segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Serviço Real - ( desta vez em Ubá - MG)

"Viste o homem diligente na sua obra? Perante Reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior". (Provérbios 22:29)

Olá a amigos, aqui é o Tiago.

Neste fim de semana, tive a oportunidade de ir com meu pai a uma cidade chamada Ubá que fica aqui em Minas mesmo.
Meu pai daria uma palestra sobre saúde emocional e eu fui apenas para acompanha-lo na viagem.
Porém, como todas as coisas que existem e acontecem, são por algum motivo ou propósito espiritual, essa viagem não poderia ter sido diferente!
O texto de provérbios mencionado acima, fala de homens que levam a sério as suas obras. Nós, no papel de integrantes do reino de Deus, temos que levar a sério o serviço para o qual fomos chamados.

Bem, chegamos em Ubá, mas nunca tínhamos ido até lá antes e os telefones que possuíamos para entrar em contato com os pastores que nos receberiam e nos dariam instruções, não estavam funcionando. 
Ubá, tem aproximadamente cerca 150 mil habitantes, e não conhecíamos nenhum. Decidimos então esperar alguém aparecer na porta da igreja, e Deus enviou um jovem ao nosso encontro.

O que não era pra ser algo surpreendente nem muito menos impressionante, nos surpreendeu e impressionou bastante! A presteza do rapaz enviado por Deus era algo fora do comum.
Quando avistamos um rapaz segurando uma bíblia e aproximando-se da igreja, nos apresentamos a ele, falamos sobre a palestra que aconteceria no dia seguinte e ele providenciou todos os meios para que nos estabelecêssemos bem naquela noite. Forneceu os números de telefone de todos os pastores, presbíteros, líderes que conhecia, inclusive o seu número pessoal e residencial. Nos levou ao hotel mais próximo da igreja, se dispos a levar-nos ao sítio onde aconteceria a palestra na manhã seguinte, e tudo isso ele fez com muita educação e simpatia, sem ao menos nos conhecer.

Quando a Bíblia fala sobre o serviço real, ela fala para todos os que pertencem ao Reino de Deus. Infelizmente, cenas como essa que vivenciamos neste fim de semana, não são tão comuns como deveriam ser.
As vezes, somos tão indiferentes com as pessoas que fazem parte da nossa própria igreja, nem nos importamos com o que se passa na vida de outros irmãos. Afinal, temos tantos problemas também, temos tantas coisas pra fazer, nosso tempo é tão precioso e tão curto, que mais vale a pena preocuparmos com nossas coisas aos dilemas e conflitos alheios.

Amigos, pensamentos e atitudes assim, não deveriam fazer parte do Reino de Deus, pois o ideal é sermos diferentes das pessoas do mundo e nos importarmos uns com os outros e demonstrarmos isso com atitudes.

Comentei com meu pai acerca deste rapaz, dizendo que a sua atitude para conosco não deveria nos impressionar, pois todos que fazem parte do corpo de Cristo deveriam agir assim.

Esse jovem tornou-se um exemplo para mim. Quero agir da mesma maneira em situações semelhantes, quero ter o mesmo espírito de serviço e prontidão que ele demonstrou com atitudes e não apenas com palavras. Não poderia deixar de compartilhar com vocês este acontecimento.
Que nós possamos ser cada dia mais diligentes em nossa obra  e no serviço real.
Grande abraço a todos.

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito". (Romanos 8:5)


momentos na reunião do Presbitério em Ubá

momentos na reunião do Presbitério em Ubá

momentos na reunião do Presbitério em Ubá

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lidas da Vida. (novamente em Manhuaçú)

Pessoal, aqui é o Tiago.

Neste último domingo, acidentalmente bati minha cabeça num poste de placa em Ipatinga. Na hora, pareceu muito engraçado... Eu estava com um amigo indo pra igreja. Acabei não vendo o poste e bati nele.
Desde então, venho tendo fortes dores de cabeça e uma perca momentânea da audição no ouvido esquerdo.
No decorrer desta semana, essas dores foram aumentando e desde a tarde de ontem, não escuto mais nada no ouvido esquerdo.

Fui ao Otorrino hoje para saber o que estava acontecendo e ao final da consulta, ele disse que a pancada acabou resultando numa pequena perfuração do tímpano esquerdo e que havia também uma inflamação, o que estaria gerando a perca da audição. Segundo o especialista, a lesão é pequena e não será necessário nenhum procedimento cirúrgico, porém há um tratamento que graças a Deus já estou sendo submetido a ele, mas não sabemos ainda ao certo quando voltarei a escutar normalmente.

