quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Um lugar para o Rei Jesus

Breve reflexão sobre o nascimento de Jesus.

“... E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”. (Lucas 2:7)

Muito interessante pensar que “não havia lugar” para eles na hospedaria.
Como que pode um projeto de Deus, uma missão de Deus, algo gerado por Deus, não encontrar lugar na hospedaria, onde sem dúvida alguma, havia a estrutura ideal? 

Talvez, a hospedaria, cheia de camas arrumadas e banheiros no quarto, não esperava que os hóspedes batessem na porta àquela hora da noite. Ou quem sabe também não era uma hospedaria do tipo que aceita o barulho de crianças recém nascidas, ou certo “tipo de gente” vinda de Nazaré...  
Infelizmente, o mesmo tem acontecido, também em nossos dias..

Nós somos o Corpo de Cristo, a Igreja de Jesus e família da Fé, somos sem dúvida a estruturas ideal para recebermos e praticarmos a vontade de Jesus, mas muitas vezes não damos lugar aos propósitos de Deus, porque Ele vem de modo inesperado e não Se ajusta as nossas formas e projetos humanos. Ou quem sabe já nos abarrotamos de tantos outros projetos, e não damos lugar quando Deus bate à nossa porta.
Ainda hoje, Deus procura “lugares” humildes e simples, que estejam totalmente disponíveis para recebe-lo.

Que a partir deste Natal, nossos corações sejam o humilde e simples lugar que receberá com alegria, os projetos de Jesus para nossas próprias vidas; e a glória será totalmente dada a Ele, porque em nós mesmos não podem ser encontradas condições naturais que expliquem o cumprimento do projeto de Deus, senão apenas uma total dependência e disponibilidade!
Que Ele encontre lugar em nós! 

Desejo a todos, um lindo natal.
Forte abraço.
Tiago.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

É preciso lembrar quem Ele é.

Estamos bem próximos do dia de Natal. Esta é uma data muito linda, importante para muita gente em vários lugares do mundo.
Mas afinal de contas, por que seria este um dia diferente dos outros dias? O que nele há de tão especial,, que o difere dos demais dias do ano e interfere na minha relação com Deus?
O Fato é que a importância e diferença, não estão presentes neste dia, mas sim ausentes em nós.
Por muitos anos, havia uma profecia de que um dia, Deus enviaria seu libertador à Terra, livrando-os então da morte e da escuridão. Esta profecia foi cumprida com o nascimento de Jesus, mas muitos não o reconheceram. Mas hoje, nós temos a presença do Espírito Santo sobre nós, que nos revela a verdade e nos faz entender essas coisas espirituais, mas acabamos nos esquecendo de quem é Jesus.

Em Isaías 9, a Palavra nos revela esta profecia.
O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz(2). Pois, toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo(5).Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz(6). Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso(7). 

Neste natal, precisamos nos lembrar de quem Ele é.
E Ele é Maravilhoso de mais, quantas maravilhas do Senhor vivenciamos este ano? Apesar das dores, das dificuldades, você pode dizer que Ele tem sido maravilhoso em sua vida? Ele é Forte, Poderoso, guerreia as nossas guerras dia após dia e as vence, porque não há limites para o Senhor dos Exércitos. Ele é o nosso Eterno Pai, criou o mundo inteiro, e já nos conhecia desde a eternidade. Há um sentido em nossas vidas. Por mais que as vezes não pareça ter, e eu sei que muitas vezes realmente ficamos confuso em relação a isso, mas há! Eles não nos trouxe à vida por acaso, mas já nos conhecia e tinha sonhos para cada um de nós desde a Eternidade. Ele é Também nosso Pai e não nos abandonará jamais. E Ele é também o Príncipe da Paz, que estenderá sobre a Terra o seu governo de Glória e o seu domínio jamais terá fim.

Agora eu me pergunto, e pergunto a vocês também: E nós, quem somos? Quem somos nós para sermos amados por este tão Grandioso Deus?
Existem coisas que não tem explicação. O amor de Deus por mim e por você, não tem explicação.

Que neste natal, não apenas seja lembrado o nascimento do Rei dos Reis, mas que este acontecimento seja celebrado em nossos corações com brados de alegria e de júbilo! Que nós possamos reconhecer quem somos diante deste Deus, e que não venhamos nos esquecer Dele jamais, nem por um só instante.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E se for o M A R?

Olá amigos! Que a Paz do Senhor esteja sobre a vida de todos.

Bem, estamos nos aproximando do final de mais um ano. Tenho certeza que muitas provações preencheram a vida de muita gente e é sobre elas que refletiremos um pouco. 
Geralmente, quando pensamos em provas ou provações, logo pensamos em situações de pecado, ou de tentação, até mesmo de dificuldades na saúde ou na área financeira, mas neste post, quero falar de uma provação especial que é diferente de todas essas citações anteriores.
E se for o mar?

Não sei dizer ao certo qual o dia, mas nesta semana assisti na Rede Globo, um desenho lindo sobre a vida de Moisés, que me fez pensar sobre as diversas provações que o povo de Deus enfrentou.
Façamos uma rápida recapitulação:
Primeiro, passaram fome, mas foram acolhidos no Egito por intermédio de José, depois foram transformados em escravos, tiveram seus filhos assassinados, sofreram abusos e grande opressão dos Egípcios. 
Deus tinha uma aliança com Israel, e uma promessa de libertação para seu povo.
Quando Moisés, surge como um líder que pretende libertar o povo cativo, uma esperança nasce no coração de cada israelita, e eles começam então uma jornada de expectativas. O tempo vai passando, Deus envia suas 10 pragas sobre todo o Egito, até que eles conseguem a aprovação do Faraó para seguirem seu caminho.

Você pode imaginar na sua vida algo semelhante a isto? Talvez, não seja este o momento, mas quantas vezes temos sobre nossas vidas promessas de Deus que ainda não se cumpriram? Promessas para a nossa família, promessas para os nossos relacionamentos, promessas para os nossas sonhos, projetos, tantas coisas... Mas continuamos escravos em uma terra estrangeira, sujeitos a opressões da vida, sem liberdade e sem respostas.
A Bíblia nos diz que o povo de Deus, passou por essa situação, até que chegou o tempo de Deus enviar-lhes um libertador. Mas todas as provações pelas quais este povo passou, não chegavam nem perto do que ainda estava por vir.

