terça-feira, 26 de abril de 2011

Ela está a solta. A Sedutora Prostituta.

Nas paginas do Apocalipse podemos ter uma ideia de como será o futuro julgamento da Grande Prostituta (Ap 17). Não é pequeno o número de suas vítimas espalhado por todo o mundo. Usando suas poderosas armas de sedução, A Grande Prostituta não perde tempo. Seu fim já está determinado e garantido. Será junto com todo o império das trevas no Juízo final. Mas enquanto esse dia não chega, ela continua por aí, e nós vivemos cercados pelos seus sedutores e perigosos laços.

Mas será que é possível resistir às suas tentações? E se por acaso não resistirmos, o que acontecerá?
Bem, a Bíblia registra duas histórias notáveis de jovens que foram aliciados por ela. As histórias são parecidíssimas no primeiro momento, e mostram como é a sua ação sedutora; Mas elas se divergem na resposta e na atitude dos jovens frente a mesma situação.

Duas mulheres casadas se ofereceram, insistiram, deram garantias de segurança e agarraram o homem que desejavam. Aprimeira aproveitou-se de que não havia ninguém, em casa (Gn 39:11). A segunda alegou que o marido havia saído para uma longa viagem de negócios e não voltaria antes da "lua cheia" (Pv 7:19-20).
Os dois homens eram jovens e solteiros. O primeiro disse não a todas as investidas da mulher casada. Quando ela o agarrou, ele fugiu. O segundo não resistiu à sedução da mulher casada, que o convidou para embriagar-se de carícias até o amanhecer e gozar as delícias do "amor" numa cama forrada com linho e perfumada com aloés e canela. Quando ela o beijou e o agarrou em plena rua, sob a proteção das sombras da noite, o rapaz se deixou levar e a seguiu imediatamente.

O primeiro rapaz era José, filho de Jacó e administrador dos bens de Potfar, marido da mulher que tentou seduzi-lo (Gn 39: 1-23). O segundo não tem nome próprio, mas é chamado de imprudente, ingênuo, néscio e também de "adolescente sem juízo", nas diferentes versões da Bíblia (Pv 7:6-27).
Pois bem, vejamos o final das histórias.
O disciplinado José foi parar no palácio de Faraó e tornou-se governador do Egito numa fase extremamente difícil para o país. Já o jovem inexperiente (coitado...), como um boi levado ao matadouro, caiu na armadilha da mulher, sem saber que isso lhe custaria a vida.

"Por isso meu filho, ouça-me; dê atenção às minhas palavras. Não deixe que o seu coração se volte para os caminhos dela, nem se encante por tais seduções, pois muitos foram as suas vítimas, os que ela matou são uma grande multidão. A casa dela é um caminho que desce direto para a morte e depois para as moradas do inferno" (Pv 7: 24-27)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O grito do Pobre

"Fizeram chegar a Ele o grito do pobre, e Ele ouviu o clamor do necessitado" (Jó 34:25)

O grito do pobre é mais perigoso que a arma mais poderosa do planeta. Mais perigoso que uma bomba atômica e um tanque de guerra. Por uma única e simples razão: O grito do pobre costuma chegar até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso! (Tiago 5:4)

Devemos ter medo do grito do pobre. Não levamos o pobre a sério e ele tem gritado há muito tempo. E há muito tempo seus gritos têm entrado até os ouvidos de Deus.
Talvez não haja mais tempo para se ouvir o grito do pobre. Talvez seja tarde de mais.
Enquanto nos preocupamos com segurança para as nossas casas, portões e grades nas janelas, sistemas sofisticados de proteção eletrônica, carros , dinheiro, conforto; os pobres tem apenas o recurso do grito. Mas o grito dos pobres, quando é dirigido ao céu, em direção ao Trono do Todo-Poderoso, é muito perigoso.

Não é pouco provável que Deus já esteja ouvindo esses gritos e tomando providências, sem que nós tenhamos acordado para o fato.
A agitação, a insegurança, a violência urbana e a corrupção generalizada não seriam manifestações da justiça divina? As inúmeras guerras, as revoltas, os protestos na Líbia não seriam manifestações da justiça divina? O Tsunami no Japão, a catástrofe com a Usina Nuclear, o incidente com a contaminação dos mares Norte-americanos pelo petróleo não seriam manifestações da justiça divina? As enchentes devastadoras dos últimos meses, a destruição da Serra Fluminense no RJ (maior catástrofe natural da história do Brasil) não seriam manifestações da justiça divina? Os danos quase irreversíveis do aquecimento global e suas muitas consequencias, não seriam manifestações da justiça divina?