Embora o médico tenha garantido que isto é curável, estou muito chateado com essa situação. Deus sabe que não estou revoltado, nem coisa alguma do gênero, mas ficar sem escutar, tem sido um incomodo desagradável, e o que mais me aborrece, é não poder cantar, pois a afinação depende totalmente da audição. Nessa temporada aqui em Manhuaçú, queria compor coisas novas, conhecer pessoas e encontrar alguns amigos para trocarmos algumas ideias em relação a música, mas com o ouvido assim não será possível. Sobretudo, confio em Deus. Ele sabe o que faz.

Nesta segunda próxima, começo a trabalhar num Hotel aqui em Manhuaçú. Conversei com o grupo hoje, e pretendo ficar com eles até o final de Dezembro deste ano; porque em Janeiro, se for da vontade de Deus, estarei em Ipatinga, onde será definida a minha ida ou não para o Seminário.

A pouco, em uma conversa com um amigo pelo msn, Deus me fez lembrar do seguinte versículo:
"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.
Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos".(Isaías 55:8-9)

E realmente, os planos/caminhos/sonhos/pensamentos de Deus são insondáveis. Ele sabe o que é melhor pra cada um de nós.

Forte abraço
Tiago.

sábado, 13 de novembro de 2010

De frente com as expectativas!

Pessoal, aqui é o Tiago.

Acabei de fazer a prova do Seminário. Graças a Deus, acredito que fiz uma boa prova. Fiquei de 9:00h as 14:30 sem parar! Agora, é só aguardar o resultado no dia 30/11.
Mesmo tendo estudado bastante (principalmente ontem), sei que errei muitas coisas, pois marquei respostas que eu não sabia! Mesmo assim, acho que a prova de Literatura e de símbolos de Fé, vão me ajudar!

Vejo nesses momentos, o quanto Deus é misericordioso com as pessoas. 
Se formos pensar em nossa preparação para o Ministério, variamos que nunca estaríamos aptos para fazer coisa alguma pra Deus. Mas é Ele mesmo que escolhe nos servir da Sua graça e permitir que participemos do Seu Reino e das suas coisas. E tudo é no tempo Dele também. Imagino a quantidade de rapazes da minha idade que a poucos minutos, passaram pela mesma expectativa, a mesma prova, o mesmo objetivo, mas é Deus quem sabe as pessoas que vão passar desta vez ou não. Porque o tempo do Senhor precisa ser cumprido.

Bem, mas não posso esconder meu desejo de ser aprovado neste exame. Se isso acontecer, faltará apenas uma etapa que decidirá se vou mesmo para o Seminário no ano que vem ou não.

domingo, 7 de novembro de 2010

Igreja de Cristo, Preparem-se!



Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores" (Marcos 2:17)

Amigos, precisamos refletir com muita seriedade nesta afirmação do nosso Senhor. Temos vivido uma praga em nossas igrejas; Algo repugnante e tão antigo que o próprio Jesus a mais de 2 mil anos atrás se posicionou totalmente contra; Muitos chamam de preconceito, outros de discriminação, julgamento indevido e etc... mas aqui, chamarei estas práticas de PECADO! Me entristeço ao ver grupos de cristãos zombando de pessoas marginalizadas pela sociedade; Pessoas essas que ainda não foram alcançadas pela Salvação, mas que estão no foco do amor de Deus e por tanto, deveriam ser nosso alvo de amor, diálogo, compreensão e oração, não de zombaria e desrespeito através de críticas desamorosas e piadas ofensivas.  

Mas neste post, quero propor algo especial a vocês leitores e irmãos em Cristo. 
Tenho recebido de Deus um entendimento que tem mexido muito com meu interior. Acredito que Ele tem preparado um tempo (e está chegando) onde diversas "tribos sociais" (Emos; homossexuais; manos; prostitutas; dependentes químicos; entre outros), irão invadir (no bom sentido) as igrejas cristãs em todo o mundo, buscando por Deus, pois serão tocados por Ele. 
Tenho certeza que isso irá acontecer em breve (e já está acontecendo), mas o fato é que deveríamos estar, mas não estamos aptos para este momento.
Graças ao nosso orgulho, a nossa altivez, por pensarmos ser mais dignos do evangelho, e mais puros que outras pessoas, não poderemos passar por este momento ilesos.


Por isso, quero propor um desafio a você que possui esta mesma Visão Espiritual, pois sei que Deus tem colocado isso no coração de muita gente. Estaremos a partir de agora, orando e clamando a Deus por nossas igrejas e pelos Ministros que Ele levantará para serem canais de bênçãos e pontes entre essas tribos e a vida cristã comunitária. Pois Jesus não veio para os bons, mas para os que estão doentes.
Nós acreditamos nisso Senhor!


Um abraço a todos.
Tiago

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Síndrome de Peter-Pan. O que a Bíblia diz a respeito?