Ao ouvirem a notícia de que Faraó havia autorizado a liberdade de Israel, todo o povo saiu do Egito, e foram juntos em direção a terra Prometida pelo Senhor. 
"Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de ideia e disseram: "O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos! "

Então o Faraó mandou aprontar a sua carruagem, e levou consigo o seu exército.

Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no seu comando.

O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfante.
Os egípcios, com todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os cavaleiros e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quando estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.
Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.
Disseram a Moisés: "Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá?
Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto! "
Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.
O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".
Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante " (Êxodo 14:5-15)
...Quando todas as portas pareciam estar abertas, ainda havia um mar.
Se essa história for comparada com o que vivenciamos hoje, acharemos nossas provações bem menos trágicas, mas a essência é a mesma!
Sabemos que Deus tem promessas sobre nossas vidas, sabemos que Ele nunca falhou e nem vai falhar, que Seus sonhos não podem ser frustrados, que nada e ninguém pode impedir o Seu agir, mas e se diante da conquista de nossa promessa, estiver escancarado à nossa vista um grande e vasto mar?

Como vocês sabem, estou aguardando a reunião de uma comissão que decidirá se vou ou não pro seminário no início deste proximo ano. Deus sabe a quantidade de provações que enfrentamos pra chegar até aqui. Foi um ano inteiro de avaliações, reuniões, pessoas que não fazem questão alguma de te encorajar, mas pelo contrário, te jogam pra baixo, dizem coisas indevidas, críticas, preconceitos, e sem falar nas etapas oficiais do processo. Muita coisa se passou, mas vejo diante de mim a maior provação de todas em relação a este assunto. Vejo um mar.
Talvez por saber que meu pastor não estará presente nesta reunião, e que eu não tenho todos os quesitos estipulados para um envio de candidatos ao seminário e também por saber que a resposta da comissão independe de mim e tudo o que eu posso fazer é esperar, talvez por estes motivos, muitas vezes tenho visto um mar na minha frente ao invés de ver um Deus por sobre ele.

Mas nestes últimos dias, tenho me lembrado constantemente do que aconteceu no êxodo de Israel.
Mesmo com todo o pavor e insegurança manifestados pelo povo, Deus não deixou de ser fiel a eles um só momento. Ao invés disso, fez um "baita" caminho no meio do mar e conduziu o seu povo para mais uma etapa de suas vidas.

"Senhor Jesus, não quero mais ver o mar que está a minha frente; um mar de ansiedade e preocupações. Ao invés disso, quero me lembrar sempre do dia em que o Senhor libertou o seu povo do Egito, quero me lembrar de como Tu és grande, de como governas todas as coisas e principalmente Jesus, quero me lembrar de como o Senhor me ama e que nunca me deixará sozinho"

As vezes, nossa provação mais difícil é olhar pra Jesus nos momentos em que a única coisa que precisamos fazer é confiar e descansar Nele.

Um grande abraça a todos.
Que Deus abençoe.
Tiago.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Só mais uma estapa pela frente!

Amigos, não posso esconder a felicidade que estou sentindo por ter passado na prova de vestibular do Seminário que é a terceira de quatro etapas para o ingresso no mesmo neste próximo ano.
Graças a Deus este longo processo está chegando ao fim.
A um ano, começamos com as conversas e procedimentos necessários a respeito da vocação e do ingresso ao seminário em 2011. Lembro-me de todos os momentos, de cada etapa e de cada reunião. Agora falta pouco, apenas uma etapa, que considero ser a mais importante de todas. Será uma avaliação feita por um Concílio. Eles observarão todo este tempo passado, as documentações o resultado e principalmente a questão da vocação e chamado. Este Concílio está fora da esfera da minha igreja e do meu pastor, a decisão deles será a decisão final. 
Independente do que for, sei que tudo está nas mãos de Deus. Ele tem o momento certo pra todas as coisas. Espero nEle sobre o meu futuro.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Serviço Real - ( desta vez em Ubá - MG)

"Viste o homem diligente na sua obra? Perante Reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior". (Provérbios 22:29)

Olá a amigos, aqui é o Tiago.

Neste fim de semana, tive a oportunidade de ir com meu pai a uma cidade chamada Ubá que fica aqui em Minas mesmo.
Meu pai daria uma palestra sobre saúde emocional e eu fui apenas para acompanha-lo na viagem.
Porém, como todas as coisas que existem e acontecem, são por algum motivo ou propósito espiritual, essa viagem não poderia ter sido diferente!
O texto de provérbios mencionado acima, fala de homens que levam a sério as suas obras. Nós, no papel de integrantes do reino de Deus, temos que levar a sério o serviço para o qual fomos chamados.

Bem, chegamos em Ubá, mas nunca tínhamos ido até lá antes e os telefones que possuíamos para entrar em contato com os pastores que nos receberiam e nos dariam instruções, não estavam funcionando. 
Ubá, tem aproximadamente cerca 150 mil habitantes, e não conhecíamos nenhum. Decidimos então esperar alguém aparecer na porta da igreja, e Deus enviou um jovem ao nosso encontro.

O que não era pra ser algo surpreendente nem muito menos impressionante, nos surpreendeu e impressionou bastante! A presteza do rapaz enviado por Deus era algo fora do comum.
Quando avistamos um rapaz segurando uma bíblia e aproximando-se da igreja, nos apresentamos a ele, falamos sobre a palestra que aconteceria no dia seguinte e ele providenciou todos os meios para que nos estabelecêssemos bem naquela noite. Forneceu os números de telefone de todos os pastores, presbíteros, líderes que conhecia, inclusive o seu número pessoal e residencial. Nos levou ao hotel mais próximo da igreja, se dispos a levar-nos ao sítio onde aconteceria a palestra na manhã seguinte, e tudo isso ele fez com muita educação e simpatia, sem ao menos nos conhecer.

Quando a Bíblia fala sobre o serviço real, ela fala para todos os que pertencem ao Reino de Deus. Infelizmente, cenas como essa que vivenciamos neste fim de semana, não são tão comuns como deveriam ser.
As vezes, somos tão indiferentes com as pessoas que fazem parte da nossa própria igreja, nem nos importamos com o que se passa na vida de outros irmãos. Afinal, temos tantos problemas também, temos tantas coisas pra fazer, nosso tempo é tão precioso e tão curto, que mais vale a pena preocuparmos com nossas coisas aos dilemas e conflitos alheios.

Amigos, pensamentos e atitudes assim, não deveriam fazer parte do Reino de Deus, pois o ideal é sermos diferentes das pessoas do mundo e nos importarmos uns com os outros e demonstrarmos isso com atitudes.

