sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Intimidade

Porque o Senhor detesta o que procede mal, mas reserva sua intimidade para os homens retos. (Provérbios 3:32).

Existem mais tesouros neste verso do que podemos descrever. Intimidade, é algo grande de mais.
Marcou-me muito na carta do Rubem Amorese (potagem anterior), o que foi dito sobre oração; que só sabemos pedir e agradecer coisas à Deus; em sua grande maioria, coisas que Ele já nos deu, e mais de uma vez.
Isso me fez refletir sobre as nossas reuniões de oração na igreja, e sobre os momentos de oração em particular com o Senhor. É isso que é orar? Pedir e agradecer coisas a Deus? Mesmo que seja com fervor, com intensidade, lágrimas... Oração resume-se a isso?

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Para a minha noiva

Eu gostaria que você me amasse, embora você diga que já me ama. Talvez você não perceba os sinais que demonstra, quando as coisas não estão bem entre nós. É por isso que escrevo-lhe esta carta. Se em algum ponto, você achar que estou sendo injusto, desconsidere. Só peço que leia isto com um coração generoso.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Coisas novas? Não, não... Eu quero as antigas!

Você deve estar se perguntando: "O que o Tiago quis dizer com esse título?"
Bem, é que durante o preparo das mensagens que ministro nos domingos à noite aqui em Naque, costumo ler e pesquisar bastante a respeito daquilo que Deus colocou em meu coração. E o Senhor tem trazido para mim, uma imagem de um homem normal, que vive uma vida corriqueira como todos nós. Entretanto, este homem quer viver uma vida diferente e ser um servo de Deus!

O fato é que não é fácil viver uma vida espiritual sendo ainda carnais (Romanos 7:14-17). A gente costuma ver pastores renomados na internet, na t.v, até mesmo em nossos púlpitos, e podemos correr o sério risco (e isso acontece) de pensarmos que eles não passam por dificuldades humanas e espirituais, assim como todos nós passamos (1 Pedro 5:9). Mas a verdade é que eles passam! E saber disso, mesmo que as vezes seja difícil de imaginar, que aquele pastor famoso, cheio de unção, esteja envolvido em situações delicadas espiritualmente falando, me dá um certo alívio, não por outras razões, a não ser a de me mostrar claramente que estamos todos juntos, na mesma caminhada, arenosa e pedregosa!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

2 anos Na Direção do Chamado.

É um motivo de muita alegria pra mim completar dois anos de Blog, e saber que quem tem dado certo! Saber que Deus tem abençoado!
Para quem não sabe, este espaço até pouco tempo tinha outro nome, "Vivendo o Sobrenatural". Quando eu comecei a editar o Blog, em 09/09/09, minha intensão era registrar as coisas sobrenaturais que aconteciam comigo o tempo todo! Havia pouco mais de um ano que eu tinha entregado minha vida a Jesus, e Ele, de uma forma tão surpreendente, começou a se manifestar através de situações muito marcantes pra mim! E muitas dessas experiencias, foram registradas aqui, nos anos de 2009 e 2010. Era claro pra mim a intervenção do Espírito Santo, nas coisas naturais. Cheguei até a criar um jargão (involuntariamente) dizendo que "tudo é espiritual"! Alguns amigos devem lembrar disso. E realmente, se vivemos sob o domínio do Senhor, vivemos uma vida de sobrenaturais.
Mas com o passar destes anos, O Senhor foi me direcionando para um Ministério. Eu não imaginava que um dia eu estaria trabalhando numa igreja, me preparando para o Seminário, pregando, administrando uma congregação. Essas coisas foram acontecendo naturalmente.