Precisamos entender com urgência que não há nada pior para a humanidade do que quando Deus retira as "cordas e os freios" e deixa o ser humano ao léu de sua vontade. (Rm 1:24-27)
Mas talvez ainda haja lugar para uma sociedade isenta de opressão, que preocupa-se com o próximo e demonstra amor ao necessitado. Nesse caso não haverá o grito do pobre. Ele não terá do que se queixar, pois não foi usado, não foi rejeitado nem desprezado. Ao contrário, aquele que possui alguma coisa dividiu com ele seus bens, não o deixou sem roupa, sem teto, sem amor.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Coelhinhos, ouçam de Jesus


Olá para todos. Neste último dia 20 de Abril, realizamos na Escolinha Pequeno Príncipe aqui em Naque duas apresentações com fantoches e músicas sobre a Páscoa para crianças. Logo no início do mês quando recebi o convite, fiquei muito contente e comecei a imaginar como seria este momento. Precisava pensar em como falar de libertação para crianças de até cinco anos de idade de uma maneira clara e dinâmica. Já havia falado exclusivamente para crianças no trabalho das Congregações do Bugre e São José, mas falar de Jesus num ambiente fora da Igreja é bem diferente! Chega a ser mais emocionante! É sempre bom ver o Evangelho saindo das quatro paredes da nossa Congregação.
Agradeço a Deus por essa oportunidade e porque todas as coisas colaboraram para a realização das apresentações ontem. Conseguimos tudo emprestado. Os fantoches com a Escola do estado, a casinha dos fantoches com a Municipal, utilizamos o equipamento de som da igreja, e os adolescentes e professores da nossa EBD também colaboraram com o que foi preciso.

A mensagem consistiu em falar que a Páscoa é um dia muito especial, dia de alegria, pois é o momento em que nós celebramos a nossa Libertação. Jesus nos libertou da escravidão do Pecado e hoje todos nós podemos ser livres através da Presença de Jesus em nossas vidas. Ele morreu na cruz em nosso lugar, para que pudéssemos ter a vida, e no terceiro dia voltou a viver, vencendo a morte e o pecado, e hoje Ele está vivo, e quer morar no coração de cada um de nós, e reinar sobre nossas vidas.

Enquanto a apresentação ia acontecendo, eu ficava pensando se aquelas crianças lindas (todas fantasiadas de coelhinho), iriam entender a mensagem. Percebia que elas estavam achando um máximo os bonecos, batiam palmas nas musicas, cantavam também... Mas será que iriam entender que Jesus precisa entrar no coraçãozinho de cada uma delas? Ficava a me perguntar.
No final da nossa apresentação, mostramos um grande coração com uma cruz no meio, simbolizando Jesus em nossa vida. Cantamos e dissemos a mensagem principal "Jesus quer morar no seu coração. É só abrir pra Ele a porta"... Cerca de cem crianças estavam presentes e todas ouviram a mensagem que passamos. Depois oramos pedindo a Jesus para morar em nosso coração.

Já estávamos desmontando o cenário e desligando os aparelhos, quando fui surpreendido por um menino que estava entre os "coelhinhos", aproximando-se de mim, disse-me assim: "Tio, como eu faço pra abrir a porta do meu coração pra Jesus"?
Mal sabe ele que suas palavras foram motivo de grande alegria pra mim naquela manhã, muito mais que isso, houve alegria diante dos anjos de Deus (Lucas 15:10).
Olhando bem para seus olhos naquele instante eu disse a ele: "É só pedir, que Ele vai entrar no seu coração".

