quarta-feira, 21 de abril de 2010

Células Vivas

Amigos, aqui é o Tiago.
Desde Fevereiro, nossa igreja está em um processo de implantação do grupo de "Células"; então nos reunimos nas terças-feiras e na EBD para um treinamento especial. A intenção, é que se comece os grupos a partir do segundo semestre.
Para a minha surpresa, neste ultimo domingo o Pastor no final da nossa reunião de EBD disse que o nosso grupo sofreria sua primeira divisão, pois éramos mais de 5o pessoas e um dos objetivos é nos reunimos em pequenos grupos. Então houve um sorteio dividindo a equipe em 3 novas células. o sorteio aconteceu da seguinte maneira, cada pessoa recebia um numero de 1 a 3, e assim se formava os grupos, segundo o numero que cada um recebia. Mas todo mundo da equipe já tinha recebido numero e eu fiquei sem! Pensei:"Não é possível que o Pastor não está me vendo! estou na primeira fila!!!".. enfim, fiquei sem numero mesmo.
Foi então que o pastor disse que 3 pessoas não receberam numero propositalmente.. ele mesmo não se deu numero, uma irmã também não recebeu, e eu também não. Aí que vem a surpresa.. essas pessoas seriam os Líderes do grupo!
Ah! meu coração gelou naquele instante! Tantas pessoas no grupo que eu considero muito mais aptos para a liderança do grupo, inclusive tem um irmão do grupo que pra mim é um exemplo, e meu desejo muitas vezes é me tornar parecido com ele. Mas de qualquer forma, me senti muito feliz, honrado, sei que é uma responsabilidade muito grande, e acredito que foi um propósito de Deus pra mim e pro grupo também.
Ontem foi nosso primeiro encontro. Foi uma bênção pra minha vida! Como o grupo estava reduzido, éramos 18 pessoas, pudemos ter mais iteração uns com os outros, e sentir mesmo o Espírito Santo agindo nas nossas conversas e reflexões.
Eu levei minha câmera pra tirar algumas fotos do nosso primeiro encontro, mas fiquei tão envolvido com tudo o que aconteceu, que esqueci completamente das fotos. Semana que vem, vou tentar lembrar.

Um abraço a Todos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

"A casa do Oleiro" Jeremias 18

"Olaria
s. f.
1. Fábrica de louça de barro.
2. Arte de oleiro.
3. Objectos!Objetos fabricados com barro cozido."


Boa noite a todos, aqui é o Tiago.

Ao menos uma vez em cada semana, tenho meu momento a sós com Deus, é a hora que separo para ler a Bíblia, orar, falar com Ele sobre os meus anseios, chorar na presença do Senhor.. estes momentos são fundamentais na minha vida. E nesta semana, tive uma experiência incrível lendo Jeremias cap.18. Como Deus falou comigo naquele momento!! E é isso que vou compartilhar com vocês.

Logo no primeiro versículo, Deus diz a Jeremias, que ele precisava descer até a casa do Oleiro, pois lá é que ele ouviria Suas Palavras. Ah.. eu queria tanto ouvir as palavras do Senhor naquela noite.. foi então que entendi a mensagem do Senhor naquela hora! Para ouvir a voz de Deus, eu teria que descer a um lugar não muito agradável, um lugar sujo de barro,de terra, um lugar simplório.. e quando estivesse ali, me dedicar a fazer apenas duas tarefas, observar e esperar.

Continuando a história.. Quando Jeremias se dispôs e foi até onde Deus o havia mandado ir, ele se deparou com um oleiro que trabalhava em sua roda. A Bíblia diz que o vaso que estava sendo formado pelo oleiro, quebrou em suas mãos, então ele reutilizou o barro, e recomeçou um trabalho diferente do que estava sendo feito anteriormente.

Nesta hora, Deus fala:
vr5: "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro nas mãos do oleiro, assim sois vós nas minhas mãos, ó casa de Israel"

Estas Palavras foram como flechas certeiras em meu coração. Para ouvir a Deus, tenho que primeiro obedecer seu chamado de descer a uma posição de humildade. E quando penso em humildade, não me refiro a algo mais simples, sem luxo, sem conforto.. nada disso! Mas penso em me sujar mesmo com o pó do barro, é reconhecer que eu não sou nada, não tenho direito a questionar nada, pois na verdade é de barro que fui feito, de pó fui criado, e quantas vezes penso que tenho e que sou alguma coisa além disso.. e descobri que estou totalmente errado!