Comentei com meu pai acerca deste rapaz, dizendo que a sua atitude para conosco não deveria nos impressionar, pois todos que fazem parte do corpo de Cristo deveriam agir assim.

Esse jovem tornou-se um exemplo para mim. Quero agir da mesma maneira em situações semelhantes, quero ter o mesmo espírito de serviço e prontidão que ele demonstrou com atitudes e não apenas com palavras. Não poderia deixar de compartilhar com vocês este acontecimento.
Que nós possamos ser cada dia mais diligentes em nossa obra  e no serviço real.
Grande abraço a todos.

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito". (Romanos 8:5)


momentos na reunião do Presbitério em Ubá

momentos na reunião do Presbitério em Ubá

momentos na reunião do Presbitério em Ubá

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lidas da Vida. (novamente em Manhuaçú)

Pessoal, aqui é o Tiago.

Neste último domingo, acidentalmente bati minha cabeça num poste de placa em Ipatinga. Na hora, pareceu muito engraçado... Eu estava com um amigo indo pra igreja. Acabei não vendo o poste e bati nele.
Desde então, venho tendo fortes dores de cabeça e uma perca momentânea da audição no ouvido esquerdo.
No decorrer desta semana, essas dores foram aumentando e desde a tarde de ontem, não escuto mais nada no ouvido esquerdo.

Fui ao Otorrino hoje para saber o que estava acontecendo e ao final da consulta, ele disse que a pancada acabou resultando numa pequena perfuração do tímpano esquerdo e que havia também uma inflamação, o que estaria gerando a perca da audição. Segundo o especialista, a lesão é pequena e não será necessário nenhum procedimento cirúrgico, porém há um tratamento que graças a Deus já estou sendo submetido a ele, mas não sabemos ainda ao certo quando voltarei a escutar normalmente.

Embora o médico tenha garantido que isto é curável, estou muito chateado com essa situação. Deus sabe que não estou revoltado, nem coisa alguma do gênero, mas ficar sem escutar, tem sido um incomodo desagradável, e o que mais me aborrece, é não poder cantar, pois a afinação depende totalmente da audição. Nessa temporada aqui em Manhuaçú, queria compor coisas novas, conhecer pessoas e encontrar alguns amigos para trocarmos algumas ideias em relação a música, mas com o ouvido assim não será possível. Sobretudo, confio em Deus. Ele sabe o que faz.

Nesta segunda próxima, começo a trabalhar num Hotel aqui em Manhuaçú. Conversei com o grupo hoje, e pretendo ficar com eles até o final de Dezembro deste ano; porque em Janeiro, se for da vontade de Deus, estarei em Ipatinga, onde será definida a minha ida ou não para o Seminário.

A pouco, em uma conversa com um amigo pelo msn, Deus me fez lembrar do seguinte versículo:
"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.
Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos".(Isaías 55:8-9)

E realmente, os planos/caminhos/sonhos/pensamentos de Deus são insondáveis. Ele sabe o que é melhor pra cada um de nós.

Forte abraço
Tiago.

sábado, 13 de novembro de 2010

De frente com as expectativas!

Pessoal, aqui é o Tiago.

Acabei de fazer a prova do Seminário. Graças a Deus, acredito que fiz uma boa prova. Fiquei de 9:00h as 14:30 sem parar! Agora, é só aguardar o resultado no dia 30/11.
Mesmo tendo estudado bastante (principalmente ontem), sei que errei muitas coisas, pois marquei respostas que eu não sabia! Mesmo assim, acho que a prova de Literatura e de símbolos de Fé, vão me ajudar!

Vejo nesses momentos, o quanto Deus é misericordioso com as pessoas. 
Se formos pensar em nossa preparação para o Ministério, variamos que nunca estaríamos aptos para fazer coisa alguma pra Deus. Mas é Ele mesmo que escolhe nos servir da Sua graça e permitir que participemos do Seu Reino e das suas coisas. E tudo é no tempo Dele também. Imagino a quantidade de rapazes da minha idade que a poucos minutos, passaram pela mesma expectativa, a mesma prova, o mesmo objetivo, mas é Deus quem sabe as pessoas que vão passar desta vez ou não. Porque o tempo do Senhor precisa ser cumprido.

Bem, mas não posso esconder meu desejo de ser aprovado neste exame. Se isso acontecer, faltará apenas uma etapa que decidirá se vou mesmo para o Seminário no ano que vem ou não.

domingo, 7 de novembro de 2010

Igreja de Cristo, Preparem-se!



Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores" (Marcos 2:17)

Amigos, precisamos refletir com muita seriedade nesta afirmação do nosso Senhor. Temos vivido uma praga em nossas igrejas; Algo repugnante e tão antigo que o próprio Jesus a mais de 2 mil anos atrás se posicionou totalmente contra; Muitos chamam de preconceito, outros de discriminação, julgamento indevido e etc... mas aqui, chamarei estas práticas de PECADO! Me entristeço ao ver grupos de cristãos zombando de pessoas marginalizadas pela sociedade; Pessoas essas que ainda não foram alcançadas pela Salvação, mas que estão no foco do amor de Deus e por tanto, deveriam ser nosso alvo de amor, diálogo, compreensão e oração, não de zombaria e desrespeito através de críticas desamorosas e piadas ofensivas.  

Mas neste post, quero propor algo especial a vocês leitores e irmãos em Cristo. 
Tenho recebido de Deus um entendimento que tem mexido muito com meu interior. Acredito que Ele tem preparado um tempo (e está chegando) onde diversas "tribos sociais" (Emos; homossexuais; manos; prostitutas; dependentes químicos; entre outros), irão invadir (no bom sentido) as igrejas cristãs em todo o mundo, buscando por Deus, pois serão tocados por Ele. 
Tenho certeza que isso irá acontecer em breve (e já está acontecendo), mas o fato é que deveríamos estar, mas não estamos aptos para este momento.
Graças ao nosso orgulho, a nossa altivez, por pensarmos ser mais dignos do evangelho, e mais puros que outras pessoas, não poderemos passar por este momento ilesos.


Por isso, quero propor um desafio a você que possui esta mesma Visão Espiritual, pois sei que Deus tem colocado isso no coração de muita gente. Estaremos a partir de agora, orando e clamando a Deus por nossas igrejas e pelos Ministros que Ele levantará para serem canais de bênçãos e pontes entre essas tribos e a vida cristã comunitária. Pois Jesus não veio para os bons, mas para os que estão doentes.
Nós acreditamos nisso Senhor!


