terça-feira, 13 de abril de 2010

Relacionamentos

Hoje quero pensar com vocês sobre relacionamento familiar, aliás sobre algumas atitudes que devemos e podemos ter para consolidar nossa família. Começo citando uma interessante pesquisa que li, segundo ela 70% das pessoas preocupam-se com o passado, 25% com o futuro e apenas 5% com o presente. Segundo os estudiosos do comportamento humano, estes, os que 5% que pensam no presente, são os mais felizes e sábios, por razões bem simples: O passado acabou, o futuro não sabemos se o receberemos e o que realmente temos é o presente. Deduz-se daí, que uma das maneiras mais primárias de se buscar a felicidade na vida e, claro, dentro da família, é saber usar o presente com equilíbrio e fazendo dele o momento mais extraordinário possível. A melhor maneira de fazermos isso e levando as pessoas que estão ao nosso lado se sentirem bem perto de nós. Não há outro jeito de tornarmos isso possível a não ser tendo atitudes agradáveis para com elas portanto, seja o mais simpático que você puder ser, seja gentil com as pessoas. Na Bíblia temos uma história que nos ilustra e muito bem o que devemos fazer. é a história do encontro de Labão com Jacó, este fato é narrado em Gênesis 29.1-14 e dele podemos tirar lições preciosas para nosso relacionamento familiar que, sem dúvida alguma, irá consolidar nossa união familiar. notem:
"Tendo Labão ouvido as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro". lição numero 1: vá ao encontro do outro. seja sempre você o primeiro a ir ao encontro do outro, mesmo naqueles momentos que você se julgar certo, que pensar que o outro foi quem errou, vá até ele, estenda a mão, procure entender. Nos bons e maus momentos, vá ao encontro do outro. Mas não com uma atitude de cobrança, de vingança, mas reconciliador, amistosa. Observe a segunda atitude de Labão: "Abraçou-o, beijou-o e o levou para casa"; Lembre-se, as pessoas precisam não apenas saber que são amadas, elas precisam sentir que são. e este sentimento não é produzido por palavras, mas por atitudes. Seja mais carinhoso, abrace mais, beije mais, as pessoas precisam de nosso toque. Labão ainda nos dá uma terceira lição preciosa para consolidarmos nossa família, o texto diz "Contou Jacó a Labão os acontecimentos da viagem"; Labão, deu atenção ao que Jacó tinha a dizer, e isto é extremamente importante para as pessoas. O que o outro tem a nos dizer precisa ser importante para nós e, ainda que não seja para nós, certamente o é para o outro, por isso ele deseja compartilhar conosco. Seja mais atencioso, faça o outro sentir que tem em você alguém disposto a ouvi-lo. Uma das necessidades primárias do ser humano é a do pertencimento, precisamos nos sentir de alguém, isto é, precisamos sentir que não estamos sós.
estas são algumas atitudes simples que podem causar grande impacto em sua vida e na vida de sua família.

SSR

2 comentários:

  1. Grandes lições podemos tirar deste post. quero dizer que gostei muito da passagem citada em Gênesis(o Encontro de Labão com Jacó), pois este texto foi usado aqui em um post de janeiro"Nada é como era antes".
    vou até enfatisar uma frase deste ultimo post, seguinte: "as pessoas precisam nao apenas saber que são amadas, elas precisam sentir que são.."
    Isso é uma verdade e é sério tbm! já vivi muito isso, de só ouvir que sou amado, mas não ma sentia assim.
    Mas isso muda quando encontramos o amor de Jesus. esse amor é incomparável mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ei tiago como e bom a gente ter esse relacionamento com o pai neh?As vezes a gente se sente so desprezado mas existe aquele que nunca nos abandona o NOSSO DEUS..ELE supre nossas nececidades quando choramos ele esta conosco..confie nele e seja qual for sua nececidade emocional,espiritual,sentimental... ELE fara o impossivel por te amar!amem

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Obrigado por deixar o seu comentário!