sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Intimidade

Porque o Senhor detesta o que procede mal, mas reserva sua intimidade para os homens retos. (Provérbios 3:32).

Existem mais tesouros neste verso do que podemos descrever. Intimidade, é algo grande de mais.
Marcou-me muito na carta do Rubem Amorese (potagem anterior), o que foi dito sobre oração; que só sabemos pedir e agradecer coisas à Deus; em sua grande maioria, coisas que Ele já nos deu, e mais de uma vez.
Isso me fez refletir sobre as nossas reuniões de oração na igreja, e sobre os momentos de oração em particular com o Senhor. É isso que é orar? Pedir e agradecer coisas a Deus? Mesmo que seja com fervor, com intensidade, lágrimas... Oração resume-se a isso?

O Senhor nos tem chamado, a um relacionamento íntimo com Ele. É algo tão grande, que fica difícil de imaginar. Já pensou como ficaria a sua oração sem os pedidos e agradecimentos? Será que restaria alguma coisa? Estranho né? Mas eu quero viver essa parte estranha da oração. Essa parte muitas vezes desconhecida de nós, não realizada em nossos cultos, nem nos momentos à sós com o Pai. Alias, só sabemos chamá-lo de Pai... (outro ponto da carta).

Sem dúvida alguma, Deus se importa com nossos dilemas, com nossas vidas, quer nos abençoar, Ele nos ama! É nosso Pai. Mas existe algo que ele também deseja de nós, e não nos forçará a isso, como nunca forçou; Quer que tenhamos um relacionamento profundo com Ele, conheçamos os seus segredos, sejamos seus amigos, assim como diz este mesmo versículo em outras traduções. E quando isso acontecer, sem dúvida teremos muito mais assunto com Deus, afinal de contas, seremos íntimos!
Mas ser íntimo de Deus, significa deixar de ser íntimo do mundo, deixar de lado as coisas desta terra. Não há como sermos amigo dos dois.
E temos nos tornado tão próximos do mundo, mas tão próximos, que nossas orações, forma com a qual podemos nos relacionar intimamente com o Todo Poderoso Criador do Universo, acaba se baseando apenas em pedidos e agradecimentos.

Senhor, eu quero conhecer os seus segredos, quero conhecer os seus mistérios, quero trabalhar contigo, ter assuntos contigo, passar horas conversando, como se estivesse na companhia do meu melhor amigo terreno. Quero viver seus sonhos, quero ser participante no teu ministério, deleitar-me na tua presença, dividir alegrias e tristezas; Eu quero ser íntimo de Ti.

Tiago Rocha   

2 comentários:

  1. Tiago, como é bom saber que vc tem pensado desta forma, acredite..esses dias eu tb tenho refletido muito sobre isso! Temos Jesus como o primeiro em nossa vida, mas muitas vezes nos dirigimos a Ele como se fosse alguém distante, escondido atrás dos céus..e principalmente se achegado a Ele com os mesmo pedidos e agradecimentos..
    E nossa relação com Jesus deve ser mais do que isso,pq temos intimidade total,liberdade para nos abrirmos a Ele sem reservas, e fazer Dele como vc disse; "nosso melhor amigo terreno"
    E nem sempre aproveitamos totalmente desse privilégio que temos.
    Na biblia diz:
    “E, orando, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” (Mat 6:7).

    Vamos ser mais naturais, menos robóticos..
    porque não há intimidade maior do que a relação de um PAI e filho..
    E nós somos os seus filhos queridos..somos a menina dos olhos de Deus.=D

    ResponderExcluir
  2. Num mundo onde a Intimidade com Deus é confundida (sem querer ou "com querer)com atividades na igreja, um clamor pode ser ouvido no deserto de nossos corações. Com gemidos, nossa alma geme, e clama: Senhor, sem a Presença da Tua Glória, não poderei prosseguir!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Obrigado por deixar o seu comentário!