Um abraço a todos.
Tiago

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Síndrome de Peter-Pan. O que a Bíblia diz a respeito?

Pessoal; li este texo no Blog do Pr. Gustavo e achei interessantíssimo; até por que, ontem mesmo eu conversei com um amigo no msn e ele disse acreditar ter a síndrome de Peter-Pan devido as situações que tem vivenciado.Quero dedicar este post especialmente pra ele e dizer que o Senhor sabe de todas as coisas.
Que Deus possa falar na vida de cada leitor assim como falou na minha vida através desta mensagem tão profunda. Abraços. Tiago Rocha
  “Como meninos, agitados de um lado para o outro”

Essas palavras de Paulo são reveladoras. Ele diz que não devemos ser “como meninos, agitados de um lado para o outro” (Efésios 4.14). Não podemos permanecer crianças pelo resto das nossas vidas. O não crescimento e não desenvolvimento de um bebê é sinal de algum tipo de enfermidade ou anormalidade. Uma criança saudável e normal cresce e se desenvolve. É isso o que Paulo está dizendo aos cristãos. O novo-nascimento não é o bastante. Precisamos crescer, nos tornar maduros e cada vez mais parecidos com Jesus (Efésios 4.13). Deus não nos salvou e arrancou das garras do diabo a fim de que fôssemos crianças para sempre. Deus não planejou e nem deseja que sejamos bebês ou meninos espirituais por toda a nossa peregrinação nessa terra.

Na verdade, o diabo é quem tem esse desejo e projeto. Se ele não consegue nos aprisionar nas trevas, ele tenta nos aprisionar na infância espiritual. Se ele não consegue impedir-nos de encontrar com Deus, ele tentará impedir-nos de crescer em Deus. Se ele não consegue abortar o nosso novo-nascimento, ele tentará abortar o nosso crescimento. Ele trabalhará de todas as maneiras, usará de todos os seus estratagemas, lançará todos os seus dardos inflamados, enviará todos os seus ventos e sugestões para que permaneçamos simplesmente bebês espirituais, gente que não cresce, doentes na alma e no espírito, velhos no corpo e meninos na fé.

Meninos são fáceis de serem agitados e levados de um lado para o outro. Meninos são facilmente manipulados. Basta vir uma onda mais forte, um vento mais furioso, um argumento – aparentemente – mais convincente, um presente mais bem embrulhado, uma recompensa mais imediata, uma palavra mais colorida e os meninos se deixam levar. Os meninos não se levam a si mesmos, mas são levados pelos outros. São carregados por todos os que simplesmente têm a intenção de carregá-los. Não é necessário muito malabarismo para levar as crianças. As crianças são atraídas por tudo o que parece bonito e traz satisfação imediata. Por isso não é difícil fazer com que os meninos troquem os tesouros do amanhã pelas bugigangas do presente, as promessas de Deus pelas promessas do diabo, a Palavra do Senhor pela palavra do homem, a cidadania nos céus pelos prazeres transitórios do pecado.

Por essa razão, o apóstolo Paulo faz uma apelo em prol do crescimento dos cristãos! Não basta ter acontecido o novo nascimento; tem que haver crescimento. Jesus não morreu e ressuscitou simplesmente para salvar o ser humano da morte eterna, mas também para salvar o ser humano de uma infância perene. Jesus morreu, ressuscitou e concedeu dons aos homens para eles crescerem e chegarem “à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13). Nós não nascemos para não crescer! Pelo contrário, nós nascemos para nos tornarmos adultos! Enquanto o crescimento é normal, o não-crescimento é sinal de anormalidade. Um bebê que nasce e não cresce é um bebê anormal. Pela fragilidade da sua condição, ele precisa de cuidados especiais a fim de não ser levado de um lado para o outro, de uma enfermidade para outra enfermidade, de uma escravidão para outra escravidão.

Nós precisamos crescer! Não podemos permanecer debaixo da Síndrome e maldição de Peter Pan. Não podemos permanecer debaixo da escravidão de Satanás, sendo crianças por toda a nossa vida cristã. Jesus morreu e ressuscitou para nascermos e crescermos, para passarmos pela infância e chegarmos à maturidade. A nossa conversão e o novo nascimento não são o fim, mas apenas o início da nossa salvação. Nascemos de novo para crescermos de novo. Precisamos crescer até nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Jesus é o nosso padrão de crescimento. Para sabermos o quanto já crescemos, basta sabermos o quanto parecemos com Jesus. Não basta dizermos que amamos Jesus, mas sim amarmos com Jesus amou, perdoarmos aos outros com Ele perdoou, relacionarmo-nos com o Pai como Ele se relacionou, obedecermos a Deus como Ele obedeceu, entregarmo-nos em favor dos outros como Ele se entregou, servirmos às pessoas como Ele serviu, desapegarmo-nos do mundo como Ele se desapegou, profetizarmos ao mundo como Ele profetizou, andarmos nessa terra como Ele andou.
*(creditos: Pr. Gustavo Bessa)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Deus me chamou! E agora???

Olá amigos; Retornei a Manhuaçú!
Acredito que aqui eu poderei me preparar melhor para as provas do próximo dia 13/11/10.

Neste último sábado, fui na casa de um amigo aqui em Manhuaçú por ocasião do aniversário de sua mãe.
Me surpreendi ao vê-lo me fazendo perguntas sobre "chamado"! Na verdade fiquei feliz, pois gosto de conversar sobre as coisas de Deus, mas sem demora, ele começou a se posicionar de uma maneira pertinente a respeito do assunto. Disse que o mais viável, o mais conveniente, a atitude mais sábia e sensata de alguém que se sente chamado e vocacionado por Deus, é buscar uma profissão segura, formar-se em algum curso, se especializar em alguma área primeiro, pois se porventura o "chamado não der certo", essa pessoa terá meios que lhe proporcionarão sustento e viverá sem dúvida alguma, de maneira mais segura.

Queridos amigos, vou confessar uma coisa: Quando ouço afirmações deste tipo (e não é a primeira nem segunda vez), ainda fico impressionado em saber que realmente existem duas visões, as espirituais e carnais; Me impressiona também saber que a maioria das pessoas cristãs não possuem a visão espiritual.
Mas neste sábado, minha surpresa foi maior...
Eu não sabia, mas este amigo estava repetindo pra mim exatamente a mesma fala da mãe e do pai dele. Disse que estava passando por uma dificuldade em casa por falta de compreensão da parte dos pais em relação ao chamado de Deus em sua vida. Todas as vezes que ele falava sobre isso, seus pais o censuravam dizendo que ele deve preocupar-se em ter uma segurança profissional primeiro.