Com tantas coisas lúdicas e brilhantes, cheias de fantasias, (coelhos, ovos, chocolates) muitas crianças e adultos deixam Jesus do lado de fora, esquecendo-se assim do verdadeiro sentido da Páscoa. Mesmo assim, do lado de fora, Jesus continua a bater na porta dos seus corações, esperando alguém ouvir a Sua voz, e abrir a porta, para que Ele Entre (Apocalipse 3:20)

Tiago Rocha




terça-feira, 12 de abril de 2011

As lições de "RANGO"


Como havia postado anteriormente, no dia 06 de Abril, levamos as crianças vencedoras da gincana em nossa escola Bíblia para um passeio ao Cinema.
O único Filme que estava em cartaz no horário que podíamos estar presente, era o desenho "Rango". O lema deste filme é o seguinte: "Porque se disfarçar se você pode se destacar?".
Confesso que não foi um dos melhores filmes que já assisti, mas pude tirar algumas lições desta trama e quero aproveitar este post, para compartilhá-las com os amigos do Blog.

O Protagonista do filme é um lagarto que viveu preso por um tempo dentro de um aquário com objetos de plástico inanimados. Por circunstância da vida, ocorreu um acidente de transito envolvendo o carro onde estava este aquário, que por sua vez foi lançado para fora do automóvel e quebrou-se no impacto com o asfalto. O lagarto que passou a vida toda dentro de um recipiente fechado, com objetos de plástico e cheio de água, agora teve de enfrentar as dificuldades da vida real. Por algumas vezes, tentou disfarçar,-se mas preferiu de destacar! O problema foram os meios deste destaque!
É interessante pensar que em algum momento de nossas vidas, deixamos de viver naquela cápsula de fantasia que nos cercou durante algum tempo e começamos a viver no mundo real. Logo percebemos as grandes diferenças entre os dois mundos. A realidade é cruel, não dá nada de graça, é difícil, é instável, é sombria e assustadora. Mas o problema maior é como vamos lidar com esta realidade? Será que vamos agir da melhor maneira possível.

Como muitas pessoas agiriam, o lagarto intitulou-se "Rango" (uma identidade qualquer), e começou a trilhar na vida pelo caminho mais fácil, "o caminho da trapaça".
Quem dera se ele conhecesse as palavras de Jesus que diz: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".(Mateus 7:13-14).

A maioria das pessoas, para "ganharem a vida", optam por trilhar no mesmo caminho que o Rango optou. Começam a mentir, a cometer coisas desonestas, e depois passam a viver escravizadas pelo senhor deste caminho. o cruel "Inimigo das nossas almas".
No final da sua jornada, Rango estava nas mãos do Inimigo, a perigosa Cobra Cascavel que dizia ter vindo direto do inferno, e ameaçou matá-lo e levar sua alma para lá se não obedecesse a todas as suas ordens..
Sabe o que aconteceu? Depois de uma longa jornada de mentiras pelo caminho amplo, Rango estava sem amigos, sem família, e o pior, sem sentido de vida! Não sabia ao menos quem ele era,  e o motivo de sua existência.A muito tempo havia se perdido.

Assim também acontece conosco quando optamos trilhar pelo caminho mais fácil. Perdemos todos os nossos valores, um por um, e no final, ficamos sem saber quem realmente somos e para que existimos. Só  é possível adquirir valores, descobrir para que existimos e quem realmente somos, quando escolhemos trilhar pelo caminho mais difícil, o estreito, aquele que poucos passam por ele.
Jesus diz em sua Palavra: "Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim". (João 14:6).
É só trilhando por este caminho, é só vivendo por esta verdade que podemos saber quem realmente somos. E Ele diz, que nós somos Dele.

Tiago Rocha.

 Veja todas as fotos deste evento no Orkut (clique aqui)

sábado, 9 de abril de 2011

O Carpinteiro de Almas

"E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los" (Marcos 6:5)

Como nós sabemos, Jesus seguiu a profissão de José, era Carpinteiro! Cresceu em meio aos serviços pesados da carpintaria na sua cidade, e todos o conheciam.
Depois de adulto, já havia começado seu ministério e certa vez, foi com seus discípulos à sua cidade. Mas não pôde realizar nenhum milagre ali. Não porque era proibido, nem por que não tinha poderes pra isso, mas por que as pessoas de lá não davam créditos a Jesus, pois o conheciam desde criança, conheciam  também sua família, mãe, pai, irmãos... e porque o viram crescer.
Não se deram conta de que Jesus, o carpinteiro de Nazaré, também era um "Carpinteiro de Almas", acostumado com os trabalhos pesados da "carpintaria espiritual".