..Depois de obedecer Sua voz e reconhecer que nada sou além de barro, preciso também aceitar que estou nas mãos do Oleiro Jesus, que quebra, molda, faz e desfaz o vaso quantas vezes quiser, até que se chegue ao formato exato que imaginou desde o início.

Tenho passado por muitas provações no meu emprego, dificuldades em relacionamentos, alterações de humor constantes.. principalmente agora que me prepara para uma possível temporada no Seminário, como tem se tornado cada dia mais difícil!!! Mas sabe o que me falaram neste fim de semana? rss.. A empresa em que estou trabalhando, nada mais é que a "Casa do Oleiro"!!! É lá que Deus tem me quebrado todo os dias, lá que ele está me provando com fogo, mas não só isso, é lá que Deus está transformando o Tiago difícil.. Impetuoso, Obstinado.. e tantos outros adjetivos de Tiago... em um Vaso Novo! rsrs.
Gente.. se dependesse de mim, já estaria longe daquela empresa a muito tempo, Mas Graças a Deus que não depende. Graças a Deus, que nada depende de mim.

Ao final deste momento todo de comunhão com o Pai, recebi um presente.. mais um!
Deus me deu uma nova canção, que pra mim significa muito mais que uma música, mas é um fruto que vai sempre me trazer a memória aquilo que realmente sou; barro nas mãos do Oleiro.

"A casa do Oleiro" (letra e música: Tiago Rocha)

Eu preciso descer a casa do Oleiro
Humilhar-me com o pó
do barro em que fui feito
Dispor meu coração
Entregar-me por inteiro
Para ouvir a Sua Voz.

Como vaso em Tuas mãos me quebrar
Para nova obra em mim começar
Conforme o Teu coração
Com o mesmo barro Tu me refaz
Oh Oleiro minha vida está
Como vaso em Tuas mãos
Como barro em Tuas mãos.

Abraço a todos, que Deus abençoe.
Tiago Rocha

terça-feira, 13 de abril de 2010

Relacionamentos

Hoje quero pensar com vocês sobre relacionamento familiar, aliás sobre algumas atitudes que devemos e podemos ter para consolidar nossa família. Começo citando uma interessante pesquisa que li, segundo ela 70% das pessoas preocupam-se com o passado, 25% com o futuro e apenas 5% com o presente. Segundo os estudiosos do comportamento humano, estes, os que 5% que pensam no presente, são os mais felizes e sábios, por razões bem simples: O passado acabou, o futuro não sabemos se o receberemos e o que realmente temos é o presente. Deduz-se daí, que uma das maneiras mais primárias de se buscar a felicidade na vida e, claro, dentro da família, é saber usar o presente com equilíbrio e fazendo dele o momento mais extraordinário possível. A melhor maneira de fazermos isso e levando as pessoas que estão ao nosso lado se sentirem bem perto de nós. Não há outro jeito de tornarmos isso possível a não ser tendo atitudes agradáveis para com elas portanto, seja o mais simpático que você puder ser, seja gentil com as pessoas. Na Bíblia temos uma história que nos ilustra e muito bem o que devemos fazer. é a história do encontro de Labão com Jacó, este fato é narrado em Gênesis 29.1-14 e dele podemos tirar lições preciosas para nosso relacionamento familiar que, sem dúvida alguma, irá consolidar nossa união familiar. notem:
"Tendo Labão ouvido as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro". lição numero 1: vá ao encontro do outro. seja sempre você o primeiro a ir ao encontro do outro, mesmo naqueles momentos que você se julgar certo, que pensar que o outro foi quem errou, vá até ele, estenda a mão, procure entender. Nos bons e maus momentos, vá ao encontro do outro. Mas não com uma atitude de cobrança, de vingança, mas reconciliador, amistosa. Observe a segunda atitude de Labão: "Abraçou-o, beijou-o e o levou para casa"; Lembre-se, as pessoas precisam não apenas saber que são amadas, elas precisam sentir que são. e este sentimento não é produzido por palavras, mas por atitudes. Seja mais carinhoso, abrace mais, beije mais, as pessoas precisam de nosso toque. Labão ainda nos dá uma terceira lição preciosa para consolidarmos nossa família, o texto diz "Contou Jacó a Labão os acontecimentos da viagem"; Labão, deu atenção ao que Jacó tinha a dizer, e isto é extremamente importante para as pessoas. O que o outro tem a nos dizer precisa ser importante para nós e, ainda que não seja para nós, certamente o é para o outro, por isso ele deseja compartilhar conosco. Seja mais atencioso, faça o outro sentir que tem em você alguém disposto a ouvi-lo. Uma das necessidades primárias do ser humano é a do pertencimento, precisamos nos sentir de alguém, isto é, precisamos sentir que não estamos sós.
estas são algumas atitudes simples que podem causar grande impacto em sua vida e na vida de sua família.