Infelizmente, situações assim acontecem com muita frequência na vida de pessoas chamadas para servir no Reino de Deus. E eu quero dedicar o espaço desta e de outras postagens para falar sobre este assunto tão complexo, pois também tenho vivido exatamente esta mesma situação.

Primeiro de tudo, vamos falar sobre VISÃO ESPIRITUAL (é a primeira coisa que acontece com o chamado)

No cabeçário deste blog, tentei expor um breve conceito sobre esta visão. Ela é a primeira grande mudança que ocorre na vida de todo aquele que creu em Jesus (e esta mudança é proporcionada através de uma ação sobrenatural do ES), é a transformação ou renovação da mente [Rm12:2]. A partir deste ponto, nós enxergamos o mundo de maneira diferente; compreendemos a existência do pecado em nossas vidas e na vida de toda a humanidade; entendemos a necessidade de arrependimento e de buscarmos um relacionamento íntimo e sincero com o Criador.
Sabemos que num "piscar de olhos" Deus pode transformar vidas de uma vez por todas, mas na maioria das vezes, ninguém é totalmente transformado de uma hora pra outra.
Porém, quando nos damos conta, já não gostamos mais disso, nem aprovamos mais aquilo, nem fazemos mais aquilo outro e as as coisas erradas que continuamos a praticar, sem dúvida alguma, queremos deixa-las de lado. Isso acontece porque o ES age através de nossas mentes/visões transformadas (esta sim, de uma hora pra outra).
Adquirimos então uma nova maneira de enxergar o mundo. "A Visão Espiritual".


Através desta visão, passamos a acreditar e CONFIAR TOTALMENTE EM DEUS.

De alguma forma, Deus irá se tornar conhecido dessa pessoa. Se é analfabeta, irá escutar de Deus... Se alfabetizada, buscará ler... este vínculo fluirá de diversas formas, não há um padrão, mas o certo é que Deus se fará conhecido dessa pessoa através da Bíblia (que é a sua Palavra revelada).
Conhecemos a palavra de Deus, e passamos a confiar nele, pois foi Ele quem nos resgatou, quem nos deu a visão e quem nos trouxe sentido de vida.

E buscando sempre ao Senhor, começamos a ter intimidade com Ele, e então podemos OUVIR A SUA VOZ.
 
Deus fala a todo instante. Fala através de toda a Sua criação, fala principalmente através da Bíblia., até com seu silêncio Deus quer nos dizer alguma coisa! Ele fala aos corações daqueles que o buscam e também os chama, independentemente da idade, raça, cor, dinheiro... Ele Chama quem lhe apraz.

Quando criança, Samuel foi chamado pelo Senhor para ser um grande líder de seu povo e assim aconteceu [1Sm 3:10]!
Também aprouve Deus chamar um assassino. Mesmo depois de ter cometido muitas barbaridades, ter blasfemado o nome de Jesus por muitos lugares e de ter perseguido e maltratado a igreja, Saulo foi chamado para ser um dos maiores apóstolos da história [At 9:4-6] e assim o foi!
Não há regras que definam quem Deus chama ou quem não chama. Não há padrões humanos para Deus. Ele é quem sabe como irá cumprir os Seus propósitos.

Mas uma coisa é certa, Quando Deus escolhe e chama alguém, é impossível resistir à sua voz. O chamado de Deus pra vida de alguém, por mais difícil que seja, por mais precoce que possa parecer, é algo irresistível e inegável. A verdade é que não há possibilidades deste chamado ser recusado [At 11:17], [2Cro 20: 6], [At 6:10]. Mais cedo ou mais tarde, o propósito de Deus irá se concretizar na vida dos seus escolhidos.

O fato é que...
Pessoas chamadas por Deus, pouco se importam com as coisas daqui da Terra, como o carro do ano, a casa dos sonhos, o emprego com o maior salário, uma vida de sucessos e etc... Porém, do mesmo modo como não se importam com isso, são cobrados dia após dia pela sociedade e família acerca destas coisas.
Não cobiçar um "futuro brilhante", nem almejar uma "carreira de sucesso" é algo incompreensível para quem não possui a Visão Espiritual
... além disso, Os chamados são a todo o tempo postos a provas por pessoas cristãs, que fazem parte da mesma igreja, do mesmo vínculo religioso. Dificilmente[Jo 7:5], [Mc 6:4]

Recentemente, estava presente em uma reunião de célula, participando de uma dinâmica na qual havia a seguinte questão: _ Se Deus te chamasse pra uma missão, num lugar muito distante, onde você precisasse largar tudo o que possui para ir, o que você faria? 
Amigos,  um dos presentes (que estava ao meu lado), disse que antigamente, quando ele entrou na igreja, recebeu o chamado de Deus para o Ministério Sagrado, mas que com o passar do tempo, viu que não era bem isso que ele queria e logo desistiu. Disse que agradecia a Deus por isso, porque acredita que é mania e empolgação de todo novo convertido, desejar ir para o seminário.

Neste último domingo 24/11 aconteceu algo semelhante. Após o culto da noite, eu e mais umas 7 pessoas se reuniram na porta da igreja em Manhuaçú e conversávamos assuntos diversos com o Pastor, quando surgiu uma conversa engraçada, com um tom de sátira sobre as dificuldades cômicas enfrentadas no ministério, o Pastor aproveitando o gancho, fez uma brincadeira pra puxar assunto comigo e ser simpático, disse: _ Viu só Tiago, como é a vida no ministério?! E você querendo ir pro Seminário pra ser Pastor! 
Todos riram, era pra ser uma descontração, porém uma das pessoas da roda afirmou logo em seguida: _ Por isso que eu desisti do meu chamado, fui pro seminário, mas vi que não era bem isso e logo voltei!

Queridos, eu poderia citar muitas outras ocasiões onde presenciei falas de profunda imaturidade cristã. Onde já se viu nas escrituras alguém desistir de um chamado legítimo de Deus?
Em nossas vidas, podemos desistir de muitas coisas, todavia coisas que nós mesmos começamos, que nós mesmos optamos. Mas sobre qualquer ministério, não somos nós quem chamamos a nós mesmos para que possamos desistir no final das contas, mas foi o próprio Deus, Grande e Majestoso Senhor! E esse chamado é irresistível a qualquer ser na face da terra e céu, e se há alguém que possa desistir do  legítimo chamado de Deus, de maneira alguma sou eu ou você ou qualquer outra pessoa, mas somente Deus quem nos chamou, é o único capaz de fazer isso. 