Pessoal; li este texo no Blog do Pr. Gustavo e achei interessantíssimo; até por que, ontem mesmo eu conversei com um amigo no msn e ele disse acreditar ter a síndrome de Peter-Pan devido as situações que tem vivenciado.Quero dedicar este post especialmente pra ele e dizer que o Senhor sabe de todas as coisas.
Que Deus possa falar na vida de cada leitor assim como falou na minha vida através desta mensagem tão profunda. Abraços. Tiago Rocha
  “Como meninos, agitados de um lado para o outro”

Essas palavras de Paulo são reveladoras. Ele diz que não devemos ser “como meninos, agitados de um lado para o outro” (Efésios 4.14). Não podemos permanecer crianças pelo resto das nossas vidas. O não crescimento e não desenvolvimento de um bebê é sinal de algum tipo de enfermidade ou anormalidade. Uma criança saudável e normal cresce e se desenvolve. É isso o que Paulo está dizendo aos cristãos. O novo-nascimento não é o bastante. Precisamos crescer, nos tornar maduros e cada vez mais parecidos com Jesus (Efésios 4.13). Deus não nos salvou e arrancou das garras do diabo a fim de que fôssemos crianças para sempre. Deus não planejou e nem deseja que sejamos bebês ou meninos espirituais por toda a nossa peregrinação nessa terra.

Na verdade, o diabo é quem tem esse desejo e projeto. Se ele não consegue nos aprisionar nas trevas, ele tenta nos aprisionar na infância espiritual. Se ele não consegue impedir-nos de encontrar com Deus, ele tentará impedir-nos de crescer em Deus. Se ele não consegue abortar o nosso novo-nascimento, ele tentará abortar o nosso crescimento. Ele trabalhará de todas as maneiras, usará de todos os seus estratagemas, lançará todos os seus dardos inflamados, enviará todos os seus ventos e sugestões para que permaneçamos simplesmente bebês espirituais, gente que não cresce, doentes na alma e no espírito, velhos no corpo e meninos na fé.

Meninos são fáceis de serem agitados e levados de um lado para o outro. Meninos são facilmente manipulados. Basta vir uma onda mais forte, um vento mais furioso, um argumento – aparentemente – mais convincente, um presente mais bem embrulhado, uma recompensa mais imediata, uma palavra mais colorida e os meninos se deixam levar. Os meninos não se levam a si mesmos, mas são levados pelos outros. São carregados por todos os que simplesmente têm a intenção de carregá-los. Não é necessário muito malabarismo para levar as crianças. As crianças são atraídas por tudo o que parece bonito e traz satisfação imediata. Por isso não é difícil fazer com que os meninos troquem os tesouros do amanhã pelas bugigangas do presente, as promessas de Deus pelas promessas do diabo, a Palavra do Senhor pela palavra do homem, a cidadania nos céus pelos prazeres transitórios do pecado.

Por essa razão, o apóstolo Paulo faz uma apelo em prol do crescimento dos cristãos! Não basta ter acontecido o novo nascimento; tem que haver crescimento. Jesus não morreu e ressuscitou simplesmente para salvar o ser humano da morte eterna, mas também para salvar o ser humano de uma infância perene. Jesus morreu, ressuscitou e concedeu dons aos homens para eles crescerem e chegarem “à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13). Nós não nascemos para não crescer! Pelo contrário, nós nascemos para nos tornarmos adultos! Enquanto o crescimento é normal, o não-crescimento é sinal de anormalidade. Um bebê que nasce e não cresce é um bebê anormal. Pela fragilidade da sua condição, ele precisa de cuidados especiais a fim de não ser levado de um lado para o outro, de uma enfermidade para outra enfermidade, de uma escravidão para outra escravidão.

Nós precisamos crescer! Não podemos permanecer debaixo da Síndrome e maldição de Peter Pan. Não podemos permanecer debaixo da escravidão de Satanás, sendo crianças por toda a nossa vida cristã. Jesus morreu e ressuscitou para nascermos e crescermos, para passarmos pela infância e chegarmos à maturidade. A nossa conversão e o novo nascimento não são o fim, mas apenas o início da nossa salvação. Nascemos de novo para crescermos de novo. Precisamos crescer até nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Jesus é o nosso padrão de crescimento. Para sabermos o quanto já crescemos, basta sabermos o quanto parecemos com Jesus. Não basta dizermos que amamos Jesus, mas sim amarmos com Jesus amou, perdoarmos aos outros com Ele perdoou, relacionarmo-nos com o Pai como Ele se relacionou, obedecermos a Deus como Ele obedeceu, entregarmo-nos em favor dos outros como Ele se entregou, servirmos às pessoas como Ele serviu, desapegarmo-nos do mundo como Ele se desapegou, profetizarmos ao mundo como Ele profetizou, andarmos nessa terra como Ele andou.
*(creditos: Pr. Gustavo Bessa)