sábado, 3 de julho de 2010

Como o Rei Saul

Como disse, nesta última quinta-feira, tive o privilégio de aplicar um estudo bíblico para a nossa igreja. Logo que recebi o telefonema, pensei: "Sobre o que vou falar"? No mesmo instante, veio em minha mente a história de Saul. Como não tenho nenhum livro próprio para estudos bíblicos, peguei a revistinha da EBD do Bugre comecei a passar as páginas das lições que já haviam sido aplicadas. como paramos de usar a revista, deixei de usa-la por um bom tempo. Foi quando abri numa lição que não havia sido dada ainda.. e o título era: "Saul, o primeiro Rei de Israel"!!!!!! Nem acreditei quando li esse título, entendi que Deus queria falar essa história através de mim naquela noite.

Comecei então um período de oração em favor do estudo, liguei pro meu líder espiritual e também pedi orações e conselhos, liguei também pro meu pai.
Durante toda a manhã, li 1Samuel cap. 9 a 15, e Deus então ministrou sua Palavra em meu coração.

Assim como Saul, muitas vezes nós somos escolhidos por Deus para agirmos em favor de Seu povo amado. A Bíblia diz que quando o Profeta Samuel avisou Saul que ele seria Rei em todo Israel, ele reconheceu a sua insignificância em função de ser usado por Deus e receber tanta honra, pois pertencia a Tribo de Benjamim, a menor em Israel.
Do mesmo modo, quando Deus nos chama, também olhamos para nossa pequinês diante da Grandiosa gloria de Deus e nos sentimos incapazes. Mas quando Deus escolhe alguém, Ele mesmo o capacita e o faz Instrumento em suas mãos.

Por um período de tempo, Saul reinou sobre Israel de maneira prudente. A Palavra diz que O Senhor estava com Saul. Porém, no decorrer da caminhada, o primeiro Rei de Israel, caiu em algumas ciladas.
Saul sabia que Deus o havia feito Rei sobre todo o povo, e por um deslize começou a se exaltar.
Quantas vezes isso acontece com nós também? Nós sabemos que Deus nos tem usado de maneira impressionante e então começamos a nos considerar independentes de Seu favor.
Por se considerar independente, o escolhido de Deus começou a fazer as coisas a seu modo, da maneira que lhe parecia melhor.

1º erro de Saul: Usurpação.
Ele usurpou a função que não lhe era permitido executar, contrariando a palavra do Senhor que dizia: "Espere por Samuel". Apenas Samuel o Sumo Sacerdote, poderia consagrar o holocausto ao Senhor! Saul cometeu um erro ao pensar que por ser Rei, por ser alguém escolhido de Deus, poderia oferecer o sacrifício.
Quantas vezes nós também somos tentados dessa maneira e pensamos que por sermos membros da igreja, podemos tomar as decisões do Pastor(ou julga-las), ou por sermos Diáconos e pertencermos à Diretoria da igreja, podemos passar por cima de qualquer um e até mesmo desrespeitar a função de um líder de grupo? Essa atitude não agrada a Deus. Mas Saul cometeu outros delitos..

2° erro de Saul: Juramento impensado.
Mais uma vez, Saul acreditando na sua própria força, fez um juramento impensado, que não envolvia apenas ele, mas a todo o exercito de Israel. Disse que ninguém deveria comer nada enquanto não tivessem obtido a vitória!
Meus amigos, Deus não nos pede juramentos ou votos. Mas quando o fazemos devemos cumpri-lo, pois se não o fizermos, sofreremos as consequências de ter quebrado o juramento. Assim Deus faz conosco, para mostrar que não devemos brincar com Ele, pelo contrário. Deus é coisa séria! Saul não pode cumprir o juramento, pois este se estendia a todas as pessoas. E Deus, considerou a quebra deste voto como pecado.

3° erro de Saul: Desobediência a Voz de Deus.
Deus ordenou que Saul e seu exercito atacasse o inimigo e destruísse tudo o que eles possuíam.
Casas, bens, animais, mulheres e crianças! Não era permitido deixar nada.
Mas Saul entendeu que era melhor preservar as coisas úteis, os gados, os bois... desobedecendo a prévia voz de Deus.
E isso tem acontecido conosco? Será que temos agido como Saul, fazendo o que entendemos ser o melhor e indo em direção contrária ao que Deus nos mandou fazer? Mas Saul não parou por aí..

4° erro de Saul: Vanglória.
Ao final da batalha em que ele poupou o que não deveria ter sido poupado, Saul se retirou para um lugar onde edificou um monumento em sua própria honra.
Temos visto isso em nosso meio? Pessoas que foram escolhidas por Deus, que por muito tempo abençoaram vidas, cidades até mesmo o país, e hoje estão erguendo monumentos em sua própria honra? São estrelas, personalidades.. perderam-se do caminho. Deus não se agrada disso.

5° erro de Saul: Engano
Quando o Profeta Samuel foi ao encontro de Saul para pedir-lhe explicações de todas essas coisas, o rei responde: "estou fazendo tudo o que me ordenou o Senhor"!
Saul estava completamente enganado, Deus não havia pedido nada daquilo! Samuel o pressionou perguntando por que ele havia poupado os animais e bens e Saul disse que havia separado o melhor dos despojos para oferecer em sacrifício de gratidão ao Senhor.
Infelizmente, temos vivido tempos, em que vemos pessoas e igrejas, indo em direção contrária à Palavra de Deus, com ensinamentos errôneos, falsas doutrinas, falsos profetas.. mas que acreditam estar na direção do Espírito Santo. Estão todos absurdamente enganados, caminhado diretamente para a morte eterna.

Deus rejeitou Saul como rei de Seu povo amado. Saul continuou no poder, continuou com seu exercito, mas o Senhor não estava mais com ele.
Ao invés de Saul, Deus escolheu um jovem que não era muito conhecido, que vivia nos campos cuidando de ovelhas, um jovem pobre, mas que agiria conforme a vontade de Deus.

Todas as vezes que se levanta alguém no Reino de Deus com o "espírito de Saul", o Senhor escolhe entre os seus alguém com o "espírito de Davi".

Foi essa a mensagem do estudo de quinta. Claro que lá, nós utilizamos de todas as referencias bíblicas que se encontram do cap.9 ao 15 de 1Samuel.
Espero que você possa refletir sobre esta história real. E se você leitor, é alguém que tem sido chamado e usado por Deus em Seu Reino, cuide para não cair nas mesmas ciladas em que Saul caiu.

Que o senhor abençoe a todos vocês.
Um abraço,
Tiago.

2 comentários:

  1. Excelente estudo! Que Nosso Deus continue iluminando você na preparqaação da exposição de Sua Palvra.
    Um forte abraço.
    PS.Uma bela canção.
    Silvio.

    ResponderExcluir
  2. Howdy! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the excellent work!

    my website :: Www.wigsinlondon.co.uk

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Obrigado por deixar o seu comentário!