De fato, há muita gente enganada por aí. Estes casos acima mostram claramente isso. Mas se você, assim como eu, acredita fielmente que recebeu um chamado legítimo do Senhor Jesus, para trabalhar em Seus Reino e ser usado por Ele, e tem a plena convicção e certeza de que não importa quando e nem como, mas o chamado Dele irá se concretizar em sua vida, aí vão algumas dicas...

Esqueça os homens! Apegue-se à Palavra de Deus.
A família não te compreende? Seus amigos não acreditam em você? A escola insiste em dizer que é loucura e que seu futuro deve está centrado em uma universidade de nome e renome, numa profissão adequada aos padrões do século 21? Apegue-se a Palavra de quem te chamou, leia a bíblia cada dia mais, ore a cada dia mais. Pois o próprio Senhor Jesus nos diz que não veio trazer paz a terra, mas sim divisões! Por causa do Seu Reino, muitas famílias se separariam, filhos estariam contra pais, pais contra filhos, Ele nos mostra uma falta de compreensão [Lc 12:51-53]. Mas é este mesmo Jesus, quem diz aos seus chamados, "não se preocupem com o amanhã, não se preocupem como vai ser, o que comerão ou vestirão, pois estarei todos os dias cuidando de cada um de vocês, por isso busquem o reino de Deus em primeiro lugar" [Mt 6: 25-34]. Há promessas do senhor para nossas vidas!

Cuidado com quem você conversa sobre chamado!
Por mais que seja incrível a vida com Deus, por mais que haja um enorme desejo de compartilhar todas as coisas sabrenaturais que acontecem em nossos momentos de intimidade com o Pai, não devemos conversar sobre isso com qualquer pessoa. A Visão Espiritual não não é pra todos, há tempo pra tudo. Talvez ainda não seja o momento de compartilhar isso com sua família, com seus melhores amigos, no seu ambiente de trabalho, na sua escola. Não há como obrigar as pessoas a enxergarem o mundo da mesma maneira como nós enxergamos! E a Bíblia diz, que não devemos "lançar nossas pérolas aos porcos"[Mt 7:6]. Parece uma expressão forte, mas é deste modo que acontece. Quando não somos compreendidos, muitas vezes somos ridicularizados, taxados de fanáticos e de diversos outros apelidos, criamos uma banalização das coisas sobrenaturais e na maioria dos casos, caímos em descrédito! Há tempo para todas as coisas de baixo do céu [Ec 3:1]. Espere o cumprimento do chamado!

Descanse nas Promessas de do Pai.
Quero finalizar esta postagem com o texto que tem sido meu guia nestes últimos meses. Nosso Pai diz o seguinte:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor. [Jr 29:11-14].

Que Deus abençoe a todos.
Abraços,
Tiago.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Para construir, é preciso renunciar.

Oi pessoal!

Percebo a cada dia, que todas as coisas que acontecem possuem um propósito de Deus..
Faltam 30 dias para a realização da prova do Seminário, e entendo que essa demissão citada no último post, foi um ponto muito válido para um melhor preparo e desempenho. Além de estudar algumas matérias, tenho muitas coisas que ainda precisam ser trabalhadas por Deus em mim, e tenho percebido claramente o seu agir todos os dias aqui em Manhuaçú.

Neste domingo, fui na EBD de uma igreja muito especial. 
Na verdade, sinto-me um pouco constrangido em falar desta igreja, e até mesmo senti um pouco de dificuldade em visitá-la domingo.
Quando eu tinha 16 anos, me batizei nesta igreja. Porém, não conhecia a Deus verdadeiramente. Eu tinha uma ideia a respeito dEle que na verdade era uma falsa impressão. Por essa razão, acabei me afastando da comunhão com os irmãos e das atividdes dess comunidade. 
Lembro-me que cheguei até mesmo a sentir raiva de Deus. Fiquei decepcionado com Ele, e isso foi um sofrimento muito grande; tanto pra mim, quanto pra minha família e para a igreja. 
Voltar a este local depois de 5 anos, e com uma nova vida em Jesus, pra mim foi um desafio!

Percebi que algumas coisas mudaram durante esses 5 anos. O Pastor é outro, há muita gente nova, e poucos me reconheceram. 

...Fui para a Classe da Juventude da Igreja.
E já era pra eu estar acostumado com as coisas que Deus faz! Pois Ele sempre fala, sempre traz alguma palavra de encontro ao meu coração. Mas por incrível que pareça, me surpreendi com a lição da EBD; Seu tema foi: "Os planos que fazemos e a Vontade de Deus"!
Achei incrível a abordagem do professor. Lendo várias passagens bíblicas sobre como nos preocupamos com nosso futuro e fazemos planos e mais planos. Mas que a Resposta certa pra tudo vem do Senhor que está no controle das situações, seja ela qual for, pois Ele é soberano e nada foge da tua vontade, que por sinal é sempre boa, perfeita e agradável.
O que mais me chamou a atenção, foi o texto lido de Lucas 14:28-33

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,
dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.
"Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?
Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.
Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Essas palavras de Jesus me fizeram refletir...
Jesus diz a respeito de um plano especial, ser um discípulo dele. E citou um exemplo de uma construção civil.
Fiquei com esta dúvida! Qual a relação entre estes exemplos e o objetivo final?

No culto após a EBD...
A mensagem foi trazida por um membro da igreja. Eu conhecia ele. Fui colega do seu filho a 5 anos atrás.
Ele usou um trecho de uma passagem muito forte. 2 Timóteo 4:9-10 
"Procure vir logo ao meu encontro,
pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia".

Nesta passagem, o Apóstulo Paulo, solicita a presença de seu amigo Timóteo, pois todos os que estávam com ele o deixaram. O motivo do abandono, está explícito na parte A do versículo 9: (Demas, amando este mundo, abandonou-me).

O Pregador, discorreu a mensagem nos mostrando que muitas vezes começamos um relacionamento com Jesus, começamos nos envolver com sua obra, mas não conseguimos terminar, pois estamos apegados muitas outras coisas. Demas amou o mundo, e por isso não teve como concluir o que havia começado.

Lembrei de quando havia me batizado ali... 
Amava tantas coisas do mundo, que abandonei tudo o que Deus tinha preparado pra mim. 

