fortemente ao meu coração e quero compartilhar essa mensagem com vocês.
Ontem eu acordei muito gripado. Sabe aqueles sintomas comuns de gripe, mas que deixam qualquer um sem muito estímulo, com vontade de ficar na cama o dia todo? Pois então, eu estava me sentindo assim. Mas a última coisa que eu poderia fazer era ficar na cama o dia todo! Tive de acordar seis horas, voltar pra minha cidade, e terminar de elaborar um material sobre o Tabernáculo para os estudos do Naque, por que mais tarde eu deveria estar na Congregação em Felicina. O fato é que sentia minha cabeça como um balão inflado!
Mais tarde, pedi ao Senhor pra me dar uma Palavra específica. Não para minha dor de cabeça, mas pra minha vida mesmo. Na segunda, havia ido a Ipatinga conversar com meu tio sobre algumas dúvidas que tenho. O papo com ele foi ótimo, mas a Palavra do Senhor, foi ainda melhor!
Comecei a ler o livro do evangelista Mateus. E a Palavra me mostrou o dia em que Jesus havia acabado de multiplicar cinco pães e dois peixes. Alimentou com o milagre uma grande multidão e logo após, fez com que seus discípulos entrassem no barco e fosse na frente dele. Jesus porém preferiu ficar a sós e orar por um tempo (Mateus 14:14-23).
Mas a Palavra continua dizendo que de noite, o barco dos discípulos já havia se afastado da praia, pois as ondas iam contra o barco. E pela madrugada, Jesus decidiu encontrar com os discípulos que estavam no meio do mar, cercados por fortes ondas e ventos. A Palavra diz que dadas as circunstâncias, nosso Mestre resolveu ir até eles andando sobre as águas do mar! Uau! (Mateus 14:24-25).
Acredito que apartir daí, todos conhecem a história...
Mas a Palavra do Senhor pra mim naquela tarde, que é a mesma pra você nessa hora, encontra-se exatamente no momento em que Pedro, sai do barco, com a intenção de ir ao encontro de Jesus, e caminha por um momento por sobre as águas, mas derrepente começa a afundar e a clamar por socorro.

Por muitas vezes, é fácil acreditar e reconhecer o Poder de Deus em nossas vidas. Geralmente em situações de enfermidades, em dificuldades no emprego, ou no dia-a-dia, levantamos um clamor, acreditamos que Deus irá nos ajudar. E de fato Ele nos ajuda. E então dizemos "como é bom acreditar em Deus". 
Mas nas horas em que só algo sobrenatural pode trazer/ser a saída, nas horas em que as idéias humanas, os recursos humanos, a compreensão humana, nada podem fazer e em nada podem ajudar. Nessas horas, de andar por sobre as águas, de atravessar a fornalha, de atravessar o mar, nos momentos em que precisamos de fato "viver o sobrenatural", nessas mesmas horas é que nós duvidamos do poder do nosso Deus.
Quando Pedro começou a afogar-se no mar, clamando por socorro, Jesus (mais uma vez) estendeu-lhe a mão, salvou-o da morte, e disse-lhe: "Por que você duvidou"? (Mateus 14: 28-31)
Pedro havia acabado de presenciar o milagre da multiplicação. Não era o mesmo Jesus?    

Da mesma forma, Jesus nos pergunta por que temos duvidado? Talvez pelo fato de o nosso problema ser delicado de mais, complexo de mais, acabamos duvidando da ação sobrenatural e extraordinária de Jesus em nossas vidas.
Precisamos nos lembrar que nada é difícil de mais para o nosso Deus (Jeremias 32:17), e que nada é impossível para o nosso Deus (Lucas 1:37).

Abraços,
Tiago Rocha.