terça-feira, 3 de abril de 2012

I Congresso de Exposição Bíblica - Uma Nova Criação


Estamos muito gratos ao nosso Senhor, por mais uma conquista. O congresso que aconteceu neste último sábado (31/03/2012) foi um sonho que o nosso Deus, nos deu em meados do ano passado, em momentos onde enfrentávamos grandes desafios em nossa congregação. Foi aí que o Espírito Santo nos direcionou a buscar em sua palavra (A Bíblia), as respostas que procurávamos.

Foi incrível ver a maneira como o Senhor foi conduzindo cada passo, cada circunstância, cada situação que contribuiu para a realização deste encontro, que ficará marcado para sempre em nossos corações.

O período entre o sonho e a concretização, foi marcado por provas de fé. Confesso que por várias vezes, começamos a olhar para as fortes ondas e para os ventos contrários, que assombraram o nosso ânimo a ponto de pensarmos na não realização do congresso. Porém, mais uma vez, nosso querido Jesus, aquele que nunca desiste de nós, e o primeiro idealizador deste encontro, estendeu-nos sua mão e nos salvou do mar da incredulidade, trouxe-nos de volta ao lugar seguro, e pudemos, com Ele, prosseguir.

Iniciamos um período de maior entrega e busca por Deus. Jejuamos e oramos durante os 40 dias que antecederam o congresso. Decidimos então dar o passo de fé, e começamos a ver os primeiros raios de sol (O Senhor estava no controle!).

Os recursos começaram a aparecer! Os pastores convidados confirmaram sua presença; Os músicos também confirmaram; conseguimos terminar uma reforma que parecia não ter fim! E na manhã do sábado 31/03 (o dia do evento), terminamos todos os preparativos necessários.

Às 13 horas e 30 minutos, demos início ao nosso trabalho, que reuniu cerca de sessenta irmãos e irmãs de várias denominações. A palavra de vida do nosso Senhor Jesus Cristo, foi exposta de forma intensa e precisa, tocando e edificando cada coração ali presente.

Hoje, louvamos a Deus pelos relatos de bênçãos e de edificação que já recebemos de congressistas, nestes últimos dias. E continuamos em oração por suas vidas, crendo naquilo que o Senhor fez e no que Ele ainda irá fazer. Nosso Deus tem sempre infinitamente mais. Aleluia!

Tiago Rocha

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Culto na Igreja Presbiteriana Bom Retiro (15/01/2012)


No último dia 15, estivemos levando a Palavra do Senhor, na/para Igreja Presbiteriana do Bom Retiro.
Esta foi a quinta vez que fui convidado para estar com eles, porém, a primeira, no culto de domingo a noite.
Desde o momento que recebi o convite, estivemos em oração, pedindo ao Senhor para falar profundamente com a igreja, intercedendo pelas vidas que o Senhor levaria para aquele local, com o fim de ouvir a sua palavra.
Fiquei muito feliz em ver a Igreja cheia num período de férias, onde muitos estavam viajando. E foi maravilhoso estar novamente ali, revendo amigos, irmãos, nessa igreja que tão importante na minha história.

A Palavra que o Senhor trouxe para nós, foi bastante específica. Mas acima de tudo, a palavra de Deus, é sempre válida para o seu povo em qualquer tempo e lugar.
Em sua mensagem, Deus nos disse que assim como o oleiro não desiste da sua obra, Ele também não desiste de nós. 

Um dia o Jesus chamou homens para serem seus discípulos. Homens comuns como nós, mas o Senhor os escolheu para derramar sobre eles o seu Santo Espírito; E deu-lhes uma promessa: seriam testemunhas de Jesus em toda a terra.
Quando o Senhor os chamou, tinha em mente tudo o que eles futuramente realizariam em seu nome. Os milagres, as curas, os sinais, as missões; Deus olhava para eles e enxergava a obra completa, o resultado final do trabalho que estava apenas começando.
Vimos na mensagem, o quanto estes homens escolhidos, "pisaram na bola" por várias vezes com Jesus. Pecaram, duvidaram, mentiram, até mesmo negaram que conheciam a Jesus. Por fim, já não entendiam, nem acreditavam que seria possível serem usados por Deus, pois, haviam cometido muitos erros para com Ele.

Por várias vezes, olhamos para nós mesmos, e percebemos que existem em nós, muitas atitudes contrárias à vontade do Senhor. Quantas vezes caímos em pecados terríveis, pensamos não sermos capazes de continuar trilhando na direção do chamado que Deus um dia nos fez. De fato, por nós mesmos, não temos capacidade nenhuma. Somos apenas barro, e o barro por si só, é inútil.
Mas, do mesmo modo como Jesus não desistiu de seus discípulos, ele não desiste de nós.
Precisamos sempre ter em mente que somos apenas barro. Não valemos nada. Mas quando o Senhor, resolve por as mãos nesse barro... É por que Ele tem algo tremendo a realizar.
Até o vaso está totalmente pronto para ser usado, o barro vai passar por um processo de transformação longo e penoso. Entretanto, no fim será a obra terminada que o Senhor visualizou desde o início.