SSR

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Presente imerecido

Paz para todos.

Neste final de semana, tive uma experiência muito profunda com Deus, e quero compartilhar com vocês.

Estava no meu quarto buscando ouvir a voz de Deus, as vezes eu busco por Sua voz em momentos específicos. Eu já tinha decidido que iria pedir demissão da empresa em que trabalho, mesmo não tendo outro emprego em vista. Mas de uma forma sabia que Deus não me deixaria na mão.
Abri a bíblia, e o texto que me veio a mente, foi a tentação que Jesus sofreu pelo próprio Inimigo. comecei a ler esta passagem e o que me chamou a atenção, foram as respostas que Jesus usava contra as coisas que Satanás oferecia ou sugeria a Ele. Busquei então as referencias das respostas e descobri que Jesus se referiu por duas vezes à passagens que se encontram bem próximas uma da outra e que também estão no mesmo livro; Deuteronômio. E era neste texto de Deuteronômio, que estava a mensagem de Deus para a minha vida naquele momento. O texto é Deuteronômio 9

Neste Capítulo, Deus esta confirmando o grande feito que realizaria em favor de seu povo Israel. Confirmando que eles atravessariam o Jordão sim, possuiriam uma terra boa e fértil sim e não apenas isso, mas Israel destruiria todos os seus inimigos, conquistariam as cidades deles e os lançariam fora. Mas o que falou profundamente ao meu coração, é o que está registrado a partir do versículo 5: "Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o SENHOR teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o SENHOR jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó"

Ah amigos, quantas vezes tenho esperado promessas do Senhor em minha vida, porém quando as recebo, como se fosse algo automático, meu coração se enche de orgulho, e começo até mesmo a encontrar méritos meus, por está vivendo o cumprimento de tal promessa.

Esta Leitura, foi feita na noite que antecedeu a minha conversa com o Pastor, a respeito da minha ida para o Seminário. Eu esta buscando uma resposta de Deus antes de conversar com o Pastor na manhã seguinte, e a resposta de Deus pra mim foi esta.
Deus sabe onde eu estaria se não fosse a Sua mão em minha vida.. e de 2 anos pra cá, tantas coisas vem acontecendo comigo.. tantas mudanças, tantas transformações, até mesmo esta possibilidade de ir para o Seminário, mas nada disso, nenhuma dessas mudanças, é mérito meu.
Reconheço que tenho muitas coisas para serem mudadas ainda, muitas coisas mesmo! Contudo espero em Deus.
E o texto prossegue: v6: "Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR teu Deus te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo obstinado".

É lindo ver o amor de Deus com o povo de Israel, da mesma forma Ele me ama, mesmo sendo eu alguém "obstinado", teimoso, cabeça dura, cheio de coisas reprováveis, mesmo assim o Amor de Deus por mim e por você que está lendo este post também, o amor Deus por nós é tão grande, que nos faz receber as Suas promessas Incomparáveis.
Depois de ter ouvido de Deus estas coisas, alguns pensamentos mudaram em mim. comecei a agradecer pelo que já tinha recebido, como o emprego mesmo, que eu estava afoito em pedir demissão, mas me lembrei que ele foi um presente de Deus em um momento no qual estava precisando. Pude perceber que estava reclamando de coisas que foram pedidos meus atendidos por Deus! Que vergonha! Comecei então a pedir perdão a Deus, por tudo isso.. E hoje estou bem mais leve, em paz, sabendo que Deus é quem está no controle. e que muitas coisas ele fará ao meu favor, não preciso me preocupar e nem me precipitar com nada.