Quando foi em Agosto de 2009, já fazia pouco mais de um ano que eu estava na Igreja do Bom Retiro; eu participei de uma Cruzada Evangélica em BH, e senti algo muito forte em minha mente, me incomodando e dizendo que eu não poderia mais deixar de fazer alguma coisa no Reino de Deus. Desde então, muitos dos sonhos e planos que eu carregava comigo a anos, foram morrendo, perdendo o sentido, foram perdendo a graça! Se não fosse pra Deus, não tinha mais graça. Até este momento, eu havia passado um ano recendo do Espírito coisas que me supriam, alimentavam, que me instruíram no caminho do Senhor, inclusive essas "experiencias sobrenaturais" que mencionei. Mas daí por diante eu sabia que existia um chamado em minha vida! Não sabia exatamente pra que, mas sabia que muitas coisas precisariam ser mudadas e adequadas à minha nova visão. 
A primeira delas, foi o término de um namoro. Quando eu cheguei em Ipatinga, no mesmo dia eu terminei um relacionamento. Não por falta de gostar, pois eu gostava muito; nem por falta de planos, pois tínhamos nossos planos; mas porque  eu precisava ter Deus em primeiro lugar na minha vida. 
Depois disso, eu fui conversar com meu pastor. Disse a ele que eu queria muito ser usado pelo Senhor em Seu Reino. Ele falou que eu já era muito usado pelo Senhor em nossa igreja. Ele disse que os irmãos tinham um carinho muito grande por mim; que a forma como as pessoas da igreja me viam, impressionava-o! Mas eu queria mais, eu queria o Reino! Então nós oramos.
Nessa época, eu trabalhava numa empresa de segunda a sábado. Quando eu entrei lá, eu até imaginei que eu poderia continuar ali por alguns anos, pois estava com intensão de estudar psicologia, enfim. Mas depois que eu voltei dessa Cruzada, trabalhar ali não tinha mais sentido nenhum pra mim! Eu fazia o trabalho questionando a Deus, qual era fruto que eu daria mexendo com óculos e câmera digital todos os dias! Ganhar dinheiro? Eu queria mais! Queria o espiritual! E aquilo tornou-se um peso em minha vida! mas continuei orando, colocando tudo nas mãos do Senhor.
No mês de Setembro, numa certa quinta-feira, eu estava tão cansado pelo serviço, já era mais de 19:00h, e eu estava saindo do expediente, e tinha reunião de estudo na igreja. Eu não perdia nenhuma! Ia sempre depois do trabalho direto pra lá. Mas nesse dia, eu relutei bastante comigo mesmo, pois estava exausto. porém acabei indo. Eu não sabia, mas algo ia acontecer nessa reunião que iria mudar o curso das coisas em minha vida!
A nossa igreja possuía na época, cinco Congregações em diferentes lugares da região. Duas delas, estavam enfrentando uma dificuldade muito grande, o que fez com que os trabalhos realizados lá cessassem! Que são as Congregações do Bugre e São José. Naquela noite, eu não me lembro do motivo, mas o pastor não estava presente, e o Admilson, que é um presbítero da igreja, disse no final da reunião, que ele havia ficado responsável por "retomar" o trabalho nessas duas congregações, e que ele estava indo lá com sua esposa aos domingos na parte da tarde, depois da Escola Bíblica. E disse também, que os irmãos que sentissem o desejo de ir com eles afim de conhecer o trabalho, e dar um apoio, era só entrar em contato com ele.
Meu coração deu um salto! Assim que acabou a reunião, eu me aproximei do Admilson e disse que eu gostaria muito de ir conhecer o trabalho! Sabe o que aconteceu? Ele riu, e perguntou se isso estava partindo de mim, porque o Pastor havia sugerido a ele que me chamasse para ir, e alguma outra pessoa sugeriu a mesma coisa para a sua esposa. E os dois já iriam me procurar para fazerem o convite! Rs. É ou não é algo espiritual? Rs.
A partir de então, eu comecei a ir com eles todos os domingos pra lá. Não porque eles me pediram, nem porque alguém falou, mas porque eu fiquei apaixonado com o que fazíamos, desde a primeira vez que fui, no segundo domingo de Setembro de 2009.

Deus estava me preparando. Lembro-me que na empresa, eu passava a semana inteira, de segunda a sábado, contando os dias para o domingo chegar. Sabia que não iria descansar o corpo, mas iria revitalizar o espírito. Eu tinha prazer em ir às Congregações do Bugre e São José.
Alguns meses depois, no início do ano de 2010, outra surpresa aconteceu! Fui líder de uma das três células protótipos de nossa Igreja! Gente, que frio na barriga que me deu! O pastor não havia falado nada comigo a respeito. Mas tudo o que vinha, eu já sabia que não era atoa, afinal de contas, eu queria ser usado!
Foi então que eu entendi que deveria abrir mão de mais coisas, e depender mais de Deus. Foi aí que eu pedi demissão da empresa em Março, e em Abril eu já estava desempregado! O que eu ia fazer? sei lá... Alias, sabia sim, me preparar para um Seminário! A vida só ia ter sentido, se fosse pra Deus, por completo, por inteiro.
Na Igreja em que eu estou (Graças a Deus), não é simples alguém ir para o Seminário (Graças a Deus de novo). Existe uma série de etapas, quesitos, enfim. Mas dispus-me a passar por todas. Consciente de que Deus tinha reservado algo pra mim no seu devido tempo.
E quando foi no final do ano passado, dia 26 de Dezembro, recebi a noticia de que o grupo de liderança superior da minha igreja, havia decidido enviar-me para o Campo onde estou hoje. A Congregação de Naque e de Felicina.