Pude compreender então o que Jesus quis dizer com seus exemplos.
O segredo para construirmos ou conquistarmos algo Seu lado, sermos seus discípulos, frutificarmos em sua obra, é renunciar a tudo que possuo.

Servir ao Senhor, é uma construção muito grande. Todas as coisas precisam ser deixadas.
Todas as coisas!

Aí vão fotos do culto da noite!




domingo, 10 de outubro de 2010

Planos, planos e mais planos...

Que a Paz de Jesus esteja com todos vocês.

Atualmente, estou vivendo um momento onde parece que Deus tem feito questão de me mostrar que dependo dEle para todas as coisas.
A cada dia que passa, aproxima-se o fim do ano e com isso aumentam as expectativas em relação ao seminário, presbitério, provas, enfim... Com o que será do meu futuro póximo! Rs
Nesta última sexta, para minha surpresa, fui demitido da empresa na qual pensei que ficaria até o fim do ano! Afinal, preciso de um emprego para me manter, pagar aluguél, despesas entre outras coisas. Não planejei nada disso, mas estou em Manhuaçu desde ontem. Acredito que Deus me tirou do trabalho por ter algo pra mim neste tempo.
Quero aproveitar e me preparar para a prova do seminário que acontecerá agora dia 13 de Novembro! Tenho praticamente 1 mês pra estudar tudo (e é muita coisa)!!!
Penso que vou poder contar com a ajuda do meu pai neste sentido. E já tenho vivido experiências incríveis com Deus desde que vim pra cá.

Quero compartilhar a primeira delas...

Quando recebi a notícia de que eu não era mais funcionário da empresa, senti na mesma hora um desejo de comprar uma mala de viagem bem grande! A maior que eu pudesse comprar! Fui direto ao Shopping, fiz a compra, e ao chegar em casa, comecei a "fazer as malas"! Decidi viajar.  Entrei em contato com meu Pastor e contei tudo o que havia acontecido pra ele. 

No dia seguinte (ontem), cheguei na rodoviária pela manhã com intenção de comprar minha passagem para a próxima viagem daquele mesmo dia. Tive preferência por uma poltrona nos fundos e na janela, mas não escolhi o numero. Recebi a poltrona 39.

A viagem toda, dura em média 4 horas. O ônibus estava lotado devido ser véspera de feriado.
O percurso deste ônibus foi muito cansativo, pois ele parou em todas as cidadelas até chegar ao destino final. e foi um entra e sai de gente o tempo todo.
Quando já estávamos viajando a mais ou menos 2 horas, o ônibus parou em Caratinga, onde muitos passageiros desembarcaram e muitos outros embarcaram ali. Entre esses últimos, 2 mulheres com 3 crianças pequenas entraram no ônibus. Uma dessas mulheres assentou-se ao meu lado. Ela perguntou se aquela poltrona estava desocupada e eu disse que sim. Dai começamos a conversar e ela me disse que era evangélica e por sinal, da mesma denominação que eu. E por algum motivo, ela teve a liberdade de compartilhar comigo a história da sua filhinha de 2 anos de idade chamada Rebeca.  
Contou sobre a dificuldade que ela enfrentou na gravidez com o desenvolvimento de uma pré-eclampsia; disse que nem os médicos acreditavam que a neném sobreviveria pois havia nascido com apenas 1,3kg e passava por muitos problemas, mas que sobre todas as dificuldades, nunca imaginou sua filha morta. Pelo contrário, sabia que ela era uma promessa de Deus pra sua vida. E Graças a Ele, não aconteceu nada mesmo e a menina Rebeca estava dormindo tranquila na poltrona ao lado da nossa!

Eu fiquei comovido com o testemunho dela, e resolvi falar um pouco de mim também. Ainda estava aflito com a situação da minha demissão inesperada. 
Disse sobre o seminário... sobre minha conversão, minha família. 
E ao final da conversa, já estávamos quase chagando ao nosso destino final e então ela me disse que não há acasos para Deus, pois Ele sabe e está no controle de todas as coisas. E começou a falar palavras tão profundas naquele momento pra mim, referindo-se  a sonhos meus que não mencionei em momento algum pra ela em nossa conversa. Falou que todos estes sonhos iriam se realizar em minha vida, pois eram promessas do Senhor, e afirmou que tudo o que estav dizendo ali não vinha dela mesma, mas era Deus quem a estava mandando dizer aquilo tudo pra mim. Disse que a minha situação atual, é só o começo. E que eu só preciso descansar, permanecer firme, confiante e convicto do chamado de Deus.
Quando ela terminou de falar, nos dois estávamos chorando dentro do ônibus. Não sei se os outros passageiros perceberam ou o que eles pensaram a respeito disso. Só sei que o Espírito de Deus confirmou cada palavra dela em meu coração. E realmente não foi por acaso que eu escolhi aquela poltrona, que ela se  assentou ao meu lado, e nem é por caso que eu estou aqui em Manhuaçú. 

Este é apenas um momento dos vários outros momentos especiais em que Deus tem falado comigo aqui. 
Hoje mesmo vivi algo incrível na Igreja, que pretendo compartilhar no próximo post.  

Um grande abraço a todos.
Que Deus abençoe.

sábado, 25 de setembro de 2010

Tenho vivido nas células...

Oi pessoal,

Como disse anteriormente, estou participando de 2 grupos de célula. Em nossa primeira etapa, fui líder de um grupo em treinamento durante 4 meses. Já na segunda etapa, o pastor me escalou pra participar como auxiliar de um casal na direção de um novo grupo. 
Já compartilhei com vocês todas as dificuldades que ocorreram no pré-início dessa segunda etapa.. Questões de relacionamentos, timidez, preconceitos, entre outras.. Mas neste post, vou relatar o meu parecer sobre como Deus tem agido em nossas vidas através destes grupos.

Além desta célula que eu participo como auxiliar, estou frequentando uma outra. Me sinto mais a vontade em frequentar um outro grupo paralelo ao meu, devido a uma necessidade minha de participar como participante mesmo! Sem um compromisso maior de ter que conduzir o momento ou avaliá-lo. Mesmo na primeira etapa quando eu era líder de um grupo, eu participava de outro. E esta célula que estou indo todas as sextas, é de um casal que fazia parte desse primeiro grupo. Sempre tive vontade de me aproximar mais deles, mas devido a correria, e a agenda de cada um, nunca dava muito certo. Hoje, vejo que Deus tem nos dado essa preciosa oportunidade de podermos nos encontrar semanalmente. A cada sexta-feira, nós ficamos mais próximos uns dos outros. Até porque nossas reuniões estão contando apenas com a participação da família deles e a minha.