Deixo com vocês o seguinte versículo:
"Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completa-la até o dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6)

Tiago Rocha. 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O que Deus sonha para 2012? (Culto da Mocidade de Belo Oriente)

No último sábado, 07/01/12, estivemos mais uma vez com a mocidade da Igreja de Belo Oriente. Desta vez, porém, no Templo deles. Fui convidado para transmitir a palavra do Senhor,  num culto que abriria as programações dos jovens neste novo ano. Diferente do primeiro convite, neste não havia um tema estipulado, por isso orei ao Senhor, para que Ele me dissesse sobre o que eu deveria falar, e depois de uns dias, a palavra que estava em meu coração era sobre os Sonhos do Senhor para este novo ano.

É interessante pensar que o Senhor tem sonhos. Geralmente, falamos muito com Deus sobre os nossos sonhos. Pedimos meios para realiza-los... Mas Ele também tem os seus sonhos sobre nós, sobre as suas criações, sobre todas as coisas. A Palavra nos ensina que os pensamentos do Senhor, são totalmente diferentes dos nossos, e que os Seus caminhos são mais altos que os nossos caminhos (Isaías 55:8-9); Também nos diz que antes que as coisas fossem criadas, Deus já existia! De eternidade a eternidade, Ele sempre foi Deus (Salmos 90:2). 
Tudo isto e muito mais, foi registrado, porque um dos "sonhos de Deus" (se é que podemos chamar assim), uma das intenções de Deus, era que essas informações se tornassem conhecidas de muitas pessoas.

A Bíblia está repleta de informações sobre os sonhos de Deus para o seu povo, para os seus filhos, para a sua igreja... Nada disso existe atoa. Deus criou com um propósito.
E algo maravilhoso acerca dos sonhos de Senhor, e que os coloca mais uma vez numa posição totalmente acima dos nossos, é que seus propósitos/sonhos não podem ser impedidos/frustrados (Jó 42:2). Eles vão se cumprir! Isto é fato.
Aquilo que Deus sonhou para nós; aquilo que Deus sonhou para a sua igreja; o que Ele sonhou para as nações vai acontecer. Não há nada que possa mudar isso.

Mas a pergunta que não quer calar é: Será que eu faço parte desta Igreja? Será que verdadeiramente eu faço parte deste povo  que irá experimentar a concretização dos sonhos de Deus? Ou será que minha vida religiosa é algo meramente humano? Que me reúno semanalmente com um grupo de pessoas que nunca irão vivenciar as realizações dos sonhos do Senhor?

Dentre os muitos sonhos de Deus para a sua Igreja, encontrados na Palavra, e que estudamos no culto do dia 07/01/12 em Belo Oriente, quero ressaltar nesta postagem apenas um.

Deus sonhou com uma Igreja que o amasse acima de todas as coisas, com toda a sua força e entendimento e que amasse ao seu próximo, como ama a si mesma (Mateus 22:36-40).

Dizer que amamos a Deus, tem se tornado algo cada vez mais fácil e banal. Hoje em dia, muitos dizem que amam a Deus, mas poucos demonstram este amor.
O amor nunca foi, e nem pode ser medido por palavras. Palavras por palavras, não contam. Deus não disse que amava a humanidade e pronto! Mas provou o seu amor para conosco, entregando o seu único Filho, para morrer no lugar dos pecadores (Romanos 5:8).
Um amor que é só cantado em momentos de culto ou em qualquer outro lugar (casa, carro, trabalho etc..), não serve.  
Infelizmente, tenho visto pessoas dizendo que amam a Deus, mas não estão dispostas a sequer conhece-lo! Não estão nem um pouco interessadas! Preferem ficar em casa vendo T.V. ou fazendo qualquer outra coisa. Preferem descansar a estarem com Deus. Preferem o lazer a estarem com Deus, preferem a família a estarem com Deus. Preferem o dinheiro a estarem com Deus. Para essas pessoas, não importa o que é, qualquer coisa é mais importante do que conhecer a Deus. Como podem amar o que não conhecem e nem se interessam por conhecer? Mas essas mesmas pessoas, não hesitam em encher a boca para dizer que amam a presença de Deus, e que o servem de todo o coração. 
Roubam o Senhor no dízimos; mentem descaradamente para saírem de situações corriqueiras na sociedade; 
não se importam com o testemunho cristão dentro de casa; fingem uma vida de santidade para os de fora de casa; não são capazes de perdoar; não demostram amor ao próximo; e por aí vai.

Deus não sonhou com uma igreja assim! E é por esta razão que precisamos refletir se verdadeiramente fazemos parte do corpo daquele povo que vivenciará a concretização dos sonhos do Senhor, ou se estamos vivendo uma fantasia espiritual. Porque, a Igreja do do Senhor espalhada pelo mundo afora, o ama de todo o coração, busca conhece-lo a cada dia e obedecer os teus ensinamentos.

Tiago Rocha.