É por isso que o Blog, mudou de nome. Não porque eu deixei de Viver o Sobrenatural, pelo contrário. Mas eu entendi com o passar de todo esse tempo, que eu preciso abrir mão de mais outra coisa, a minha estabilidade! Agora não dá mais pra projetar alguma coisa, pra planejar alguma coisa e e correr atras desse objetivo. Eu nem imaginava que estaria aqui este ano. Meus planos não eram estar aqui! Mas é como Jesus diz naquela passagem das Sagradas Escrituras: "O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não  pode dizer de onde ele vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". (João 3:8).
Alguns amigos tem me perguntado pela internet: "Mas o que você está fazendo aí nesse lugar"?, "Onde você quer chegar afinal"? "Para onde você está indo"? E a minha resposta é sempre a mesma, eu digo: "Eu não sei! Só sei, e disso eu tenho certeza, que eu estou indo Na Direção do Chamado"!

Tiago Rocha

BLITZ DA PAZ !!! Aconteceu o primeiro dia municipal do evangélico em Naque! Foi uma bênção.

Olá amigos. Quero compartilhar com vocês algo muito especial.
Lembram-se da nossa vigília de intercessão pela cidade nos mesmos horários e dias da Festa da Cavalgada? Se você não leu sobre isso clique aqui, mas se você tá por dentro do assunto, deve se lembrar de que eu disse que vivemos coisas incríveis! E uma dessas coisas foi o recebimento da carta de um vereador aqui da cidade, informando que foi aprovada, uma lei que criou o dia municipal do evangélico aqui em Naque.
Lembro-me que na vigília de sexta, oramos para que Deus pudesse converter as coisas por aqui, pois se Ele quisesse, poderia acabar com essas festas mundanas e criar festas de glorificação a Jesus em nossa cidade! Isso foi na madrugada de sexta. na tarde de sábado, antes da vigília, a carta com essa informação sobre o feriado facultativo (que já é alguma coisa), estava na caixa de correios da igreja! Nem acreditei! (Mas confesso que fiquei meio desconfiado...) "Será que isso é de Deus mesmo"? Pensei. Mas não hesitei em anunciar a novidade na vigília!
Quando falei pros irmãos e mostrei o documento, percebi que ficaram felizes, afinal, na noite anterior oramos assim, para que Deus pudesse acabar com as festas mundanas e criar festas de louvor a Ele; mas ao mesmo tempo, também ficaram com um "pé atras"! (como é que pode né?)! Rs.

Uns dez dias mais tarde, quando eu estava retornando de Ipatinga com um irmão aqui da igreja (fomos comprar o data show! Aleluia!), havia um homem me esperando no portão da Congregação. Era o vereador que havia proposto esse dia. Ele estava me convidando para uma reunião com todos os pastores de Naque, onde seria decidido pelos presentes o que seria feito para comemorar o dia do evangélico na cidade!
Na mesma hora eu pensei: "Sabia que teria algum vereador, ou político por trás disso, aposto que ele quer fazer campanha"! E fiquei de dar a resposta mais tarde.
Quando entrei em casa (eu estava tão cansado, e eufórico com a compra do data show), fui refletir com calma sobre isso tudo, e Deus me mostrou que eu estava julgando mal o vereador. Logicamente, que se foi sancionada uma lei (assim como qualquer outra), teria vindo de algum vereador ou político! E se eu estivesse no lugar dele, sem dúvidas também iria propor uma celebração como essa! E nós não estávamos orando? Enfim, Fui na reunião!