Por muitas vezes em nossas vidas, agimos da mesma maneira.
Estamos a tanto tempo na igreja, conhecemos a tanto tempo nossos irmãos, que nem acreditamos que Deus é capaz de fazer grandes coisas através da vida deles e de nossa igreja. Vamos além, pouco acreditamos que Deus pode nos usar poderosamente para fazer parte da grande obra de seu Reino.

Tenho visto muitas coisas nestes dias, mas algo que me deixa totalmente incomodado dentro da igreja, é ouvir pessoas dizendo que fulano não tem jeito, ou que ciclano não vai mudar nunca. Alguns chegam a afirmar  de forma insensata que a pessoa x ou y nunca irão se converter.
Realmente, Existem pessoas que não irão se converter, mas não cabe a nós julgar quem serão essas pessoas. Nosso papel é exclusivamente fazer o que nosso Mestre nos ordenou, "Ide por TODO O MUNDO".

Você conhece aquele ditado que diz: "Pau que nasce torto morre troto!"? Acreditar nisso, é o mesmo que zombar do poder transformador que Jesus pode exercer na vida de alguém; É levar ao descrédito o sacrifício de Jesus na cruz pela vida dos pecadores; E ignorar que o Senhor tem um propósito para cada vida. em seu devido tempo.

As pessoas da terra de Jesus, não puderam ver milagres porque não acreditaram. Que nós possamos a cada dia levar à oficina de Jesus os nossos maiores defeitos, as coisas tortas de nossas vidas, acreditando que o Mestre em carpintaria, irá segundo a sua vontade endireitá-los.

Tiago Rocha. 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

3° Café da manhã de Comunhão

Ontem aconteceu o nosso terceiro café de Comunhão na Congregação aqui em Naque. Mais um, graças a Deus! 
Sou tão grato a Jesus pelo que Ele tem feito na minha vida. Principalmente por este presente que Ele me deu neste ano de 2011. Poder experimentar o dia a dia de uma igreja, além de ser algo totalmente novo, é extremamente compensador. Cada momento que passamos juntos, cada reunião, cada culto, é muito mais que uma experiência, mas é uma realidade vivida dentro do corpo de Cristo! Isto não é o máximo??!

Veja todas as fotos deste evento no Orkut (Clique aqui)

Gincana na Escóla Bíblica Dominical


No penúltimo domingo do mês passado, realizamos uma gincana com os alunos da nossa Escola Bíblica.
Foi proposto a eles, decorar os nomes dos livros da Bíblia e recitá-los na programação de abertura da nossa Escola.
Confesso a vocês que eu fiquei bem animado com a idéia! O problema é que acabei me animando mais do que a maioria dos alunos.
No decorrer das semanas, sempre que tinha oportunidade eu perguntava a cada um deles, se já haviam decorado os nomes dos livros, se estavam preparados e animados com a gincana. Infelizmente em 90% das vezes a resposta era sempre negativa, e ainda sova com certo "tom de desinteresse".

Lembro-me que participei da mesma gincana quando eu tinha 8 anos! Achei o máximo!!! Embora eu não tivesse conseguido decorar todos os livros da Bíblia, os do Novo Testamento eu acertei quase todos (exceto por Judas).
Mas os tempos são outros, as crianças e adolescentes de hoje se interessam por outras coisas. Algo mais moderno, ou que seja novidade. 
Foi pensando nisso que tive a idéia de premiar os ganhadores desta gincana com algo que seria novidade pra eles.
A Equipe organizadora da Escola Bíblica havia decidido comprar medalhas para os vencedores. (fizemos isso). Foram 6 ganhadores, 5 crianças e 1 adolescente, todos ganharam medalhas e foram parabenizados. 
Mas nessa próxima quarta-feira dia 6, Se Deus permitir vamos levar essas meninos ao Cinema.
Assistir um filme pode parecer algo comum para o leitor, mas para estes meninos não. Embora Naque fique próxima a Ipatinga (maior cidade da região), aqui é uma cidade pequena, não há muito lazer e entretenimento. Além disso, sair da rotina imposta pela vida aqui, é para a minoria das pessoas. 
Bem, estou postando isso aqui, porque quero deixar registrado este acontecimento da igreja. E sobre tudo, é porque quero compartilhar o quanto é ótimo participar de momentos especiais para as crianças no ministério.
Abraços a todos. Em breve as fotos do passeio.

Tiago Rocha

Veja todas as fotos deste evento no Orkut (clique aqui)