Nas paginas do Apocalipse podemos ter uma ideia de como será o futuro julgamento da Grande Prostituta (Ap 17). Não é pequeno o número de suas vítimas espalhado por todo o mundo. Usando suas poderosas armas de sedução, A Grande Prostituta não perde tempo. Seu fim já está determinado e garantido. Será junto com todo o império das trevas no Juízo final. Mas enquanto esse dia não chega, ela continua por aí, e nós vivemos cercados pelos seus sedutores e perigosos laços.
Mas será que é possível resistir às suas tentações? E se por acaso não resistirmos, o que acontecerá?
Bem, a Bíblia registra duas histórias notáveis de jovens que foram aliciados por ela. As histórias são parecidíssimas no primeiro momento, e mostram como é a sua ação sedutora; Mas elas se divergem na resposta e na atitude dos jovens frente a mesma situação.
Duas mulheres casadas se ofereceram, insistiram, deram garantias de segurança e agarraram o homem que desejavam. Aprimeira aproveitou-se de que não havia ninguém, em casa (Gn 39:11). A segunda alegou que o marido havia saído para uma longa viagem de negócios e não voltaria antes da "lua cheia" (Pv 7:19-20).
Os dois homens eram jovens e solteiros. O primeiro disse não a todas as investidas da mulher casada. Quando ela o agarrou, ele fugiu. O segundo não resistiu à sedução da mulher casada, que o convidou para embriagar-se de carícias até o amanhecer e gozar as delícias do "amor" numa cama forrada com linho e perfumada com aloés e canela. Quando ela o beijou e o agarrou em plena rua, sob a proteção das sombras da noite, o rapaz se deixou levar e a seguiu imediatamente.
O primeiro rapaz era José, filho de Jacó e administrador dos bens de Potfar, marido da mulher que tentou seduzi-lo (Gn 39: 1-23). O segundo não tem nome próprio, mas é chamado de imprudente, ingênuo, néscio e também de "adolescente sem juízo", nas diferentes versões da Bíblia (Pv 7:6-27).
Pois bem, vejamos o final das histórias.
O disciplinado José foi parar no palácio de Faraó e tornou-se governador do Egito numa fase extremamente difícil para o país. Já o jovem inexperiente (coitado...), como um boi levado ao matadouro, caiu na armadilha da mulher, sem saber que isso lhe custaria a vida.
"Por isso meu filho, ouça-me; dê atenção às minhas palavras. Não deixe que o seu coração se volte para os caminhos dela, nem se encante por tais seduções, pois muitos foram as suas vítimas, os que ela matou são uma grande multidão. A casa dela é um caminho que desce direto para a morte e depois para as moradas do inferno" (Pv 7: 24-27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Obrigado por deixar o seu comentário!