Ontem foi o nosso quarto ou quinto encontro. É interessante que quando nos aproximamos de mais das pessoas, algumas cerimonias são deixadas de lado e passamos a dizer coisas que não diríamos antes, a reagir de forma que não agiríamos se tivéssemos apenas um relacionamento superficial.
Quando nós começamos, reuníamos eu e o casal. Hoje, os filhos deles também participam e interagem com  o assunto.
Por alguma razão, a tia de um deles que estava participando conosco ontem, mencionou sobre o livro de Estér, e perguntou se eles já haviam lido! Eles disseram que não! Foi uma surpresa pra mim; porque a história de Estér é tão conhecida, e tão bonita, que já fizeram filmes e até novela baseada no livro de apenas 10 capítulos, e eles não conheciam a história. Me deu uma vontade de falar sobre Estér pra eles ali naquele momento, mas fizemos melhor. Combinamos de ler o livro durante essa semana, e após a nossa reunião na semana que vem, poderemos conversar a respeito! Já estou animado com a ideia, pois não será nenhuma conversa teológica ou estudo... simplesmente trocaremos ideias sobre o que achamos do livro que lemos.

Nossa última reunião, acabou em "casos engraçados que já vivemos em família". Rs.. 
A alguns meses, nem nos conhecíamos direito, e hoje Deus tem semeado uma semente de amizade em cada um de nós. Não sei nem expressar o quanto me sinto feliz por isso.

...Já no outro grupo onde participo como auxiliar, o contexto é completamente diferente. Deus tem trabalhado outras coisas ali. É uma célula com características diferentes da primeira. É um grupo maior em número de pessoas, que se conhecem a bastante tempo e são todos muito amigos do casal que conduz a reunião em sua própria casa.
Sobre este grupo, não sei dizer o que Deus tem falado ou trabalhado na vida de cada um deles, mas sei muito bem o que Ele tem feito na minha vida através dos momentos em que passamos juntos. 
Deus tem me dado uma oportunidade incrível de me aproximar com muita rapidez e facilidade de pessoas que em 3 anos não tive praticamente contato nenhum. Se não fosse este grupo, provavelmente até hoje não teríamos trocado nenhuma ideia a respeito de nada, pois afinal de contas, temos poucas afinidades mesmo! Todavia, nosso convívio é necessário. Nos reunimos nas quartas-feiras, e nessa última percebi o quanto eles são ligados por coisas que eu nem tenho, por momentos dos quais eu nem participo, até mesmo por histórias em comum, pois todos se conhecem a anos. Mas é justamente isso o grande ponto interessante! Deus está me dando mais uma oportunidade de não ter controle nenhum sobre uma situação. Isso é muito difícil, mas sei que é isso que Deus tem trabalhado em mim, não posso ter controle de nada mesmo. Devo apenas confiar, descansar e cumprir a vontade dEle, independente de onde eu estiver. Seja num grupo de amigos mais chegados ou num grupo de pessoas diferentes, isso de nada importa, pois o que vale é sempre depender de Deus pra tudo.

Mas sobretudo agradeço ao Pai por esses dois grupos. Agradeço também por este momento que estamos vivendo juntos, e sei que muitas coisas surpreendentes estão por vir.
Um abraço a todos vocês.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

1 ano Vivendo o Sobrenatural

Amigos, Paz a todos.

No dia 09 deste mês, completou 1 ano que este blog está no ar. Estou muito feliz em ver seus resultados. Mesmo de maneira lenta, este espaço está em progressão e isso é o que importa!
Além dos comentários públicos de diversos leitores, recebo e-mails, ligações, scraps... amigos e desconhecidos dizendo que foram abençoados por Deus através de algum artigo ou testemunho, e isso naturalmente gera em mim uma alegria e satisfação em ter criado o Blog.
Ao longo deste ano, este Blog contou com algumas postagens do meu pai, que é Pastor e Psicanalista em outra cidade; também com 50 postagens diferentes contadas apartir de 09/09/09 a 21/09/10; 20 comentários e mais de 1000 acessos.

Tive vontade de reler a primeira postagem, e ela começa com a seguinte colocação:

"Quero compartilhar as grandes coisas que o Senhor tem feito em minha vida e ser um testemunho vivo de transformação. Nesses últimos anos Deus tem se revelado um grande amigo, me fazendo pela sua misericórdia conhece-lo mais e estar mais perto de Jesus, mesmo eu não merecendo nada disso".

Por mais que muitas coisas tenham mudado de um ano pra cá, este sentimento não mudou.
Hoje tenho tenho ainda mais convicção de que Deus renova a sua misericórdia a cada manhã, que me ama incondicionalmente e com sua maravilhosa graça, me chama de amigo.. me chama de filho.
Não sei o que Ele tem nos tem preparado de agora pra frente, mas confio no Senhor. Pois seus caminhos são mais altos que os meus, e os seus sonhos, mais nobres que os meus.

Agradeço cada amigo, cada leitor que participa deste espaço junto comigo.
Que Deus abençoe a todos vocês e nos permita continuar trocando ideias.
Um forte abraço.
Tiago

...palavras de um amigo


Oi gente, aqui é o Tiago.
Devido a prévia da postagem anterior, que fala sobre a minha primeira aula de téc. vocal; recebi esse poema por e-mail de um amigo meu que é músico. Achei tão bonita a mensagens que resolvi compartilhar com vocês. Este amigo toca violão e canta no Ministério de Louvor da Igreja dele.


"Experimentar a canção é falar com o som do coração"

... Nunca sabemos ao certo o momento em que a voz cantada com nosso ser deixa de ser uma fala e ecoa ao mais auto céu... Céu de vidas tristes, alegres, confusas, estagnadas...
Experimentar o canto é deixar-se falar... com vogais fechadas, sentindo-as tremer no centro de nossas cabeças.
É sentir arder o diafragma, até então esquecido...

Cantar.. falar...

Contudo há uma luz. Àquele que a conduz, o faz com o som de sua voz dizendo: "venha! ou vá"!
E o que canta, faz com que quem vai ou vem, entre dentro do santuário de si mesmo e almeje um santuário maior, onde a um só Deus e um só Pai louvarão com a fala e com o canto...

Amigo, Cante se for preciso. Fale também, pois ambas as coisas não deixam de existir, se usarmos uma ou outra...

Um abraço enorme...

Valeu Girlei, abraços