Eu não sabia, mas Deus estava preparando mais uma surpresa pra nós. Até este momento, cada igreja, cada líder, trabalhava longe um do outro. Até temos aqui na cidade um evento evangélico "interdenominacional", mas nós mesmos não participamos dele, pois é uma linha completamente diferente da nossa! E outras igrejas também não participam. Mas o que foi unanime de imediato naquela reunião, é que não podemos ficar distantes numa cidade tão pequena! Entendemos também que temos diferenças sim, mas  as coisas que temos em comum superam todas elas. Outra coisa que deixamos claro, é que o vereador que estava ali conosco, não poderia participar de uma forma ativa do evento que fosse combinado, para que não parecesse uma campanha, nem que nós estaríamos envolvidos de alguma maneira com a política, e ele concordou! E o mais legal de tudo, é que entendemos que melhor que um culto público, melhor que um show gospel, algo nesse estilo, seria fazer um trabalho de evangelização, sem falar de nenhuma denominação, apenas da Salvação em Cristo Jesus! Foi daí que surgiu a ideia da Blitz da Paz, que é um evento, que conta com o apoio da Polícia Militar em vários lugares Brasil, e aqui nunca havia acontecido antes. E foi o que fizemos!
Cada líder, começou a divulgar este dia em sua igreja local, convocando todos a participares desse momento, onde estaríamos falando do amor de Jesus a todos que fossem parados pelos policiais na blitz.
Já sabíamos que por ser o primeiro ano, a primeira vez que algo assim aconteceria, não contaríamos com a presença de muita gente! Até porque isso tudo foi muito as pressas! Mas te digo que foi uma benção! E eu sei que Deus tem reservado muito mais para nós nos próximos anos.
Pudemos contar com o apoio de vários policias que vieram de Ipatinga para nos ajudar, trouxeram coletes especiais para gente, folhetos evangelísticos, e demostraram uma enorme boa vontade!

Gente, tá aí uma foto linda que fiz questão de tirar, os líderes das igrejas de Naque trabalhando juntos. Existem outros que não puderam estar conosco, mas sabemos que estiveram orando e intercedendo por aquele momento.
Veja todas as fotos deste evento no Orkut (clique aqui)
O primeiro aí, com a garrafinha de água na mão sou eu! Depois é o Micharles, pastor da Igreja Shalon; o próximo é o Plínio, pastor da Igreja Batista (na qual estivemos ministrando Os Sonhos de Deus); e o outro é o Xavier, pastor da Igreja Remidos em Cristo. (Gente, o Xavier é meu vizinho e eu não conhecia ele acreditam?).

Um abraço a todos,
Tiago Rocha.

8° Café da manhã de Comunhão

Veja todas as fotos deste evento no Orkut. (clique aqui)
Amigos, a paz do Senhor!
Como vocês devem ter reparado no título da postagem, aconteceu o nosso oitavo café da manhã aqui na congregação! Isso pode parecer algo simples pra você. Afinal de contas, o que tem de mais em realizar um café da manhã na igreja? Mas quero dizer que isso é uma vitória! Em primeiro lugar, porque estarmos juntos, reunidos em comunhão e adoração a Deus, como família da fé e corpo de Cristo, já é sem dúvida uma vitória sobre os nossos inimigos. E segundo lugar, porque nós poderíamos ter parado no meio do caminho e desistido de realizar este "tradicional" evento. Temos passado por tantas provações... Eu mesmo cheguei a conclusão de que o Ministério, é bem mais delicado do que eu imaginava ser. 
Mas o fato é que Deus tem nos abençoado a cada mês. E é para a glória Dele que continuamos juntos, persistindo nessa comunhão.
Algo que me chamou a atenção neste oitavo Café, é que nem precisei pedir para os irmão se abraçarem e abençoarem uns aos outros.. isso foi espontâneo de cada um! Graças a Deus!!! 
Lembro-me que nos primeiros Cafés, era uma insistência para que fizessem isso. Parecia que muitos não gostavam de ser abraçados ou abençoados, pois fechavam os olhos no momento destinado a esse tipo de confraternização. Mas Deus está agindo. E nós estamos aproveitando! Rs

Gente, quero aproveitar e falar aqui pro pessoal da igreja, que eu fiquei muito contente, porque é a segunda vez que eu levo o bolo de milho, e ele é o primeiro a acabar!

Abraços.