Que Deus possa falar com você através desta experiência.
Abraços a todos.
Tiago.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Direcionamento Espiritual

Amigos leitores, aqui é o Tiago.

Deus tem feito grandes coisas em minha vida, mesmo sem o meu merecimento.. alias, se Deus olhasse nosso merecimento, nunca receberíamos nada dEle.

E eu quero compartilhar com vocês uma grande novidade! Esta semana, eu pude conversar mais uma vez com meu Pastor a respeito de um chamado específico de Deus para mim. Disse a ele em uma de nossas conversas que gostaria de ir para o seminário! E antes de ontem (07/04/10), ele pode me dizer qual seriam os primeiros passos necessários para que isso pudesse acontecer.
Me senti muito feliz em saber que ele acredita nesta vocação em minha vida, e não apenas ele, mas vários outros irmãos.

O 1° passo, seria uma carta uma carta enviada por mim, para o conselho da igreja (enviei a carta ontem) rs! E tive o retorno que ele recebeu.. estou aguardando a reunião do Conselho que será neste sábado.
Sabe de uma coisa? ..Antes de entrar na igreja eu tinha tantos outros sonhos.. algo que eu nunca pensava era isso, ir pra um Seminário me preparar para o Ministério. Mas já a algum tempo, esse desejo tem se mostrado intenso em meu coração, não apenas pela minha participação no Ministério Bugre e São José, mas o que me tem me trazido motivação nos dias atuais é servir a Deus, buscar conhece-Lo e estar envolvido com Seu Reino.

Sei que a resposta certa vem do Senhor.. ainda faltam muitos outros passos.. Mas espero confiadamente nEle.

Abraços a todos.
Tiago

domingo, 4 de abril de 2010

Somos Irmãos

Amados, bom dia. Aqui é o Tiago

Nesta última quinta-feira, logo após ao Estudo Bíblico, fui convidado para ir a casa de um irmão da Igreja por ocasião do seu aniversário. A princípio fiquei um pouco sem jeito, talvez por não ter nenhuma intimidade com ele e com ninguém de sua família.. mas aceitei sim. Eu não sabia onde era a casa dele, então pensei em pedir "carôna" a outros irmãos, porém sempre que me dirigia a algum irmão perguntando se ele iria ao aniversário, a resposta era sempre negativa! Por a igreja já estava ficando vazia e eu não tinha conseguido encontrar ninguém que estivesse indo para o aniversário! Daí tive a brilhante ideia de recorrer ao Pastor da Igreja! Pensei: "sem dúvidas ele vai à esta reunião". Mas antes mesmo de me aproximar do Pastor, sua esposa me disse que eles estavam "super-atrasados" para uma festinha infantil que aconteceria do outro lado da cidade e chegaria ao fim ás 22:00 horas em ponto! Meu Deus! (pedi a Deus que me mostrasse se eu realmente deveria ir ou não ao lugar em que estava pretendendo ir), foi quando um amigo mais de idade se aproximou de mim e perguntou se eu estava pensando em ir a tal reunião.. Rs, em fim.. Fomos para lá.

E é nesses momentos queridos, que eu vejo a mão de Deus. Eu fui parar na casa de um irmão que a anos é membro da igreja que eu a apenas 2 faço parte. Quando entramos na casa, sua esposa perguntou meu nome! Embora tenha ficado surpreso, não fiquei chateado de forma nenhuma, pois o Reino de Deus é muito grande, não há como conhecermos todas as pessoas mesmo. E em nenhum momento, me vi constrangido por estar ali. Pude perceber que O irmão que fazia aniversário, gostaria que estivessem mais pessoas presentes, realmente éramos um grupo bem pequeno de pessoas, mas dali surgiram pedidos de oração.. compartilhar de bênçãos, um momento de comunhão muito agradável, isso tudo entre pessoas que se viam pela 1ª vez. (salvo quem já se conhecia)
Antes de orarmos, eu disse ao casal, que no dia anterior, nós nunca tínhamos tido uma conversa, mas em algumas oras depois, já temos motivos de oração uns pelos outros.

É muito bonito ver que a família de Deus existe realmente. e ela não se limita só na extensão do meu bairro ou da minha cidade, mas está espalhado pelo mundo inteiro.
Eu tenho vontade de conhecer mais cidadãos deste Reino!

Que Deus esteja com todos os Irmãos.
Tiago